SOBRAL, a Cidade que não para de crescer.

Chegando em Sobral:

Quando entrei na cidade, fui recebido por Nossa Senhora de Fátima, um lindo pórtico com a Santa lá no topo do Arco do Triunfo, isso mesmo, um belo arco imitando da cidade de Paris.

Construído por volta do ano de 1953, pelo então Prefeito Antônio Frota como marco da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

Situado na esplanada do (olhe o nome) Boulevard Pedro I, o Arco de Nossa Senhora de Fátima é o principal pórtico de entrada da cidade, um monumento que além de ser um símbolo de fé é também um orgulho para seu povo.

Passear em sua esplanada principalmente a noite é ter um encontro com o povo, a cultura e vida social bem legal.

Fiquei hospedado no Visconde Hotel um 2 estrelas que parece mais um quatro estrela e com um precinho bem camarada, a diária com direito à café da manhã, internet livre e estacionamento privativo. Foi um achado!

Como chegar:

De Fortaleza pela BR 222 até Sobral, são aproximadamente uns 240 quilômetros de distância. A Rodovia está em bom estado de conservação, ou seja, com pavimentação asfáltica de boa qualidade. A viagem é tranquila.

Sobre a cidade de Sobral:

Conforme dados estatísticos encontrados no site da Prefeitura, Sobral está com uma população estimada em 193.000 mil habitantes. É uma das cidades nordestinas que mais evoluiu nesses últimos anos, graças ao desenvolvimento educacional com diversas escolas técnicas e universidades implantadas, parques tecnológicos e incubadoras de empresas, uma belíssima rede de saúde pública e instalação de novas indústrias e empresas de prestação de serviços em geral.

Como vemos na foto, a gente encontra lindas edificações em funcionamento e bem conservadas.

Não só tem ciclovias como também, tem um local de locação de bicicletas para você alugar.

Local onde você pode alugar uma bicicleta que encontrei na frente da casa da Cultura

Eu fiquei dois dias apenas, curtindo a cidade, às vezes a pé, um jeito que encontrei de conversar com as pessoas, sentir e vivenciar sua cultura e seus prazeres e em outros momentos, de carro, até mesmo para alcançar outros pontos mais distantes. Andando pelas Ruas, Praças, Igrejas e conversando com as pessoas, eu descobri que a cidade de Sobral tem ciclovias, teatro, escola de música, é atendida por Internet Grátis e ainda, é atendida por três emissoras de Televisão por assinatura.

Alguns pontos visitados:

Na foto acima, o Largo do São João, uma bela praça, com um lindo espelho d’água projetado para enfeitar o prédio do Teatro Municipal São João

Nesse dia, o lindo prédio da Casa da Cultura estava todo iluminado!

E tendo ao lado o prédio que abriga a Escola de Música Maestro José Wilson Brasil e em sua calçada, aquela fila de bicicletas para alugar, não me dei conta que estava no sertão do Nordeste, parecia que estava noutro país, sei lá onde, ou melhor, ter que acreditar que não precisamos ir muito longe para alcançar desenvolvimento.

Olha que lindo, era fim de ano e os prédios históricos todos iluminados!

Igreja de São Francisco:

No Largo de São Francisco, fiquei um tempão contemplando a monumental Igreja de São Francisco, com suas duas torres e sua estátua no centro a abençoar a cidade e sua gente.

Entrei e fiz com fé minhas orações e agradeci por ter conhecido a cidade de Sobral.

Andando pelas sombras das árvores da Praça, me deparei com estátuas de Bois, Vacas e Jumentos feitos em bronze e em tamanhos reais e logo ali pertinho, uma placa explica as palavras de São Francisco para o amigo João Velita em Dezembro de 1923: “Prepara-me um estábulo. Procura-me um Jumento e um Boi e muitas luzes e flores para enfeitar o lugar, para que com cânticos e Orações recordemos o nascimento do Senhor.”

Os animais em exposição são todos feitos em tamanhos naturais.

Encontrei mais a frente, uma charmosa e bonita coluna com uma placa de bronze em alto relevo que diz: Papa Bento XV – Criador da Diocese de Sobral.

Shopping:

Falando em desenvolvimento, foi inaugurado recentemente o North Shopping Sobral, com 5 lojas âncoras, 137 lojas satélites, 5 salas de cinema, uma delas em 3D, 1 moderno Boliche com 6 pistas automatizadas e duas torres, sendo uma empresarial (espécie de Centro de Convenções e 1 Torre – Hotel com 10 andares e 120 quartos. Tudo num só lugar.

Dois dias é pouco para visitar todas as belezas e encantos de Sobral, vou ter que voltar e ficar por lá pelo menos uns cinco dias, pois, das sete igrejas espalhadas pela cidade, visitei apenas duas delas.

Acessibilidade:

Para encerrar essa postagem, uma coisa que mais me encantou, foram as adequações feitas nas calçadas e praças públicas para Cadeirantes e Pessoas da Melhor Idade nos principais pontos da cidade.

Confira também:

Sega a gente e curta nossa página no Instagram com dicas de nossas viagens.

Postamos nossas viagens aqui para ajudar a outras pessoas a viajarem também.

“Realizar sonhos é o nosso principal objetivo”

Viaje na Melhor Idade!

9 respostas para “SOBRAL, a Cidade que não para de crescer.”

  1. Nossa, que bonita a cidade. Nunca imaginava… parabéns!

    • Isso mesmo Rafael, essa cidade é incrível de bonita e cheia de carme. Bem desenvolvida tanto nos aspectos econômicos com no social. Obrigado por por compartilhar conosco os recantos encantadores do nosso Brasil!!

  2. Olá! Só retificando, a cidade de Sobral, segundo o IBGE 2012, tem uma população de 193.134 habitantes.

    • Correção feita com carinho e nosso muito obrigado viu Alex. Volte sempre ao nosso Blog e fique a vontade para curtir, comentar e até criticar, só assim, correremos atras das melhorias!!Obrigado..

  3. Percebi a correção, Walter! Vi sua fã page no facebook. Gostei e fiquei com inveja de tanta viagem a cidades bonitas que você fez, homem! Parabéns!

  4. Grazie all’autore del post, hai detto delle cose davvero giuste. Spero di vedere presto altri post del genere, intanto mi salvo il blog tra i preferiti.

  5. I discovered your blog site on google and check a few of your early posts. Continue to keep up the very good operate. I just additional up your RSS feed to my MSN News Reader. Seeking forward to reading more from you later on!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.