Estátua de Santa Rita de Cássia com 56 metros de altura

Santa Rita:

História, cidade, localização e como chegar.

A Estátua de Santa Rita de Cássia, com 56 metros de altura, está localizada no topo do Monte Carmelo, na cidade de Santa Cruz, estado do Rio Grande do Norte. Já considerada e comprovado oficialmente sendo o maior monumento das Américas, superando os 30 metros da Estátua do Cristo Redentor na cidade do Rio de Janeiro, que mede 38 metros (incluindo o pedestal), maior que os 27 metros de altura da famosa Estátua de Padim Ciço na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, maior que a Estátua de São Francisco em Canindé também no estado do Ceará, que mede 30,25 metros!

VaConferir

A gente vai subindo o Monte Carmelo o tempo todo vendo sua imagem de vários ângulos. É espetacular. Tem estacionamento lá em cima!

A Santa das Causas Impossíveis:

Nascida na cidadezinha de Rocca Porena, Itália lá pelo ano de 1381 ficou viúva (seu marido era muito ruim e aí foi assassinado), ficando viúva, foi morar num convento e rezou e fez tanta coisa boa que após seu falecimento, vieram os milagres obtidos por sua intercessão, não deu outra, o povo da Espanha e de Portugal lhe deu o nome de Santa das Causas Impossíveis.

VaConferir

É a maior estátua católica do mundo. Sua estrutura é suportada por parede de concreto de 8 cm de espessura em toda a sua extensão. Sua construção teve início em Novembro de 2007 e sua inauguração aconteceu no dia 26 de Junho de 2010.

Blog VaConferir

Na frente da Estátua você tem acesso a igreja e lojas de serviços localizada aos pés da Santa e tem uma grande esplanada com vista para a cidade de Santa Cruz.

Cidade de Santa Cruz:

Santa Cruz além do nome de Santa, seu povo é hospitaleiro e muito devoto da Santa Rita de Cássia.

Fundada em 1825, Santa Cruz é hoje uma das cidades polo e religiosa do Rio Grande do Norte. Sua história é marcada pela reconstrução da capela em homenagem a imagem de Santa Rita de Cássia, adquirida pela filha de um de seus fundadores.

VaConferir

Cidade de Santa Cruz vista da esplanada que fica na frente da Estátua de Santa Rita de Cássia. A vista lá de cima é linda, dar para ver tudo em 360 graus. É espetacular!

A Fé:

Desde o início a fé, foi a grande impulsionadora da cidade, e não é à toa que hoje é conhecida como cidade santuário.

Blog VaConferir

Paroquia de Santa Rita de Cássia localizada no centro da cidade de Santa Cruz. Os fundadores da cidade construíram a primeira capela em sua homenagem em 1825 e desde então ela é padroeira da cidade.

No dia 26 de Junho de 2010 solidificou-se o sonho de um povo devoto de Santa Rita com a inauguração do complexo turístico religioso “Alto de Santa Rita”, na presença da população da cidade de Santa Cruz e região.

Somente a coragem, o amor e a determinação são capazes de transformar sonhos em realidade.

Acesso ao Santuário:

O acesso para subir o Monte Carmelo e chegar aos pés da estátua é um pouco precário por passar por dentro de uma pequena comunidade de ruas estreitas e com alguns desníveis, até chegar ao início da subida que é em paralelepípedo cimentado com boas condições para carros de pequeno porte, que podem subir e chegar ao estacionamento que fica pertinho da Santa.

VaConferir

Acesso em paralelepípedo até chegar aos pés da santa em bom estado de conservação e com sinalização.

Já no final da subida, sendo num período festivo, você terá um encontro com diversas barracas com vendas de produtos diversificados.

No início da subida ao monte Carmelo, existem estacionamentos para ônibus e caminhões.

Blog VaConferir

Estacionamento para ônibus e Caminhões que chegam com romeiros!

O Santuário:

Além da Imagem de Santa Rita de Cássia, o Santuário é composto por diversos ambientes todos muito bem estruturados em dois pisos para receber seus devotos:

No primeiro piso, você vai encontrar a sala das promessas ou casa dos milagres, a capela do santíssimo e a praça dos romeiros e estacionamento.

