Paixão de Cristo: o maior espetáculo ao ar livre do mundo.

Paixão de Cristo – de 01 a 08 de abril de 2023

Todos os anos, a cidade teatro de Nova Jerusalém, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, a 180 km do Recife, recebe cerca de 70 mil pessoas que vão assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo no maior teatro ao ar livre do mundo.

VaConferir

Plínio Pacheco, uma homenagem ao idealizador do Teatro e do espetáculo a Paixão de Cristo.

O maior espetáculo da terra:

O deslumbramento que o espetáculo da Paixão de Cristo exerce sobre os participantes não está apenas na sua grandiosidade e sim, pela participação ativa do público entre uma cena e outra. Durante as cenas, a multidão emocionada, acompanha os atores, caminham juntos até a próxima cena e sem a necessidade de correria ou esforço físico para acompanhar cada cena e assim é do início do primeiro ato, o Sermão, até o último ato da Ressurreição.

VaConferir

A encenação tem início com a cena do Sermão da Montanha. Aqui, a multidão aguardando o início do espetáculo.

Hospedagem em Caruaru:

Reserve seu hotel em Caruaru pelo Booking. Você não paga taxa de reserva e tem cancelamento gratuitos para a maioria dos quartos, pesquise AQUI.

Esse ano de 2023 os principais atores:

Outro ponto alto do espetáculo da Paixão de Cristo é o elenco, que é formado por renomados atores e atrizes que conferem à encenação uma carga dramática intensa por meio de interpretações magistrais que emocionam e dão força ao realismo das cenas.

Para representar Jesus e Maria, Kleber Toledo e Luiza Tomé e no papal de Pilatos, Herodes e Herodíades, os atores  Eriberto Leão, Nelson Freitas e Duda Reis.

Ao todo, são muitos atores e figurantes que atuam no espetáculo sob a direção artística de Lúcio Lombardi e do assistente especial de direção Alberto Brigadeiro. A coordenação geral é de Robinson Pacheco.

Os cenários:

Paixão de Cristo

Este é o Mapa da Cidade Teatro em Nova Jerusalém onde podemos ver todos os cenários onde acontecem as principais cenas da Paixão de Cristo. Você pode ver outras imagens no Canal do Youtube Va Conferir.

O Sermão:

Os profetas Moisés e Elias, no Sermão da Montanha, avisa a todos da chegada do Filho de Deus. Momento de pregação, cura e ensinamentos.

O Sermão

O Sermão – local sagrado onde Jesus fala para seu povo e é iniciada uma peregrinação de ensinamentos, pregação da palavra Amor que só termina com a espetacular ascensão de Jesus aos Céus.

VaConferir

O Sermão , momento da palavra de Jesus para seu povo. Um espetáculo teatral que recebe um público diversificado, incluindo turistas que são atraídos pelo entretenimento cultural e grupos ligados a igreja cristã.

O Templo de Jerusalém:

Jesus chega em Jerusalém e é condenado pelo conselho supremo.

O Templo de Jerusalém

O Templo de Jerusalém. Foi aqui que Jesus chega em Jerusalém e é condenado pelo conselho supremo.

O Cenáculo:

Aqui, Jesus realiza a última ceia, Pão e Vinho para seus Discípulos.

O Cenáculo

Pegou o Pão, elevou os olhos a vós, ó Pai, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu corpo, que será entregue por vós. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em seus mãos, deu graças novamente e deu a seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim.

O Horto:

Aqui, Judas entrega Jesus aos soldados e é levado preso para ser julgado.

O Horto da Paixão de Cristo em Pernambuco

O Horto – é aqui que a gente ver e sente a traição covarde de Judas ao entregar Jesus aos soldados e ao vivenciar as cenas, a comoção da plateia clama e chora pedindo Amor e Paz, mesmo sendo em silêncio para alguns.

O Palácio de Herodes:

O magnifico palácio do rei Herodes, onde costumava fazer grandes festas e foi numa dessas festas que Jesus chegou trazido pelos sacerdotes e não atendendo ao seu pedido (fazer um milagre), Jesus é devolvido a Pilatos.

Palácio de Herodes na Paixão de Cristo em Pernambuco

O Palácio de Herodes

O Fórum Romano:

Foi aqui, que Pilatos (procurador de Roma) interroga Jesus e o condena a morrer na cruz.

O Fórum Romano na Paixão de Cristo

O Fórum Romano – condenado, Jesus carrega uma pesada cruz de madeira, iniciando a Via Sacra.

A Via Sacra:

Depois de condenado no Fórum, Jesus sai carregando uma pesada cruz de madeira até chegar ao Calvário. Na Via Sacra, com o peso da cruz, Jesus cai por diversas vezes.

A Via Sacra na Paixão de Cristo.

A Via Sacra, carregando a cruz, Jesus cai diversas vezes.

O Calvário:

A encenação mais dolorida de toda a trajetória de Jesus. Não tem como não se emocionar.

Jesus é pregado na cruz e escarnecido pelos seus inimigos. Num determinado momento, a terra treme e tudo fica às escuras, sinalizando que Jesus morreu na cruz.

