Estátua de Santa Rita de Cássia com 56 metros de altura

Santa Rita:

História, cidade, localização e como chegar.

Santa Rita de Cássia, com 56 metros de altura, localizada no topo do Monte Carmelo, na cidade de Santa Cruz, estado do Rio Grande do Norte. Já considerada e comprovado oficialmente sendo o maior monumento das Américas, superando os 30 metros da Estátua do Cristo Redentor na cidade do Rio de Janeiro e até os 46 metros de altura da famosa Estátua da Liberdade na cidade de Nova York, EUA!

A Santa das Causas Impossíveis:

Nascida na cidadezinha de Rocca Porena, Itália lá pelo ano de 1381 ficou viúva (seu marido era muito ruim e aí foi assassinado), ficando viúva, foi morar num convento e rezou e fez tanta coisa boa que após seu falecimento, vieram os milagres obtidos por sua intercessão, não deu outra, o povo da Espanha e de Portugal lhe deu o nome de Santa das Causas Impossíveis.


Sua chegada ao Santuário é feita por uma escadaria localizado por traz da estátua.

Cidade de Santa Cruz:

Uma cidade que já nasceu com o nome de santo, povo hospitaleiro e principalmente, devoto de Santa Rita de Cássia.

Fundada em 1825, Santa Cruz é hoje uma das cidades polo do Rio Grande do Norte. Sua história é marcada pela reconstrução da capela em homenagem a imagem de Santa Rita de Cássia, adquirida pela filha de um de seus fundadores.


Cidade de Santa Cruz, foto tirada do mirante do Santuário de Santa Rita

Desde o início a fé, foi a grande impulsionadora da cidade, e não é à toa que hoje é conhecida como cidade santuário

No dia 26 de Junho de 2010 solidificou-se o sonho de um povo devoto de Santa Rita com a inauguração do complexo turístico religioso “Alto de Santa Rita”, na presença da população da cidade de Santa Cruz, estado do Rio Grande do Norte.

Somente a coragem, o amor e a determinação são capazes de transformar sonhos em realidade.

A inauguração da estátua de Santa Rita de Cássia, é um marco na vida de todos que amam a cidade de Santa Cruz-RN-Brasil.

Acesso ao Santuário:

O acesso para subir o Monte Carmelo e chegar aos pés da estátua é um pouco precário por passar por dentro de uma pequena comunidade de ruas estreitas e com alguns desníveis, até chegar ao início da subida que é em paralelepípedo cimentado com boas condições para carros de pequeno porte, que podem subir e chegar ao estacionamento que fica pertinho da Santa.

Acesso em paralelepípedo até chegar aos pés da santa em bom estado de conservação e com sinalização.

No início da subida ao monte Carmelo, existe estacionamento para ônibus e caminhões que chegam com romarias vindas de todas as parte do Brasil, principalmente, da região do Nordeste nos dias de festa.

O Santuário:

Além da Imagem de Santa Rita de Cássia, o Santuário é composto por diversos ambientes todos muito bem estruturados para receber seus devotos em dois pisos:

No primeiro piso, você vai encontrar a sala das promessas ou casa dos milagres, a capela do santíssimo e a praça do romeiro e estacionamento.

No segundo piso, temos a Capela de Nossa Senhora do Carmo, onde são celebradas as missas, lojas de artesanatos e souvenir, restaurante/lanchonetes, sala das velas, banheiros e a gruta de Nossa Senhora.

Capela de Nossa Senhora do Carmo, que fica a baixo do pedestal estátua.

Lojinha com artigos religiosos a exposição dos visitantes.

Sala dos Milagres

Estacionamento visto do pé da estátua.

Romarias:

Ele é o único Santuário a realizar quatro romarias durante o ano. São elas:

  • Romaria da Coroa de Santa Rita, todo o dia 22 de cada mês,
  • Romaria da Eucaristia, dia 10 de Abril,
  • Romaria Mariana, dia 17 de Julho e,
  • Romaria de gratidão no dia 12 de Outubro.

Em breve:

Já está em fase de finalização os dois terminais que receberão as oito cabine do teleférico que vai transportar os visitantes desde da praça da Igreja Matriz até a estátua de Santa Rita que está localizada no topo da montanha.

A primeira estação do teleférico já está pronta e fica ao lado da Igreja Matriz no centro da cidade.

Serviços:

  • De Natal para a cidade de Santa Cruz, são aproximadamente 120 Kms rodando pela BR 226, rodovia em perfeito estado de conservação.
  • Em Natal, a empresa Joaquim Tour é conhecida por fazer passeios religiosos em toda a região do Nordeste

Posts relacionados:

Onde ficar em Natal:

Pesquise e faça sua reserva aqui na Booking – somos afiliados e você não paga taxa e tem cancelamento grátis para quase todos os quartos.

Confira nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | Twitter

“Realizar sonhos é o nosso objetivo” – Viaje na Melhor Idade!

Mapa do Destino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *