O Instituto Ricardo Brennand foi fundado em 2002 pelo colecionador e empresário Pernambucano, Ricardo Brennand e está localizado no bairro da Várzea, dentro de uma propriedade grande e deslumbrante onde o visitante já fica encantado com uma linda avenida de palmeiras imperial na entrada.
Tem como missão a preservação, a difusão e o acesso à cultura e herança material e imaterial, visando a promoção do capital humano e cultural.
Pense num lugar bacana! Tem até um salão (pinacoteca) com 1.200 m² para exposições equipado com a mais alta tecnologia em equipamentos, auditório, cafeteria, loja e jardins espalhados por todos os recantos das edificações do Instituo.
O Museu de Armas é em estilo medieval com um belíssimo acervo com cerca de 4.000 peças, considerada uma das maiores coleções de Armarias do mundo.
Uma biblioteca, localizada também no prédio da Pinacoteca, reúne cerca de 60.000 itens, com especial enfoco para a História Colonial brasileira e destaque do período referente ao Brasil-Holandês de 1630-1654, com incursões pela História do Açucar e pela história das artes plásticas de maneira geral e sem falar nas galerias com mostras nacionais e internacionais e além, da coleção de escultura com destaque para as réplicas das principais obras do barroco italiano e também, em destaque as peças em mármore branco que vamos mostrar na galeria de fotos aqui no final desta postagem.
O Brasil Holandês na coleção.
Nesse espaço de tempo que vai desde 1630 até 1654 (e sobretudo entre 1637 e 1644, nos sete anos da administração Nassau) foram produzidas as primeiras e mais importantes obras de arte europeias das Américas, assim como mapas e textos fundamentais para a compreensão da topografia, da fauna, da flora e dos hábitos e costumes dos habitantes de nosso país. O acervo do Instituto Ricardo Brennand abrange as principais áreas da produção cultural desse período da história, e inclui retratos do Conde João Maurício de Nassau, mapas, objetos, moedas, documentos e ampla biblioteca sobre o domínio holandês, que está representada nesta exposição somente pelas mais raros e destacados livros sobre o assunto publicado no século XVII.
E tem mais! O complexo é rodeado pela Mata Atlântica, disposto em amplas áreas verdes, lagos, alamedas, nos quais o visitante poderá apreciar cisnes, gansos, patos, marrecos, garças e outras aves que ali fizeram morada.
Tendo como principal objetivo a educação pela arte, procurando despertar na comunidade o gosto e o amor por sua própria cultura, o Instituto Ricardo Brennand vem mantendo programas de caráter educativo voltado para crianças e jovens da comunidade de Várzea (local do Instituto) e do estado de Pernambuco. Tudo por meios de projetos pedagógicos interativos, com uso de multimídia, a instituição participa da formação cultural de estudantes, abordando temáticas nos campos da história, das artes e da filosofia, em parceria com escolas públicas e privadas, bem como com as universidades sediadas na região.
No Youtube – Inscreva-se e deixe seu like.
No Instagram, você confere antes fotos com Dicas de outras viagens.
No Facebook você ver fotos e vídeos com Dicas das viagens mais recentes.
No Twittervocê confere Dicas com Links das postagens recentes.
Postamos nossas viagens para ajudar a outras pessoas a viajarem também.
“Realizar sonhos é o nosso objetivo”
Viaje na Melhor Idade!
Adorei a história e pretendo visitar o local em breve.
Venha nos visitar. Esse museu é tudo de Bom. É considerado como sendo um dos melhores da América do Sul. Obrigado pela visita!
VISITEI HOJE COM MINHA FAMILIA E EXPETACULAR E MUITO FASCINANTE.
VALE A PENA CONHECHER.
Que bom vocês terem gostado do Museu. Obrigado pela visita.
Vi a reportagem hoje pela manhã na TV Globo já tinha visto esta reportagem sobre o Instituto pretendo ir ao Recife primeira visita será ao Instituto.
Você vai amar esse museu. Ele é um dos melhores e mais imponente da América Latina. Obrigado pela visita!
Esse museu é encantador vale apena visitar com sua família amei tudo, estou muito triste pela morte Ricardo Brenan o que se dedicou a essa grande arte o Museu meus sentimentos a todos da família ele deixa um grande legado a nossa cidade.
Chegamos de Boa Vista-RR para morar no Recife e pretendemos conhecer essa maravilha.
Visitei esse fabuloso museu, no dia de meu aniversário e foi um belo presente que me dei. Fiquei fascinado desde a entrada do Instituto Ricardo Brenand, até o interior de suas instalações. Um dos melhores museus que já conheci. E olhe wue conheço o Louvre! Portanto, posso dizer que é um museu de altissima qualidade.
Que bom Carlos Alberto você ter gostado do Museu Ricardo Brennand. Eu concordo com quando você diz que é um dos melhores museus que já conheceu e que é de altíssima qualidade. Parabéns e obrigado pela visita e pelo excelente comentário.
É Preciso agendar na ultima terça gratis?
Acho que não. Eu cheguei lá sem agendar. É só pagar e entrar!