Agosto de 2019.
Chegamos em Amsterdam pela aérea KLM – Royal Dutch Airlines, o que possibilitou conhecer algumas belezas do impressionante aeroporto Schiphol e até descobrir Como Pegar o Trem para a Estação Central que fica localizada no centro histórico da cidade.
Ficamos 5 dias em Amsterdam e não deu tempo de desbravar todos os seus mais de 100 km de canais, 90 ilhas e umas 1.000 pontes, além disso, entrar em museus, visitar parques, festivais e muitas outras atrações culturais e de lazer que a cidade oferece.
Deu tempo de descobrir que o principal charme de Amsterdam está nas 900.000 bicicletas rodando pelas vias da cidade e saber que mais de 60% dos habitantes utilizam suas bikes no dia a dia.
Amsterdam ou Amsterdã, (não importa como queiras chamar), é incrível, nesses 5 dias que ficamos por lá, andando à pé, de ônibus, trens e barcos, não encontramos nenhum acidente, não que não tenha, mas, pelo menos a gente não viu.
Caminhar pelas margens dos canais de Amsterdam e atravessar dezenas de pontes decoradas com flores e bicicletas estacionadas nos seus gradis e apreciar lindas imagens no entorno e barcos indo e vindo com turistas.
Outra coisa bem legal em Amsterdam, é sentar à beira de um canal ou banco da praça e ficar observando a organização do vai e vem de trens, ônibus, bicicletas e pessoas, todos juntos e misturados.
Combinado (2 x 1) os dois passeios no mesmo bilhete por sair mais barato que adquiridos individualmente e com a opção de usar em 2 dias.
Primeiro, fizemos o passeio de barco que durou 1h30m, tempo suficiente para ver e conhecer a cidade de um outro ângulo. Em cada píer que o barco ancora, a gente pode descer e depois subir para continuar.
No Hop-On Hop-Off (ônibus de dois andares), foi um passeio mais longo, passando pelos principais pontos interessantes da cidade, com direito a ver a cidade de outra perspectiva e também, descer e subir naqueles lugares de interesse.
O Hotel que ficamos foi localizado de propósito na região central da cidade, no meio, entre o centro e a região dos museus, ponto estratégico para pegar, ônibus, trens e usufruir das áreas comerciais e bons restaurantes.
Primeiro: A regras básicas mais importantes, não caminhar sobre as ruazinhas (ciclovias) que são especialmente para as bicicletas.
Segundo: Cuidado com as bicicletas de cores vermelhas e amarelas andando pelas ruas, normalmente, andam devagar, meio sem jeito, é sinal que no volante tem um turista iniciante.
Terceiro: É normal o freio ser no guidão como acostumados no Brasil. Mas, em Amsterdam existem bicicletas com freio no pedal; para frear basta pedalar no sentido contrário.
Quarto: Uma dica legal que a gente aprendeu para se locomover à pé, foi é seguir as linhas dos Bondes, consequentemente você chega no centro da cidade. Não tem erro!.
A Kalverstraat é uma das principais ruas comerciais e entre as mais importantes e movimentada de Amsterdam. Excelente para quem gosta de comprar. È fácil de chegar nela, tem início na Praça Dam. Uma rua estreita com lojas de grife. É bem legal passear e fazer compras por lá.
Os tamancos de madeira: coloridos que todo visitante compra para levar de lembrança; muitos não sabem o significado: utilizados por muito tempo em função das terras serem úmidas.
Mercado das Flores: O melhor lugar para passear e comprar lembrancinhas de Amsterdam. As Tulipas são as mais procuradas e são excelentes para presentear alguém.
Museus: São muitos museus em Amsterdam. Apenas dois deles tivemos a oportunidade de conhecer: o Rijksmuseum, o famoso Museu Nacional, considerado o melhor e mais importante da Holanda e o Museu Van Gogh, dizem que é o mais visitado, são três andares com obras do pintor holandês.
Casa de Anne Frank: Um dos pontos turísticos mais importante da história de Amsterdam. Foi onde viveram escondidos Anne Frank e sua família por muito tempo, durante os nazistas na segunda guerra mundial. Aviso: Não entramos, os ingressos teria que ser comprados pela internet e com antecedência. Site oficial da Casa de Anne Frank.
Como é dentro do Museu da Cervejaria Heineken Experience.
Como pegar o trem do Aeroporto para o centro da cidade.
Veja outras viagens na categoria Dicas.
Siga o VaConferir no Instagram.
Realizar sonhos é o nosso principal objetivo.
Lembrei da minha monark que o freio era no pé, rsrs. Tá na lista de lugares que irei conhecer. Adorei as dicas. Grande abraço
Valeu Susana pela visita. Obrigado e bom proveito em Amsterdam, você vai adorar!
Adorei as dicas!