Museu histórico Lauro da Escóssia na cidade de Mossoró

Sua História:

A história do Museu Lauro da Escóssia,  que vou descrever e mostrar em fotos foram copiados dos Banners e cartazes que encontrei emoldurados nos diversos corredores do museu. Vamos começar com o decreto nº 4, de 5 de Abril de 1948, instituído pelo prefeito Jerônimo Dix-Sept Rosado, que criou a biblioteca pública, juntamente com o museu municipal de Mossoró, inicialmente instalado no andar térreo do antigo clube Ipiranga, onde funciona atualmente a Associação Cultural Esportiva Universitária – ACEU.

www.vaconferir.com.br

Localizado no antigo prédio da Cadeia Pública, o Acervo do Museu Lauro da Escóssia, conta com preciosidades da cultura regional, registro em objetos e documentos do movimento Abolicionista e outros momentos históricos da cidade.

Vamos entrar:

Museu Lauro da Escóssia

Observem o tamanho da chave para abrir a principal porta que dar acesso ao imenso acervo do Museu.

Acervo:

www.vaconferir.com.br

Essa era a impressora do Jornal O Mossoroense que está bem preservado aqui numa sala do Museu.

Ao entrar, a gente vai de encontro da guarda de um rico acervo relacionado, à pré-história e à paleontologia, à história da cidade de Mossoró e da região. São documentos, textos bibliográficos, mobiliários e objetos pessoais. Vale salientar a importante coleção do jornal ‘O Mossoroense’, o terceiro jornal mais antigo do Brasil, impresso no século XIX, com seu primeiro exemplar circulado em 17 de Outubro de 1872, com ilustrações a base de xilogravura e uma rica coleção que ultrapassa 30 mil unidades de fotografias e negativos do fotógrafo Manuelito que registrou a cidade e sua história por muitos anos.

O fotógrafo Manuelito:

Iniciou como aprendiz de fotógrafo no Foto Sales, em fortaleza e profissionalizou-se em 1929. Estabeleceu-se definitivamente em Mossoró, em Outubro de 1933, a convite de Augusto da Escóssia, no Foto Escóssia e posteriormente na casa O Atávio.

O Sábado de carnaval de 1942, para Manuelito foi literalmente um sábado gordo, pois foi naquele dia do “Zé Pereira” que abriu ao público mossoroense seu próprio negócio  – Foto O Manuelito.

VaConferir

O fotógrafo Manuelito Pereira dos Santos Magalhães Benigno nasceu na cidade de Fortaleza, Ceará, em 17 de Agosto de 1910 e faleceu na cidade de Mossoró no dia 10 de Agosto de 1980.

Foto Manuelito

Manuelito e sua máquina de fazer sonhos e realizar história.

Registros:

www.vaconferir.com.br

O legado de Manuelito vai além do social. Ele fez um rigoroso registro do patrimônio sócio cultural da cidade de Mossoró, imortalizado pelas suas câmeras, por várias décadas. Seu legado ultrapassa a casa das 30 mil fotografias guardadas.

Ele fotografou os mais célebres filhos da terra, bem como, os mais ilustres visitantes, fossem eles políticos, religiosos, tipos populares, artistas, misses e até os meios de transportes.

No dia 18 de Julho de 1991, o museu municipal de Mossoró passou a ser denominado de Museu Histórico Lauro da Escóssia, considerando que o jornalista simboliza a geração dos bravos  da inteligência e do devotamento à imprensa livre no chão de Mossoró, tornando-se um valoroso estudioso do passado da cidade cuja história era um dos maiores sabedores.

Celina: A primeira mulher a votar no Brasil:

“Ela exerceu protagonismo ativista em seu trabalho, sendo uma professora que, naquele início de século, praticava uma educação progressista”

Museu Lauro da Escóssia

O primeiro título de eleitor feminino foi para Celina Guimarães Viana e, está em exposição aqui no Museu Histórico Lauro da Escóssia

Celina Guimarães Viana, Professora, Juíza de futebol, mulher atuante em Mossoró, foi a primeira eleitora inscrita no Brasil a votar em 5 de Abril de 1928. Após Celina tirar seu título, um grande movimento nacional levou mulheres de diversas cidades a fazerem a mesma coisa. A luta continuou e em 1934, o voto feminino foi regulamentado no Brasil.

Nascida em Natal no ano de 1890 e faleceu em Belo Horizonte no ano de 1972 aos 81 anos.

O Mossoroense:

O jornal O Mossoroense a época um semanário, encampou as ideias defendidas pela Loja Maçônica 24 de Junho, contrapondo-se à igreja católica que tinha à frente o vigário Antônio Joaquim, aliado à classe retrógrada, defensora do continuísmo, isto é, o pensamento antidemocrático.

Museu Lauro da Escóssia

Jornal O Mossoroense e sua primeira edição.

Este jornal surge no dia 17 de Outubro de 1872, com todas as características da imprensa da época, era um panfletário polêmico, desafiador e inquietante, como bem afirma o jornalista Cid Augusto, membro da atual geração de Jeremias da Rocha Nogueira. A primeira edição de “O Mossoroense” lançou um sério desafio aos políticos da época, a ponto de seus fundadores serem ameaçados de morte, a tal ponto de Ana Floriano, uma das mais destemidas mulheres da época, liderar um movimento denominado de Motim das Mulheres, em pleno centro da cidade de Mossoró.

O Museu Histórico de Mossoró, tem como missão preservar, coletar, expor, informar, divulgar e disponibilizar ao público em geral os resultados advindos das pesquisas realizadas pelo museu e instituições parceiras, sobre os fatos históricos, sociais e políticos da cidade de Mossoró.

O Nome Mossoró:

O nome Mossoró deriva do topônimo Monxoró ou Mouxoró, que designa o grupo dos índios Cariris que habitavam a região. Também, denominava o Rio Apodi, que quando em cheias torrenciais, era Xoró, Xororó ou Tororó. Depois, também foi chamado de Moçoró e hoje, Mossoró.

Leia também:

Museu do Petróleo localizado no antigo prédio da Estação Ferroviária, hoje, Estação das Artes.

Mossoró botou lampião pra correr, foi um dia inesquecível para a história dos Mossoroenses.

Dica de Hotéis em Mossoró

No Instagram, você confere antes fotos com dicas de nossas viagens!

No Canal do Youtube tem diversas matérias.

“Realizar sonhos é o nosso objetivo”

Viaje na Melhor Idade. 

5 respostas para “Museu histórico Lauro da Escóssia na cidade de Mossoró”

  1. […] Conheça também o Museu Histórico de Mossoró – Lauro da Escossia. […]

  2. adorei as informações minha professora vai amas meu texto com elas !!!

    • Walter Leite disse:

      Obrigado pela visita e por ter gostado do conteúdo. Postamos nossas viagens para ajudar a outras pessoas. Espero que faça sucesso com seu texto e que Deus te ilumine juntamente com sua professora e colegas de sala. Forte abraço!

  3. Meu professor vai amar o texto que vou fazer com certeza vai ser o melhor da sala!! Postem mais informações de museus estou adorando!!

    • Walter Leite disse:

      Bom trabalho Yuna e obrigado pela visita e ter gostado do matéria sobre o Museu Lauro da Escóssia. Sucesso Hein!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.