Falar aqui sobre o Grande Arco era difícil para mim até há pouco tempo, até o dia em que consegui subir e explorar todos os seus 110 metros de altura, 108 metros de largura e 112 metros de profundidade.
A gente só acredita nas suas dimensões quando realmente pega o elevador e começa a subir seus 110 metros de altura, 108 metros de largura e 112 metros de profundidade.
Foi inaugurado no dia 14 de Julho de 1989, dia especial do Bicentenário da Revolução Francesa.
É tão grande que fiquei imaginando até hoje de como foi construir um monumento tão gigantesco… que a Catedral de Notre-Dame caberia com tranquilidade debaixo dele!.
Tudo tem a primeira vez e foi no ano de 2008 que cheguei e sem saber se podia subir e o que tinha lá em cima, veio a sorte acompanhado de uma ordem, podem subir no próximo elevador. Foi assim que chegamos lá em cima pela primeira vez.
No período, o acesso ao topo do monumento era muito restrito, o máximo que se podia subir era até a um pequeno museu de imagens em 3D e um mirante com uma pequena vista de Paris.
Imagem de 2008 quando estivemos lá em cima curtindo o Museu de imagem em 3 D, foi um dos primeiros momentos explorando o Grande Arco.
Quando a gente chega ao Grande Arco, já se impressiona com a beleza das escadarias em mármores que dão acesso aos elevadores e outros espaços para as pessoas se sentarem e relaxarem ao ar livre em dias ensolarados.
Dessas escadarias as imagens que se ver da Esplanada de La Défense são espetaculares, razão das pessoas ficarem sentadas curtindo essa linda praça.
A viagem de mais de 100 metros de altura em elevadores panorâmicos é espetacular, com vistas até chegar no topo do monumento.
Como vemos na foto, são dois imensos elevadores transparente, um subindo e outro descendo como se ao ar livre, você ver e vivenciar todo o movimento das engrenagens dos elevadores.
Chegando lá em cima, você é levado a passar pelos dois pisos, o primeiro com imensas salas para expositores, artes de todos os tipos imaginários… restaurantes e salas para montagens de eventos. É um belo Centro de Convenções.
Nesse dia, fiquei encantado com a exposição de fotografias de diversos artistas de todo o mundo.
São diversos quadros com fotos reais numa impressionante mostra.
São tantas belezas que deixa os visitantes deslumbrados com a riqueza das exposições e diversas salas.
Após você passar pelos dois pisos mostrados acima, é hora de subir ao maior terraço à céu aberto de Paris, fica na cobertura do Grande Arco. Quando a gente sobe para o terraço, dar de frente com uma linda passarela de 100 metros de comprimento, com belas vistas de toda a cidade de Paris.
Como vemos na foto, um vidro existe para proteger os visitantes do vento que em determinados momentos é muito forte.
O espaço do terraço é muito grande e divididos em diversos espaços com tamanhos flexíveis para cada tipo de evento. Festas de casamentos e de aniversários de pessoas famosas, é o mais cobiçado no terraço panorâmico.
Depois da área de descanso que serviu também para saber das notícias do Brasil e da família, segui para as laterais (mirantes) olhar para Paris.
Tem um restaurante com a tradicional cozinha francesa que que se conecta com o terraço da cobertura e fica aberto todos os dias para almoço e às tardes para lanches.
Como vemos na foto, as lindas escadarias que saem do primeiro e do segundo piso e que dão acesso ao espaço da cobertura.
La Boutique: Tem também, uma lojinha de Souvenir para você comprar aquela lembrancinha.
Do terraço, dar para ver todos os principais monumentos históricos de Paris, logo de frente você se depara com o Arco do Triunfo, a Torre Eiffel e até a Basílica de Sacré-Couer.
Com binóculo ou sem binóculo, a vista de Paris é bem legal. Dar para ver perfeitamente o Arco do Triunfo, a Torre Eiffel etc.
A vista que mais me impressionou foi da Esplanada de La Défense (lá em baixo) com seus belos e imponentes arranha céus.
Espaço cultural, moderno, único, com uma superfície de 1.200 m² e com Layout extremamente flexível que dar para montar qualquer evento, negócios empresariais e até festa de casamento com direito a vistas deslumbrantes de Paris.
Eu não sei contar tudo o que vi e vivenciei aqui em cima, consequentemente, o terraço é bem maior comparado com o que vemos lá de baixo.
Esta imagem que a gente ver das escadarias com o Arco do Triunfo ao fundo, é uma das mais bonita que avistamos…
Aberto todos os dias, das 9h30 às 18h30.
O restaurante está aberto todos os dias para almoço e na parte da tarde para lanches.
Para chegar no Grande Arco é muito fácil, é só pegar a linha 1 do metrô e descer na estação La Défense Grande Arche. Essa estação fica no subsolo. Também, pode descer na estação Esplanada de La Défense, que fica bem em frente ao Grande Arco.
Nesse dia, paguei 12.00 EUROS. Acho que me deram um desconto por ser Idoso, na tabela tava escrito 15.00 EUROS. Crianças com menos de 6 anos não paga.
São mais de 6.000 hotéis para você pesquisar e fazer sua reserva.
Belíssimos Monumentos que visitamos para você ver e conhecer antes de chegar lá.
Realizar sonhos é o nosso principal objetivo.
Viaje na Melhor Idade!
Ah! Que interessante. Quando visitei Paris não subimos no museu e a parte atrás não estava acabada, estava em construção ainda… bacana ver como ficou. Valeu
Susana, na próxima viagem a Paris, vá ao grande Arco e não deixe de subir, lá em cima é lindo!
Lindo.Deus abençoe as mãos dos construíram.Deus os abençoe sempre.