Mossoró, terra da Libertação.
Mossoró é a segunda cidade do Rio Grande do Norte, conhecida como terra da libertação, do Sal, do Petróleo, da Fruticultura e de riquezas culturais. Sua população próxima dos 300 mil habitantes de gente acolhedora.
Mossoró já nasceu para crescer, sua localização é um privilégio geográfico, entre as capitais (Natal e Fortaleza) e apenas a 40 quilômetros da Praia de Tibau, um amor de praia.
Mossoró é uma cidade abençoada por Santa Luzia, com um passado histórico que remete a quatro acontecimentos: O Motim das Mulheres, corajosas que impediram o alistamento de seus filhos para a guerra do Paraguai; também foi de Mossoró o Primeiro Voto Feminino da América Latina, seu nome é Celina Guimarães e seu título eu encontrei em exposição no Museu Histórico Lauro do Escóssia; a Libertação dos Escravos cinco anos antes de Lei Áurea, celebrada em 30 de Setembro e por último, da Resistência a Lampião, simbolizada por uma linda Praça Temática que conta a história do dia em que Mossoró botou Lampião para correr e do espetáculo teatral Chuva de Bala, celebrada no dia 13 de Junho.
Na economia, Mossoró é forte, é referência para toda a região Oeste do Rio Grande do Norte e dos estados do Ceará e Paraíba. Seu maior destaque é por ser o maior produtor de: Sal Marinho do Brasil; de Petróleo em terra, do Brasil; como também de Fruticultura Irrigada.
Entre os diversos equipamentos e monumentos que visitei, posso confirmar que Mossoró, reúne o que há de melhor para o lazer e entretenimentos para seus moradores, entre eles estão:
Um lindo e exuberante castelo com diversas atividades de lazer, brinquedos e muita diversão para todas as crianças de Mossoró.
Pense num lugar bacana para repor as energias e a saúde. É aqui mesmo que todos tem o direito a qualidade de vida.
O majestoso Teatro Municipal Dix-Huit Rosado que foi inaugurado em 2003 onde tive a oportunidade de fazer uma visita guiada, percorrendo seus corredores, salas de concertos e sala dos artistas.
Memorial da Resistência, praça temática que conta a história da resistência do povo de Mossoró ao bando do Cangaceiro Lampião, que tentou invadir a cidade no ano de 1927.
No local, além de um grande espaço memorial em dois módulos com painéis sobre a história do cangaço, as biografias dos heróis, você vai encontrar também, uma estrutura para exposições, salas de projeções de filmes, loja de artesanato e um Café/Bar.
Estação das Artes (antiga Estação Ferroviária, com linda esplanada que virou palco dos grandes eventos culturais) e no edifício principal, além de uma galeria de artes, um auditório, tem um espaço para exposições.
Também, em um dos anexos do prédio, encontrei o incrível Museu do Petróleo, que mostra em 3D a história do “ouro negro” no Rio Grande do Norte.
O próprio nome já nos remete para um local de encontro de pessoas, uma grande área de lazer com bares e restaurantes que é a paixão dos turistas que vistam Mossoró.
Nos feriados e finais de semana tem música ao vivo.
Nesses últimos anos, Mossoró tem se destacado como um dos maiores São João do Nordeste em função do grande número de shows de artistas nacionais, festival de quadrilhas juninas e como atração mais famosa do período, o Espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró, (eu assisti e recomendo), um show musical que acontece ao ar livre na frente da igreja de São Vicente de Paula, com cenas da resistência da cidade a invasão de Lampião e seu bando.
Outro evento “Pingo da mei Dia” dentro dos festejos juninos, com diversas atrações musicais gratuitas atraindo a população da cidade e turistas com fantasias tradicionais e o conhecido calor da região.
Programação religiosa que leva toda a população para sair de casa. Missas, Novenas, leilões, apresentações musicais e culturais, uma grande e linda procissão pelas principais ruas e avenidas da cidade, tendo seu encerramento, na praça da Catedral.
É aqui nesta praça e em seu entorno que estão algumas das principais atrações religiosas, econômicas, sociais e culturais da cidade, como a Catedral de Santa Luzia, o Banco do Brasil, a Radio Rural, o Teatro Lauro Monte e no centro, a imponente Estátua de Dix-Sept Rosado, que poucos dão conta do seu significado.
Rede Hoteleira de Mossoró é grande e de excelente qualidade, com preços para todos os gostos e bolsos.
Veja que história: O Dia em que Mossoró botou Lampião pra correr.
No Museu Histórico Lauro da Escóssia você fica sabendo tudo sobre Mossoró.
É no Museu do Petróleo que você fica sabendo porque Mossoró é o maior produtor em terra no Brasil.
Se você gosta de praia, conheça Tibau, apenas 40 quilômetros de Mossoró
Siga nosso Instagram e veja antes fotos com dicas de outras viagens
Viajamos e postamos aqui para ajudar a outras pessoas a viajarem também
“Realizar sonhos é o nosso principal objetivo”
Viaje na Melhor Idade!
Adoro seus posts, sempre arrumo um tempinho para ler
eles. Parabéns !! abraços de toda a equipe do
http://www.fatosefatos.com
Obrigado pela visita e pelas palavras carinhosas com o nosso blog de nossas viagens. Parabéns pela site fatos e fatos, amei..forte abraço!