Todos os anos, a cidade teatro de Nova Jerusalém, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, a 180 km do Recife, recebe cerca de 70 mil pessoas que vão assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo no maior teatro ao ar livre do mundo.
O deslumbramento que o espetáculo da Paixão de Cristo exerce sobre os participantes não está apenas na sua grandiosidade e sim, pela participação ativa do público entre uma cena e outra. Durante as cenas, a multidão emocionada, acompanha os atores, caminham juntos até a próxima cena e sem a necessidade de correria ou esforço físico para acompanhar cada cena e assim é do início do primeiro ato, o Sermão, até o último ato da Ressurreição.
Reserve seu hotel em Caruaru pelo Booking. Você não paga taxa de reserva e tem cancelamento gratuitos para a maioria dos quartos, pesquise AQUI.
Outro ponto alto do espetáculo da Paixão de Cristo é o elenco, que é formado por renomados atores e atrizes que conferem à encenação uma carga dramática intensa por meio de interpretações magistrais que emocionam e dão força ao realismo das cenas.
Para representar Jesus e Maria, Kleber Toledo e Luiza Tomé e no papal de Pilatos, Herodes e Herodíades, os atores Eriberto Leão, Nelson Freitas e Duda Reis.
Ao todo, são muitos atores e figurantes que atuam no espetáculo sob a direção artística de Lúcio Lombardi e do assistente especial de direção Alberto Brigadeiro. A coordenação geral é de Robinson Pacheco.
Os profetas Moisés e Elias, no Sermão da Montanha, avisa a todos da chegada do Filho de Deus. Momento de pregação, cura e ensinamentos.
Jesus chega em Jerusalém e é condenado pelo conselho supremo.
Aqui, Jesus realiza a última ceia, Pão e Vinho para seus Discípulos.
Aqui, Judas entrega Jesus aos soldados e é levado preso para ser julgado.
O magnifico palácio do rei Herodes, onde costumava fazer grandes festas e foi numa dessas festas que Jesus chegou trazido pelos sacerdotes e não atendendo ao seu pedido (fazer um milagre), Jesus é devolvido a Pilatos.
Foi aqui, que Pilatos (procurador de Roma) interroga Jesus e o condena a morrer na cruz.
Depois de condenado no Fórum, Jesus sai carregando uma pesada cruz de madeira até chegar ao Calvário. Na Via Sacra, com o peso da cruz, Jesus cai por diversas vezes.
A encenação mais dolorida de toda a trajetória de Jesus. Não tem como não se emocionar.
Jesus é pregado na cruz e escarnecido pelos seus inimigos. Num determinado momento, a terra treme e tudo fica às escuras, sinalizando que Jesus morreu na cruz.
Seu corpo, é tirado da cruz e colocado no colo de Maria, que chora sobre o filho morto.
O corpo de Jesus é levado para ser sepultado num túmulo, próximo ao local do Calvário e seu cortejo, seguido por muitos é também, seguido por Maria, Madalena e João. Jesus é sepultado e o Sepulcro é fechado.
No terceiro dia, a grande porta de pedra do Sepulcro se move sozinha. A comoção e correria é geral. Jesus, ressurge dos mortos para a nova vida. É a ressurreição de Jesus. Diante da multidão ainda emocionada, Jesus sobe entre as nuvens, para a glória do pai.
Se você chegar ao local do espetáculo umas duas horas da abertura dos portões, aproveita para ir conhecer o maior Parque de Esculturas em Pedras Nilo Coelho, fica bem ao lado da arena da Paixão de Cristo.
Direito a pagar Meia Entrada: Melhor idade (+60), Estudantes, Professores de Pernambuco, Deficientes, Crianças de 4 à 14 anos e outras categorias e atenção: só terá direito a pagar meia entrada se apresentar documento comprobatório.
Acesse e veja a politica de compra de Ingressos AQUI no site do evento.
Distâncias rodoviárias até Nova Jerusalém:
Reserve seu hotel com antecedência já que no período da Paixão de Cristo, os hotéis e pousadas se esgotam muito rápido. Portanto, faça sua reserva o quanto antes, principalmente para quem vai ficar na cidade de Caruaru por ser a cidade mais próxima do espetáculo.
Hotéis e Pousadas na cidade de Caruaru.
Hotéis e Pousadas na cidade de Campina Grande.
Hotéis e Pousadas na cidade de Recife.
Hotéis e Pousadas na cidade de João Pessoa.
O espetáculo da Paixão de Cristo, teve sua origem entre 1951 a 1962, nas ruas da vila de Fazenda Nova, uma pequena comunidade no sertão de Pernambuco, com pequenas encenações, organizadas e patrocinadas pelo comerciante local Epaminondas Mendonça.
Plínio Pacheco, o Idealizador da Paixão de Cristo:
Em 1956, Plínio Pacheco, lá de Santa Maria estado do Rio Grande do Sul, a convite do ator Luiz Mendonça, veio de morada para a Fazenda Nova, onde começou seus trabalhos e foi aí, que conheceu Diva Mendonça, filha de Epaminondas Mendonça, o criador do espetáculo, casaram-se e com o tempo, foram se envolvendo cada vez mais com as encenações da Paixão de Cristo e até que, Plínio resolveu idealizar a construção do teatro, que só em 1963, os cenários começaram a ser erguidos num espaço de 100 mil metros quadrados e assim como em Jerusalém, na época de Jesus, a área foi cercada com uma muralha de pedra com 04 metros de altura e 70 torres de 07 metros cada uma. No seu interior, foram construídos 09 palcos-platéias com palcos em terreno declinado na frente reproduzindo arquibancadas para o povo assistir ao espetáculo, são cenários naturais e com visibilidade para o público assistirem as encenações da Paixão de Cristo, que já se consagrou como sendo o maior espetáculo ao ar livre do planeta.
Santa Rita, a maior estátua sacra do mundo.
Santo Padre Cícero no Juazeiro do Norte.
São Francisco na cidade de Canindé.
Santa Paulina na cidade de Nova Trento.
Siga-me no Instagram e veja antes as fotos com dicas das nossas viagens!
“Realizar sonhos é o nosso objetivo”
Postamos nossas viagens para ajudar a outras pessoas a viajarem também.
Viaje na Melhor Idade!
Muito emocionante. No ano em que assisti estava em viagem a João Pessoa. Tudo muito bem organizado. Parabéns.
Valeu Geraldo. Obrigado pelo carinho e pela visita. Forte abraço!