Museu e o Instituto Ricardo Brennand em Recife

Instituto Ricardo Brennand em Recife

O instituto Ricardo Brennand foi fundado em 2002 pelo colecionador e empresário Pernambucano, Ricardo Brennand e está localizado no bairro da Várzea, dentro de uma propriedade grande e deslumbrante onde o visitante já fica encantado com uma linda avenida de palmeiras imperial na entrada.

Pórtico na entrada principal:

VaConferir
VaConferir

O que encontramos dentro do complexo:

Pense num lugar bacana! Tem até um salão com 1.200 m² para exposições equipado com a mais alta tecnologia em equipamentos, auditório, cafeteria, loja e jardins espalhados por todos os recantos das edificações do Instituo.

O Museu e Instituto Ricardo Brennand é um complexo formado por um Castelo, Pinacoteca e Biblioteca, tudo voltado para à preservação da Arte e da Cultura. Lá a gente fica encantado com as diversas coleções de armas de fogo e de guerra, ainda não tínhamos vistos tantos canivetes, estiletes, adagas, clavas, lanças e espadas num só lugar. E as coleções de armaduras, com cavalos e cavaleiros, quadros e esculturas clássicas e outras curiosidades?

Pinacoteca com 1.200 m², com coleções holandesas com mostra de Frans Post; Museu em estilo medieval com um belíssimo acervo com mais de 3.000 peças, considerada uma das maiores coleções de Armarias do mundo; Uma biblioteca com 274 M² com mais de 20 mil títulos e sem falar nas galerias com mostras nacionais e internacionais e além, da coleção de escultura com destaque para as réplicas das principais obras do barroco italiano e também, em destaque as peças em mármore branco que vamos mostrar na galeria de fotos aqui no final desta postagem.

Fotos das coleções de Armas e Esculturas que tiramos:

VaConferir

VaConferir

VaConferir

VaConferir

VaConferir

E tem mais! O complexo é rodeado pela Mata Atlântica e seus jardins são recortados por lagos, com marrecos, garças e esculturas de arte por todos os lados.

VaConferir

VaConferir

VaConferir

VaConferir

O que diz um panfleto afixado numa das salas do Instituto:

O Brasil Holandês na coleção do Instituto Ricardo Brennand. Nesse espaço de tempo que vai desde 1630 até 1654 (e sobretudo entre 1637 e 1644, nos sete anos da administração Nassau) foram produzidas as primeiras e mais importantes obras de arte europeias das Américas, assim como mapas e textos fundamentais para a compreensão da topografia, da fauna, da flora e dos hábitos e costumes dos habitantes de nosso país. O acervo do Instituto Ricardo Brennand abrange as principais áreas da produção cultural desse período da história, e inclui retratos do Conde João Maurício de Nassau, mapas, objetos, moedas, documentos e ampla biblioteca sobre o domínio holandês, que está representada nesta exposição somente pelas mais raros e destacados livros sobre o assunto publicado no século XVII.

Outras Dicas:

  • Aqui, pessoas com necessidades especiais e da Melhor Idade, tem prioridade, desconto nos ingressos e são recebidos com dignidade e respeito. Pense nisso!
  • Endereço do Museu: Alameda Antonio Brennand, s/n bairro de Várzea – proximidade do Campus da UFPE.
  • Preços dos ingressos: Inteiro R$ 25,00 e Meia R$ 12,00 pessoas idosas com mais de 60 anos, deficientes, professores e estudantes mediante documentos comprobatórios.
  • Telefones para contatos: 81 – 2121-0352 e 0365
  • Horário das visitas: Terça a Domingo – das 13 h as 17 h. Segunda feira é fechado e na última terça-feira de cada mês a entrada é gratuita.
  • Site oficial: Instituto Ricardo Brennand
  • Hotéis em Recife, Bom e Barato: Booking.com

Leia também:

Estamos também nas Redes Sociais:

 

Mapa do Destino

15 respostas para “Museu e o Instituto Ricardo Brennand em Recife”

  1. Oie!!!
    Obrigada pela visita ao blog dicasdesupervisora.blogspot.com
    Estou te seguindo e tenho certeza que vamos aprender muito um com o outro!!!

    Bjks

    Sissa

  2. vc é mesmo um patuense muito viajado

  3. já fui nesse castelo, e acreditem… é muito lindo!

  4. revendo as belezas que sr Walter capta com toda essência de quem está próximo…lindas imagens!!!

  5. […] Brasil: Museu e Oficina Brennand , Instituto Ricardo Brennand , Museu do Cangaço e Museu da Língua […]

  6. […] existentes em Recife, que ao nosso olhar, nenhum turista poderá deixar de conhecer, o primeiro o Instituto Ricardo Brennand – com obras de arte de diversas épocas e procedências e as diversas esculturas espalhadas pelos […]

  7. Ann Cynthia disse:

    Que lugar lindo! O Brasil e suas riquezas culturais!

  8. Estou encantada com o museu Brennan.. Fiquei sabendo através do programa Estrela da rede globo. Ângela mostrando um artesão ceramista… Pôxa que beleza. Sou professora de geografia e muito me interação conhecer pessoalmente.

    Um abraço fraterno.

  9. Lindo lugar

  10. fernando marques de lima disse:

    fui a recife, mais a dez anos que tento comhecer o museu, mais as chuvas não deixarão. mais finalmente, conheci aqui pela internet! é muito lindo! cosmico universal! os deuse ama e eu também! quando eu for aí em recife em novembro ou dezembro aí eu irei conhecer! amei tuda história! e irei amar aí pesoalmente!professor de história geral do oriente! ocidente!daarte! e religião! demaceió.alogoasnordeste brasil! américa latina! planeta terra!

  11. Julio Cesar Lázaro disse:

    Estive neste instituto em maio de 2015. O lugar é fantástico. Esculturas pra todo lado que se olhe. Tudo lindo e muito organizado. Já estou programando um retorno

  12. FILETO DIAS CAMARGO-CASCAVEL-PR disse:

    Já visitei vários Museus, mais este, é realmente fora de série, pela grande quantidade de peças existentes, não existe espaço para se expor mais nada. É realmente deslumbrante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *