Com uma exposição permanente e autoexplicativa que conta a história do Petróleo no Brasil e em especial, em bacias petrolíferas no Rio Grande do Norte, e região de Mossoró.
Não pagamos nada para entrar, apenas assinamos um livro e fomos orientados de como proceder pelos diversos cantos do Museu e já iniciamos com óculos para ver a história da Petrobras na UO – RNCE em 3D, chique né?
A Petrobras, hoje presente em 27 países, considerada umas das maiores empresas no setor de petróleo e gás do mundo, foi criada em 03 de Outubro de 1953, é uma empresa integrada de energia, que atua de forma rentável com responsabilidade social e ambiental, nos setores de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia e também, desenvolve programas de incentivos à Educação e a Cultura assim como esse Museu do Petróleo aqui na cidade de Mossoró.
Também, descobrimos que o petróleo é um hidrocarboneto formado há milhões de anos a partir das sedimentações da camada de material orgânico, ou seja, são os restos de plantas e animais que passaram por processos de compactação e quando submetidos às altas temperaturas e pressão, tornaram-se esse óleo, que é a principal fonte de energia no mundo moderno.
Dessa vez, chegamos à cidade de Mossoró com o objetivo de fazermos um tour na Linha do Tempo revendo coisas do nosso passado, incluindo aí a antiga estação ferroviária, local extremamente importante em nossas vidas do tempo de estudante, tempo em que a gente viajava de trem as nossas cidades interioranas.
Bom, chegamos à estação, hoje com o nome de Estação das Artes Eliseu Ventania, palco dos grandes eventos culturais da cidade. A estrutura abriga também um auditório, galeria de artes, espaço para exposições e uma avenida cultural, destinada a desfiles temáticos e anexado ao prédio está o Museu do Petróleo, que mostra toda a história do “Ouro Negro” no Rio Grande do Norte. O prédio está basicamente o mesmo, conservado e elegante como sempre, faltando apenas o movimento dos Trens partindo e chegando e o vai e vem das pessoas, umas aguardando quem chega e outras acenando para os que partem.
Lembranças das bilheterias, dos homens de paletó azul marinho – fiscais – dos maquinistas com seus quepes cinza com o Brasão Federal na testa, o guarda com seu apito e a puxada na corda para o badalo do sino avisar da partida, as balanças onde tudo era pesado e medido, o entra e sai dos funcionários nas salas de recebimentos e dos despachos de encomendas que chegava desde uma gaiola com galinhas caipira vindas do interior até o despacho de uma bicicleta Monark que vai para um sobrinho ou um neto aniversariante em umas daquelas cidades em que o trem passava, quem sabe, a cidade de Patu.
“Realizar sonhos é o nosso principal objetivo” Viaje!
[…] Confira também o Museu do Petróleo em Mossoró, localizado na Estação das Artes. […]
[…] Museu do Petróleo, que apresenta a história e evolução do Petróleo, todas as fases de exploração, produção, transporte e refino, numa exposição permanente e autoexplicativa. […]