Seu corpo, é tirado da cruz e colocado no colo de Maria, que chora sobre o filho morto.

O Calvário cena na Paixão de Cristo em Pernambuco

O Calvário, aqui não tem como não se emocionar.

O Sepulcro:

O corpo de Jesus é levado para ser sepultado num túmulo, próximo ao local do Calvário e seu cortejo, seguido por muitos é também, seguido por Maria, Madalena e João. Jesus é sepultado e o Sepulcro é fechado.

O Sepulcro na Paixão de Cristo.

O Sepulcro na Paixão de Cristo. Momentos de muitas emoções!

Jesus no Sepulcro

O Sepulcro na Paixão de Cristo. Emoção comovente invade a plateia.

Olha o que acontece:

No terceiro dia, a grande porta de pedra do Sepulcro se move sozinha. A comoção e correria é geral. Jesus, ressurge dos mortos para a nova vida. É a ressurreição de Jesus. Diante da multidão ainda emocionada, Jesus sobe entre as nuvens, para a glória do pai.

Jesus aparece saindo do Sepulcro.

Jesus aparece saindo do Sepulcro. Momento de muita emoção.

Jesus aparece entre as nuvens na Paixão de Cristo

É a ressurreição de Jesus. Diante da multidão ainda emocionada, Jesus sobe entre as nuvens, para a glória do pai.

Dica:

Se você chegar ao local do espetáculo umas duas horas da abertura dos portões, aproveita para ir conhecer o maior Parque de Esculturas em Pedras Nilo Coelho, fica bem ao lado da arena da Paixão de Cristo.

Ingressos:

Direito a pagar Meia Entrada: Melhor idade (+60), Estudantes, Professores de Pernambuco, Deficientes, Crianças de 4 à 14 anos e outras categorias e atenção: só terá direito a pagar meia entrada se apresentar documento comprobatório.

Acesse e veja a politica de compra de Ingressos AQUI no site do evento.

As principais distâncias:

Distâncias rodoviárias até Nova Jerusalém:

  • De Caruaru-PE 48 km.
  • De Campina Grande-PB 140 km.
  • De João Pessoa-PB 272 km.
  • De Maceió-AL 248 km.
  • De Natal-RN 395 km.
  • De Recife-PE 182 km:

Dicas de hospedagens:

Reserve seu hotel com antecedência já que no período da Paixão de Cristo, os hotéis e pousadas se esgotam muito rápido. Portanto, faça sua reserva o quanto antes, principalmente para quem vai ficar na cidade de Caruaru por ser a cidade mais próxima do espetáculo.

Hotéis e Pousadas na cidade de Caruaru.

Hotéis e Pousadas na cidade de Campina Grande.

Hotéis e Pousadas na cidade de Recife.

Hotéis e Pousadas na cidade de João Pessoa.

Origem do espetáculo:

O espetáculo da Paixão de Cristo, teve sua origem entre 1951 a 1962, nas ruas da vila de Fazenda Nova, uma pequena comunidade no sertão de Pernambuco, com pequenas encenações, organizadas e patrocinadas pelo comerciante local Epaminondas Mendonça.

Plínio Pacheco, o Idealizador da Paixão de Cristo:

Estátua de Plínio Pacheco na Paixão de Cristo

Monumento a Plínio Pacheco, o Idealizador do teatro e da Paixão de Cristo.

Em 1956, Plínio Pacheco, lá de Santa Maria estado do Rio Grande do Sul, a convite do ator Luiz Mendonça, veio de morada para a Fazenda Nova, onde começou seus trabalhos e foi aí, que conheceu Diva Mendonça, filha de Epaminondas Mendonça, o criador do espetáculo, casaram-se e com o tempo, foram se envolvendo cada vez mais com as encenações da Paixão de Cristo e até que, Plínio resolveu idealizar a construção do teatro, que só em 1963, os cenários começaram a ser erguidos num espaço de 100 mil metros quadrados e assim como em Jerusalém, na época de Jesus, a área foi cercada com uma muralha de pedra com 04 metros de altura e 70 torres de 07 metros cada uma. No seu interior, foram construídos 09 palcos-platéias com palcos em terreno declinado na frente reproduzindo arquibancadas para o povo assistir ao espetáculo, são cenários naturais e com visibilidade para o público assistirem as encenações da Paixão de Cristo, que já se consagrou como sendo o maior espetáculo ao ar livre do planeta.

Posts relacionados:

Santa Rita, a maior estátua sacra do mundo.

Santo Padre Cícero no Juazeiro do Norte. 

São Francisco na cidade de Canindé.

Santa Paulina na cidade de Nova Trento.

Siga-me no Instagram e veja antes as fotos com dicas das nossas viagens!

“Realizar sonhos é o nosso objetivo”

Postamos nossas viagens para ajudar a outras pessoas a viajarem também.

Viaje na Melhor Idade!

 

2 respostas para “Paixão de Cristo: o maior espetáculo ao ar livre do mundo.”

  1. Geraldo disse:

    Muito emocionante. No ano em que assisti estava em viagem a João Pessoa. Tudo muito bem organizado. Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.