Cristo Redentor do Rio de Janeiro: único no mundo

Descubra todas as curiosidades do Cristo Redentor, desde a sua criação até os dias de hoje, que nunca ninguém te contou e você nem poderia imaginar.

O MONUMENTO EM NÚMEROS:

Com uma altura de 38m, sendo 30 só do Monumento e 8 do Pedestal, o Cristo Redentor equivale a um prédio de 13 andares. Cada braço tem uma área de 88m², sua cabeça pesa 30 toneladas e o pé mede 1,35m.

SUA LINDA HISTÓRIA:

  • Foi um sonho deixado por escrito.

    O padre Pierre-Marie foi o primeiro a ter a idéia de construir um monumento religioso no alto do Monte Corcovado. No seu livro de 1903, Imitação de Cristo, ele escreve: aqui está o pedestal único no mundo…quando virá a estátua, como eu colossal – imagem de quem me fez?

  • Ajuda que veio das mulheres.

    Se não fosse as mulheres, talvez a obra não teria sido erguida. Lideradas pela escritora Laurita Lacerda, mais de 20 mil, isso mesmo, Vinte Mil Mulheres, apresentaram um abaixo assinado ao presidente Epitácio Pessoa, pedindo a autorização para a construção do Monumento.

  • Quanto custou o Cristo Redentor.

    Ficou muito barato, na sua construção, gastaram apenas 2.500 contos de réis na época, o que equivaleria a aproximadamente R$9,5 milhões, se construído nos dias de hoje, sem falar nos prováveis reajustes dos orçamentos.

  • Ele é forte e muito resistente.

    O Monumento foi construído para resistir a ventos de até 250km/h, uma média projetada para suportar os ventos de furação de categoria 5 e também, 4 vezes bem maior que os ventos registrados na época de sua construção.

  • A estrada de ferro que dá acesso ao monumento.

    Foi um decreto Imperial de D. Pedro II decidiu construir uma estrada de ferro entre o bairro Cosme Velho e o alto do Corcovado e inaugurado em 1884.

  • Sua localização e a vista em 360 graus.

    O Monumento está localizado no Parque Nacional da Tijuca, considerada uma das áreas urbanas mais bonitas do mundo. Lá de cima, você tem ao seu alcance as mais belas e maravilhosas imagens da cidade do Rio de Janeiro, dentre as principais: Praia do Flamengo, a Ponte Rio Niterói, Mirante de Dona Marta (não deixe de ir lá para ver o Cristo Redentor de outro ângulo), Pão de Açúcar com seus bondinhos (outro ponto turístico que você deve ir, sem falta), Praia de Copacabana, Praia de Ipanema, Lagoa Rodrigo de Freitas e o Parque Nacional da Tijuca, onde está o Morro do Corcovado com o monumento do Cristo Redentor.

  • Sua inauguração.

    Foi dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e o ano é 1931. Nesse dia, o Rio de Janeiro recebeu peregrinos do mundo inteiro. Na cerimônia, Dom Sebastião Lemes, abençoou o monumento com as seguintes palavras: “Cristo Reina! Cristo Impera! Cristo proteja de todo o mal o seu Brasil! ”.

ALGUMAS CURIOSIDADES INTERESSANTES:

  • No seu peito, tem um coração estilizado.

    No peito do Cristo Redentor preste atenção que você ver um coração, medindo 1,30m, é uma imagem estilizada do Sagrado Coração de Jesus. É a única parte do Monumento que, revestida de pedra-sabão, é projetada para o interior da construção. Dentro dele, tem um frasco de vidro contendo um pergaminho com a árvore genealógica das famílias do engenheiro mestre de obras Heitor Levy e do engenheiro fiscal Pedro Fernandes Viana.

  • Capela de Nossa Senhora Aparecida:

    Depois de apreciar com Amor o coração no peito do Monumento, é hora de fazer suas orações na pequena Capela de Nossa Senhora Aparecida, localizada no pedestal da imagem, aí está a presença real de Jesus, em corpo e sangue, alma e divindade. Trata-se de um coração de carne, que torna viva a estátua de pedra, velando incansavelmente pela humanidade, com a intercessão da Mãe de Deus.

  • Saiba como ele é por dentro.

    Dentro do seu interior, que é utilizado apenas pela sua equipe de manutenção, é composto por 12 platôs, ligados por escadarias, formando andares que levam para tampões, que se abrem nos braços e na cabeça do Cristo. No seu interior não é permitida a entrada de pessoas que não seja autorizada para fazer sua manutenção.

ALGUNS VISITANTES ILUSTRES:

Desde sua inauguração, o Monumento já recebeu diversas visitas de pessoas ilustres de todo o mundo, dentre as principais, está o Papa João Paulo II, Dalai Lama, Princesa Diana, Príncipe Charles e o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com sua família. Vamos aqui recordar o que o Papa João Paulo II disse ao abençoar o Monumento: “Se Deus é brasileiro, o Papa é Carioca”.

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO:

Foi em 2007, no dia 07 de Julho, o nosso Cristo Redentor foi eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

COMO CHEGAR NO CRISTO:

Para você chegar até o Cristo Redentor, a melhor forma de transporte são as vans oficiais Paineiras-Corcovado. Tem pontos de embarque em Copacabana, Largo do Machado e Barra da Tijuca ou, pegar um taxi, Uber e ir até o Centro de Visitantes localizado dentro do Parque da Tijuca. Daí desse ponto, você já está pertinho do Cristo, é só comprar o ingresso e pegar uma van que vai até o Cristo.  Não vá de carro, lá não tem estacionamento. Também, não existe linha de ônibus até o Centro de Visitantes.

PREÇOS DOS INGRESSOS:

Os preços variam de acordo com a baixa ou alta estação. No link a seguir, você terá acesso a todos os Preços e Tipos de Ingressos para você visitar o Monumento mais espetacular do planeta, o Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

Não esqueça que pessoas da Melhor Idade tem descontos nos ingressos. É só se identificar para obter seu desconto e digo mais, é bom, vale o Custo Benefício.

OUTRAS DICAS:

A partir do Centro de Visitantes até chegar no Monumento, você tem ao seu alcance, diversos benefícios, entre eles, citamos:

  • Elevadores e escadas rolantes que dá acesso ao Cristo Redentor,
  • Restaurantes e Lanchonetes,
  • Lojas de Souvenir,
  • Fotógrafos.
  • Site oficial do Cristo Redentor

MONUMENTOS, um novo jeito de você ficar informado antes de chegar lá.

Leia também:

O Monumento mais fotografado do mundo: Torre Eiffel por fora e por dentro.

Boa viagem!

 

Mapa do Destino

4 respostas para “Cristo Redentor do Rio de Janeiro: único no mundo”

  1. Hachelly Araújo disse:

    Belíssima iniciativa, parabéns. Amei conhecer detalhes que não sabia. Um sonho que brevemente será concretizado.

  2. Está ótimo seu site, muito Bom esse post do Cristo, amei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *