A cidade de Portalegre, no interior do estado do Rio Grande do Norte, começou a receber seus primeiros visitantes nos idos de 1740. Os mesmos vieram como colonizadores, época em que surgiam as primeiras fazendas de gado na região. Além disso, ninguém imaginava que anos mais tarde se tornaria uma cidade turística, e voltaria a receber novos e ilustres visitantes, só que agora, viriam como turistas.
Hoje, quem tem a oportunidade de visitar as maravilhas dessa cidade, distante 360 km de Natal, fica impressionado com suas belezas naturais, que vão desde seus mirantes naturais situados no topo da serra, bem como, com o clima frio, com temperaturas variando entre 16 e 27 graus, um clima diferente, “gostoso” e “invejável”.
Com uma população de aproximadamente oito mil habitantes, Portalegre vem se tornando um dos melhores destinos turísticos do interior do estado do Rio Grande do Norte e ainda conta com um diferencial que chama atenção dos turistas e visitantes, a receptividade e hospitalidade do seu povo.
Em 2002, com a descoberta do seu potencial turístico, começam a aparecer os primeiros investimentos, como a construção de um hotel com quarenta apartamentos, duas pousadas e os investimentos do poder público, com melhorias na infraestrutura e construção dos terminais turísticos, como o do Mirante Boa Vista e Terminal Turístico da Bica.
Numa altitude de aproximadamente 700 metros, em relação ao nível do mar, os amantes do ecoturismo contam com uma variedade de opções, muitas delas em seu estado natural.
Entre essas atrações, está a Cachoeira do Pinga, distante pouco mais de um quilômetro do centro de cidade, a Trilha do Varelo, Trilha das Torres, e as mais frequentadas, a Fonte do Brejo e Fonte da Bica, uma fonte perene, Cova da Índia, além das cachoeiras do Talhado e da Chã da Vila, tendo ainda como opção os sítios arqueológicos da Pedra do Letreiro e da Furna do Pelado.
Já os atrativos voltados à cultura tradição e religiosidade, podem ser vividos na festa da padroeira, nos festejos de São João, na dança de São Gonçalo e nas casas de engenho de farinha de mandioca, nos engenhos de cana de açúcar ou nos prédios antigos como da Igreja Matriz e o prédio da Cadeia Pública construída há mais de cem anos.
Na gastronomia, se destaca a galinha caipira com pirão de castanha de caju e o arroz da terra. Tem ainda, carne de sol com queijo de coalho, e a carne de bode cozida entre outras. Portalegre por último vem se destacando com os Festivais Gastronômicos, onde já foram realizados três festivais.
Postamos nossas viagens para ajudar a outras pessoas a viajarem também.
Realizar sonhos é o nosso objetivo!
Viaje na melhor idade!
No canal do Youtube
No Blog VaConferir
No Facebook
No Twitter
Obrigado pela visita!
Linda nossa serras potiguares além de Portalegre, Martins , Serrinha dos pintos….