Cristo Redentor, o monumento mais visitado e fotografado do Brasil

Cristo Redentor:

Descubra todas as curiosidades do Cristo Redentor, desde a sua criação até os dias de hoje, que nunca ninguém te contou e você nem poderia imaginar.

O Monumento em números:

Com uma altura de 38 metros, sendo 30 só do monumento mais 8 do pedestal, o Cristo Redentor equivale a um prédio de 13 andares. Cada braço tem uma área de 88 m², sua cabeça pesa 30 toneladas e cada pé mede 1,35 metros.

www.vaconferir.com.br

Foto que tirei do primeiro lance das escadarias que estão mais próximas do monumento.

Sua linda história:

  • Foi um sonho deixado por escrito.

    O padre Pierre-Marie foi o primeiro a ter a ideia de construir um monumento religioso no alto do Monte Corcovado. No seu livro de 1903, Imitação de Cristo, ele escreve: aqui está o pedestal único no mundo…quando virá a estátua, como eu colossal – imagem de quem me fez?

  • Ajuda que veio das mulheres.

    Se não fosse as mulheres, talvez a obra não teria sido erguida. Lideradas pela escritora Laurita Lacerda, mais de 20 mil, isso mesmo, Vinte Mil Mulheres, apresentaram um abaixo assinado ao presidente Epitácio Pessoa, pedindo a autorização para a construção do Monumento.

  • Quanto custou o Cristo Redentor.

    Ficou muito barato, na sua construção, gastaram apenas 2.500 contos de réis na época, o que equivaleria a aproximadamente R$9,5 milhões, se construído nos dias de hoje, sem falar nos prováveis reajustes dos orçamentos.

  • Ele é forte e muito resistente.

    O Monumento foi construído para resistir a ventos de até 250 km/h, uma média projetada para suportar os ventos de furação de categoria 5 e também, 4 vezes bem maior que os ventos registrados na época de sua construção.

  • A estrada de ferro que dá acesso ao monumento.

    Foi um decreto Imperial de D. Pedro II decidiu construir uma estrada de ferro entre o bairro Cosme Velho e o alto do Corcovado e inaugurado em 1884.

  • Sua localização e a vista em 360 graus.

    O Monumento está localizado no Parque Nacional da Tijuca, considerada uma das áreas urbanas mais bonitas do mundo. Lá de cima, você tem ao seu alcance as mais belas e maravilhosas imagens da cidade do Rio de Janeiro, dentre as principais: Praia do Flamengo, a Ponte Rio Niterói, Mirante de Dona Marta (não deixe de ir lá para ver o Cristo Redentor de outro ângulo), Pão de Açúcar com seus bondinhos (outro ponto turístico que você deve ir, sem falta), Praia de Copacabana, Praia de Ipanema, Lagoa Rodrigo de Freitas e o Parque Nacional da Tijuca, onde está o Morro do Corcovado com o monumento do Cristo Redentor.

  • Dicas de hotéis no Rio de Janeiro.
www.vaconferir.com.br

Vista panorâmica com vista da Lagoa Rodrigo de Freitas – foto que tirei do mirante do segundo lance das escadarias que dão acesso ao monumento.

www.vaconferir.com.br

Foto com vista panorâmica parcial do Rio, vendo ao longe o pico do Pão de Açúcar com a enseada da praia do Botafogo etc.

  • Sua inauguração.

    Foi dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e o ano é 1931. Nesse dia, o Rio de Janeiro recebeu peregrinos do mundo inteiro. Na cerimônia, Dom Sebastião Lemes, abençoou o monumento com as seguintes palavras: “Cristo Reina! Cristo Impera! Cristo proteja de todo o mal o seu Brasil! ”.

Curiosidades interessantes:

  • No seu peito, tem um coração estilizado.

    No peito do Cristo Redentor preste atenção que você ver um coração, medindo 1,30m, é uma imagem estilizada do Sagrado Coração de Jesus. É a única parte do monumento que, revestida de pedra-sabão, é projetada para o interior da construção. Dentro dele, tem um frasco de vidro contendo um pergaminho com a árvore genealógica das famílias do engenheiro mestre de obras Heitor Levy e do engenheiro fiscal Pedro Fernandes Viana.