No segundo piso, temos a Capela de Nossa Senhora do Carmo, onde são celebradas as missas, lojas de artesanatos e souvenir, restaurante/lanchonetes, sala das velas, banheiros e a Gruta de Nossa Senhora.

Blog VaConferir

Capela de Nossa Senhora do Carmo, que fica a baixo do pedestal da estátua.

Blog VaConferir

Lojinha com artigos religiosos a exposição dos visitantes.

VaConferir

Aqui, você pode comprar suas lembrancinhas para levar para amigos e familiares.

VaConferir

Sala dos Milagres

VaConferir

Estacionamento para carros e táxis que chegam ao pés da estátua.

Romarias:

Ele é o único Santuário a realizar quatro romarias durante o ano. São elas:

  • Romaria da Coroa de Santa Rita, todo o dia 22 de cada mês,
  • Da Eucaristia, dia 10 de Abril,
  • De Mariana, dia 17 de Julho e,
  • E da gratidão no dia 12 de Outubro.

Em breve:

Já está em fase de finalização os dois terminais que receberão as oito cabines do teleférico que vai transportar os visitantes da praça da Igreja Matriz até a estátua de Santa Rita que está localizada no topo da montanha.

VaConferir

A primeira estação do teleférico já está pronta e fica ao lado da Igreja Matriz no centro da cidade.

Serviços:

  • De Natal para a cidade de Santa Cruz, são aproximadamente 120 Kms rodando pela BR-226, rodovia em perfeito estado de conservação.

Posts relacionados:

Onde ficar em Natal:

Pesquise e faça sua reserva aqui na Booking somos afiliados e você não paga taxa e tem cancelamento grátis para quase todos os quartos.

Confira nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | Twitter

“Realizar sonhos é o nosso objetivo” – Viaje na Melhor Idade!

5 respostas para “Estátua de Santa Rita de Cássia com 56 metros de altura”

  1. MeloTur. 84.987503491 disse:

    Como romeiro to todo ano em Santa Rita fui 3 vezes so pra estatua uma voltando por Santo Antonio do Salto da Onca
    SANTUARIO PADRE CICERO
    FOI UM SONHO DE CRIANCA HELIAS DISSE AO PAI AOS 5 ANOS NO JUAZEIRO
    VOU FAZER UM NA NOSSA CIDADE O PAI NAO ACREDITOU
    AOS 12 ANOS PEDIU UMA CARROCA AO PAI
    FOI UM PINOTE
    A MAE DISSE SE NAO DE EU DOU
    COMECOU A JUNTAR METRALHA
    TAI UM SONHO REALIZADO
    NUNCA DESISTA DO SEU SONHO
    ameMELO

  2. Ianca Sousa disse:

    Todos os anos quando vamos para natal, e logo após vamos para o interior na Paraíba catole do Rocha, passamos pela cidade de Santa Cruz, fico boquiaberta com tanta beleza, renhis várias fotos e nunca fui atrás da história, agora fiquei por dentro, nem sabia que tinha acesso à santa, que incrível essa matéria, as vezes passamos por lugares históricos e nem sabemos!! Sou de São Paulo, professora de educação infantil e português, e amo história e sempre conto aos meus alunos sobre minhas viagens e eles amam as histórias !!

    • Walter Leite disse:

      Oi, obrigado pela visita,o Santuário em Santa Cruz é realmente isso que você diz, muita beleza e com uma linda história que começou na Itália com Santa Rita de Cássia e veio parar aqui no Rio Grande do Norte. Olha, conheço Catolé do Rocha, andei muito por lá quando em festas quando jovem. Sou de Patu. Obrigado!

  3. Francisco Erismar Jales Leite disse:

    É muito linda essa história. Gostei! Quando passar em Santa Cruz-RN vou fazer uma visita a estátua 🙏🙏🙏

  4. Bosco Freire disse:

    Linda história a de Santa Rita de Cassia. Parabéns pelo texto. O mesmo nos transporta para o Monte Carmelo na cidade Santa Cruz do Inharé onde está a estátua e para cidade de Rocca Porena na Itália onde ela nasceu. 🙌

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.