São Paulo: Monumento à Independência do Brasil

Monumento à Independência.

Em São Paulo, encontramos o Monumento à Independência do Brasil, também chamado de Altar da Pátria, inaugurado no dia 07 de setembro de 1922.

Blog VáConferir

Foi um achado chegar aqui e recordar parte da minha infância na escola quando o assunto era história do Brasil e dos desfiles de 7 de setembro quando tinha a figura de Dom Pedro montado em um cavalo.

O Monumento.

O Monumento à Independência é um conjunto de grandes esculturas feitas em granito e bronze construídas dentro da esplanada do Parque da Independência do Brasil, no Ipiranga, onde D. Pedro I proclamou à Independência do Brasil, ao lado do Riacho do Ipiranga, montado em seu cavalo, puxou sua espada e gritou: Independência ou Morte. Essa história jamais poderia esquecer, aprendi na escola e nos desfiles do dia da Independência que sempre tinha alguém montado num cavalo representando D. Pedro I com sua espada.

Blog VáConferir

Subi as escadarias com autorização do guarda da segurança.

O Monumento está ornado com diversas estátuas de bronze simbolizando alguns momentos de lutas e de pessoas que participaram do processo de Independência do Brasil.

Blog Vá Conferir

Como vemos na foto, na face frontal do monumento, um grande painel de bronze retratando o quadro Independência ou Morte do pintor Pedro Américo retratando o Grito do Ipiranga

A Cripta.

Poucas são as pessoas que sabe dessa cripta.

Vale lembrar aqui a existência de uma Cripta no interior do Monumento, que não consegui entrar para fotografar, nesse dia, estava fechado; essa cripta foi construída em 1953 para abrigar os restos mortais dele, Dom Pedro I e de sua primeira esposa, a imperatriz D. Leopoldina de Habsburgo, e de sua segunda esposa, a imperatriz D. Amélia de Leuchtenberg.

Localização.

Esse gigantesco monumento, está localizado dentro do Parque da Independência, na Praça do Monumento s/n – Ipiranga. De fácil localização por ser o local onde também está o Museu do Ipiranga.

Confira também.

Não deixe de conhecer o Obelisco do Parque do Ibirapuera.

Conheça o Monumento à Dom Pedro II que visitamos em Petrópolis-RJ

Em Lisboa, visitamos a Coluna de Dom Pedro IV.

Siga e curta outras viagens nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter

Postamos aqui nossas viagens para ajudar a outras pessoas a viajarem também.

“Realizar sonhos é o nosso principal objetivo”

Viaje na Melhor Idade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.