  • Capela de Nossa Senhora Aparecida:

    Depois de apreciar com Amor o coração no peito do monumento, é hora de fazer suas orações na pequena Capela de Nossa Senhora Aparecida, localizada no pedestal da imagem, aí está a presença real de Jesus, em corpo e sangue, alma e divindade. Trata-se de um coração de carne, que torna viva a estátua de pedra, velando incansavelmente pela humanidade, com a intercessão da Mãe de Deus.

www.vaconferir.com.br

Pequena capela que fica aos pés do monumento Cristo Redentor. Vale muito entrar e agradecer pela visita ao cristo.

  • Saiba como ele é por dentro.

    Dentro do seu interior, que é utilizado apenas pela sua equipe de manutenção, é composto por 12 platôs, ligados por escadarias, formando andares que levam para tampões, que se abrem nos braços e na cabeça do Cristo. No seu interior não é permitida a entrada de pessoas que não seja autorizada para fazer sua manutenção.

Visitantes ilustres:

Desde sua inauguração, o monumento já recebeu diversas visitas de pessoas ilustres de todo o mundo, dentre as principais, está o Papa João Paulo II, Dalai Lama, Princesa Diana, Príncipe Charles e o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com sua família. Vamos aqui recordar o que o Papa João Paulo II disse ao abençoar o Monumento: “Se Deus é brasileiro, o Papa é Carioca”.

As Sete Maravilhas do Mundo:

Foi em 2007, no dia 07 de Julho, o nosso Cristo Redentor foi eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Como chegar no Cristo:

Para você chegar até o Cristo Redentor, a melhor forma de transporte são as vans oficiais Paineiras-Corcovado. Tem pontos de embarque em Copacabana, Largo do Machado e Barra da Tijuca ou, pegar um taxi, Uber e ir até o Centro de Visitantes localizado dentro do Parque da Tijuca. Daí desse ponto, você já está pertinho do Cristo, é só comprar o ingresso e pegar uma van que vai até o Cristo.  Não vá de carro, lá não tem estacionamento. Também, não existe linha de ônibus até o Centro de Visitantes.

Preços dos ingressos:

Os preços variam de acordo com a baixa ou alta estação. No link a seguir, você terá acesso a todos os Preços e Tipos de Ingressos para você visitar o Monumento mais espetacular do planeta, o Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

Não esqueça que pessoas da Melhor Idade tem descontos nos ingressos. É só se identificar para obter seu desconto e digo mais, é bom, vale o Custo Benefício.

Outras dicas:

A partir do Centro de Visitantes até chegar no Monumento, você tem ao seu alcance, diversos benefícios, entre eles, citamos:

  • Elevadores e escadas rolantes que dá acesso ao Cristo Redentor,
  • Restaurantes e Lanchonetes,
  • Lojas de Souvenir,
  • Fotógrafos.
  • Site oficial do Cristo Redentor
www.vaconferir.com.br

Imagem que captei do mirante que fica na parte de trás do Cristo Redentor.

www.vaconferir.com.br

Imagem feita no momento que estamos subindo aos pés do cristo pela escadarias rolante.

www.vaconferir.com.br

Outra imagem com vista do monumento pela parte de trás na esplanada das escadarias de acesso ao cristo.

Leia também:

Santa Rita de Cássia, outro monumento sacro que é considerado o mais alto do mundo, localizado na pequena cidade de Santa Cruz no estado do Rio Grande do Norte: Santa Rita de Cássia.

Outro Monumento interessante e muito famoso na região do Nordeste do Brasil é a Estatua de Padre Cícero Romão Batista, considerado o santo milagroso pelos Nordestinos. Localizado na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, a cidade que recebe o maior número de romarias no Brasil: Padrinho Ciço e sua estátua.

Também, localizada no Ceará, cidade de Canindé, encontrei a Estátua de São Francisco de Assis, alta e famosa pela sua grandiosidade e sua engenharia. Na sua cúpula tem um mirante com capacidade para até 15 pessoas e a vista lá de cima é simplesmente linda: Estátua de São Francisco de Assis. 

Você sabia que Madre Paulina beatificada em 1991, é a primeira Santa do Brasil e que seu Santuário fica na cidade de Nova Trento no estado de Santa Catarina, eu, fui lá e achei simplesmente um lugar bacana para ser visitado, principalmente, para ir em casal ou em família: Santuário de Santa Paulina. 

“Realizar sonhos é o nosso objetivo”

Viaje na Melhor Idade!

 

4 respostas para “Cristo Redentor, o monumento mais visitado e fotografado do Brasil”

  1. Hachelly Araújo disse:

    Belíssima iniciativa, parabéns. Amei conhecer detalhes que não sabia. Um sonho que brevemente será concretizado.

  2. Está ótimo seu site, muito Bom esse post do Cristo, amei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.