São Paulo: Monumento à Independência do Brasil

Monumento à Independência.

Em São Paulo, encontramos o Monumento à Independência do Brasil, também chamado de Altar da Pátria, inaugurado no dia 07 de setembro de 1922.

Blog VáConferir

Foi um achado chegar aqui e recordar parte da minha infância na escola quando o assunto era história do Brasil e dos desfiles de 7 de setembro quando tinha a figura de Dom Pedro montado em um cavalo.

O Monumento.

O Monumento à Independência é um conjunto de grandes esculturas feitas em granito e bronze construídas dentro da esplanada do Parque da Independência do Brasil, no Ipiranga, onde D. Pedro I proclamou à Independência do Brasil, as margens do Riacho do Ipiranga, montado em seu cavalo, puxou sua espada e gritou: Independência ou Morte. Essa história jamais poderia esquecer o que aprendi na minha infância e adolescente na escola da minha cidade Patu-RN. A gente desfilava no Dia da Independência e sempre tinha alguém montado num cavalo representando D. Pedro I com sua espada.

Blog VáConferir

Com autorização de um guarda do parque eu, subi as escadarias do monumento para registrar esse momento.

O Monumento está ornado com diversas estátuas de bronze simbolizando alguns momentos de lutas e de pessoas que participaram do processo de Independência do Brasil.

Blog Vá Conferir

Como vemos na foto, na face frontal do monumento, um grande painel de bronze retratando o quadro Independência ou Morte do pintor Pedro Américo retratando o Grito do Ipiranga

A Cripta.

Poucas são as pessoas que sabe dessa cripta.

Vale lembrar aqui a existência de uma Cripta no interior do Monumento, que foi construída em 1953 para abrigar os restos mortais de Dom Pedro I, sua primeira esposa, a imperatriz D. Leopoldina e de sua segunda esposa, a imperatriz D. Amélia de Leuchtenberg.

Localização.

Esse gigantesco monumento, está localizado no bairro do Ipiranga, dentro do Parque da Independência, na Praça do Monumento do Ipiranga. De fácil localização por ser o local onde também está situado o Museu do Ipiranga.

Confira também.

Não deixe de conhecer o Obelisco do Parque do Ibirapuera.

Conheça o Monumento à Dom Pedro II que visitamos em Petrópolis-RJ

Em Lisboa, visitamos a Coluna de Dom Pedro IV.

Siga e curta outras viagens nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter

Postamos aqui nossas viagens para ajudar a outras pessoas a viajarem também.

“Realizar sonhos é o nosso principal objetivo”

Viaje na Melhor Idade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.