Nísia Floresta, educadora, escritora e poetisa do Rio Grande do Norte.
Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves pinto, nascida no dia 12 de outubro de 1810 na cidade de Papari, agora leva seu nome, Nísia Floresta, RN. Falecida no dia 24 de abril de 1885, na cidade francesa de Rouen.
Nísia Floresta, além de uma excelente educadora, foi escritora e poetisa brasileira. Considera a primeira feminista brasileira, viveu em diferentes estados brasileiros e na Europa e é considerada a primeira feminista brasileira, defensora de ideias abolicionistas e rompendo limites do lugar social destinado à mulher.
Como escritora, aos 22 anos de idade, Nísia Floresta escreveu seu primeiro livro, Direitos das mulheres e injustiça dos homens. No decorrer dos anos, até seu falecimento, escreveu mais 14 obras. Ficou famosa mundialmente por defender os direitos das mulheres.
Os restos mortais de Nísia Floresta vieram da França em 5 de setembro de 1954. Seu corpo foi primeiramente recebido em Recife, seguindo para Natal, sendo recebido com muitas homenagens e destaque na imprensa nacional. De Natal, foi transferido para sua cidade, Nísia Floresta, onde foi sepultada num mausoléu construído em sua homenagem.
A origem do nome Nísia Floresta é do pedaço de terra da família onde ela nasceu que se chamava Floresta.
O Monumento à Nísia Floresta está localizado na Rua Acurso Marinho na região central da cidade. É de fácil localização por ser bem próxima a praça central e por ser um monumento conhecido e bem famoso no lugar.
Estamos também no Canal Youtube.
Conheça o Museu Nísia Floresta no centro da cidade.
Visite e curta os diversos Monumentos que visitamos em nossas viagens.
Siga nossas viagens pelas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter
Postamos nossas viagens para ajudar a outras pessoas a viajarem também.
“Realizar sonhos é o nosso principal objetivo”
Viaje na Melhor Idade!
Deixe um comentário