Recife: a Veneza do Nordeste do Brasil.

A Veneza Brasileira:

Alguns a chamam de “A Veneza Brasileira” em função da quantidade de pontes que interligam os diversos pontos do centro histórico da capital Pernambucana.

Foto tirado do prédio do Banco do Brasil .

Todas elas, mais de 15 pontes, sobre o Rio Capibaribe, interligando desde a bacia portuária no bairro de Santo Antônio até a ilha de Recife, fazendo charme e beleza a ponto dessa região pareça com as ilhas da Veneza Italiana. Eu, em particular não não me atrevo em comparar. Para quem conhece Veneza lá na Itália, fica com a impressão que essa afirmação não é tão assim verdadeira!

Como é passear a pé pela centro histórico de Recife:

Passear e conhecer alguns pontos históricos dessa região, é fazer uma visita ao passado para entender o presente. Recomendamos calçados confortáveis pois, vamos passar por muitas edificações de fins do século XVII e início do século XX, é como entrar num museu à céu aberto expondo casarões e prédios de diferentes momentos da história de Recife e do Brasil.

Praça do Marco Zero:

Praça mais famosa da capital Pernambucana, Praça Rio Branco, mais conhecido como “Marco Zero” por indicar, desde de 1938, o quilômetro zero das rodovias de Pernambuco. Além do marco zero, o local é o principal pólo de animação do carnaval multicultural do Recife.

Na Praça do Marco Zero, nela fazem parte do cenários diversas edificações com linda arquitetura , como podemos ver o prédio da Caixa Cultura e da Associação Comercial de Pernambuco. Suas fachadas já vale a visita.

Edifício Nassau do grupo João Santos, empresário da industria de cimento no Nordeste,

No centro da praça tem um pequeno monumento com o busto que homenageia o Barão do Rio Branco, imagem que contempla no horizonte, o estuário do porto de Recife, formado pelo Rio Capibaribe e protegido por um Dique Natural (paredão) com aproximadamente em quatro quilômetros de extensão.

Em cima desse paredão, o artista plástico Francisco Brennand, construiu o Parque das Esculturas, são diversas obras espalhadas sobre esse dique e tendo ao centro, uma coluna com 32 metros de altura, inspirada em uma flor.

Prédio da Bolsa de Valores de Recife!

 Alguns monumentos históricos na região central:

Na Praça da Republica, tendo como centro das atenções, além dos jardins com traços do paisagista Burle Marx, um centenário pé de Baobá.

Pé de Baobá, uma das principais atrações da praça e do centro antigo do Recife.

E nas vizinhanças, encontrei diversos prédios antigos e bem preservados, conforme você ver nas fotos:

Palácio do Governo, sede do poder executivo de Pernambuco, prédio construído em 1841.

Também, na Praça da República e imediações, temos o espetacular Teatro Santa Isabel, de arquitetura neoclássica do século XIX (1850) com frente para o Palácio da Justiça, sede do poder judiciário.

Onde ficar em Recife:

Dicas dos melhores Hotéis você só encontra aqui no Booking.Com!

Dúvidas na hora de reservar seu hotel? Leia essas 05 dica.

Igrejas no centro de Recife:

São muitas e não deu para visitar todas. No mesmo bairro de Santo Antônio, o visitante poderá visitar algumas das mais de 10 igrejas existentes no bairro, dentre as principais, podemos destacar: Museu Franciscano de Arte Sacra, (1696) na Rua do Imperador, a Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo, construída entre 1687 e 1767, A Igreja de Santa Tereza da Ordem Terceiro do Carmo, de 1700 e 1837, A Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares e o Prédio da antiga Detenção de Recife, hoje funcionando a Casa da Cultura.

Confira também:

Apesar de existirem diversos museus na cidade do Recife, dois deles, visitei numa dessas viagens a Recife e indico, pois, nenhum turista ou visitante poderá deixar de conhecer-los: o primeiro é o Instituto Ricardo Brennand, com acervo diversificado de obras de arte que remetem ao Brasil Colonial, de diversas épocas e procedências e as diversas esculturas espalhadas pelos quatros cantos do prédio de arquitetura em forma de castelo medieval e pelos seus belíssimos jardins.

Museu e Instituto Ricardo Brennand, em estilo medieval com um belíssimo acervo com cerca de 4.000 peças , considerada uma das maiores coleções de Armarias do mundo. Entre aqui e veja outras fotos.

 

O segundo é a Oficina Francisco Brennand, localizado também no bairro da Várzea, compõe um cenário exótico que integra natureza e obras do artista, um dos expoentes máximos das artes plásticas brasileiras. Esse museu surgiu a partir do aproveitamento de uma antiga olaria fundada pelo seu pai em 1917 que estava em ruínas, e agora transformado num colossal projeto de esculturas cerâmicas.

Museu e Oficina Francisco Brennad, instalado numa área de 15 mil metros quadrados, compõe um cenário impressionante junto a natureza. Entre aqui para ver mais fotos.

É na Praia de Boa Viagem onde se encontra o maior número de turistas e visitantes e a maior concentração de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Barzinhos, área de lazer, ciclovias, edifícios elegantes e um calçadão sempre movimentado em toda a sua extensão de praias, são sete quilômetros de orla banhado por um mar tranquilo e de águas mornas, repleto de piscinas naturais formadas pelos arrecifes.

Praia de Boa Viagem – sete quilômetros de praia com águas mornas repleto de piscinas naturais formadas pelos arrecifes,

Fazer compras:

Recife é uma cidade muito bem provida de Shoppings Centers, são diversos espalhados pelos principais bairro da cidade e dentre os principais, visitamos três e até compramos algumas lembrancinhas: O Recife Shopping Center , O Shopping Rio Mar Recife e O Tacaruna que fica na saída de Recife para Olinda e/ou destino de João Pessoa, Paraíba. Os três shoppings são bem bacanas e legais para passear e comprar.

Você sabia que fazer uma paradinha para tomar um cafezinho é bom para o coração?

Siga nossa página no Instagram e veja antes fotos com dicas de viagens.

Curta ou compartilhe viagens aqui no Facebook.

Também estamos no Twitter para você seguir nossas viagens.

“Realizar sonhos é o nosso principal objetivo” Viaje na Melhor Idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.