O Coliseu de Roma por dentro visto pela primeira

O Coliseu de Roma por dentro visto pela primeira vez:

Coliseu de Roma, pense num estádio bacana: Essa conversa de que os maiores, os mais bonitos e monumentais estádios esportivos do mundo são o Maracanã do Rio de Janeiro, Arena das Dunas de Natal no Rio Grande do Norte como o mais bonito no Brasil, o Real Madrid na Espanha, Azteca no México e outros na Itália, na Alemanha etc, eu acreditei até o dia quando tive a oportunidade de entrar e conhecer o Coliseu de Roma, também, conhecido como Anfiteatro Flaviano. Não estou dizendo que esse ou aquele não tem seu mérito de grandeza e de engenharia bem arquitetada, mas, quando se analisa o período e o tempo em que foi construído o Coliseu de Roma (70 à 80 d.c.), para a engenharia da época, a estrutura dos quatros pavimentos, o modelo desenhado e pensado para receber até 50 mil pessoas e as arquibancadas, (como as atuais), divididas em partes para atender as diferentes classes sociais da época: O Podium para a classe rica e ainda com sua tribuna Imperial com assentos reservados para as autoridades; seguindo das arquibancadas para a classe média e por fim, a geral para o povão, na época, a plebe. “Eu penso que é a mesma coisa nos dias de hoje”.

Coliseu

Pela primeira vez, tivemos a oportunidade de visitar todo o complexo interno do Coliseu de Roma.

A engenharia na sua construção:

Tem mais, os construtores do Coliseu de Roma, assim como nos estádios dos tempos atuais, para evitar tumultos e aglomerações nas saídas dos espetáculos, eles construíram mais de 70 escadarias que dão acesso para facilitar a saída dos espectadores. Uma coisa eles não pensaram ao construir o Coliseu, foi fazer acessos para pessoas da Melhor Idade e cadeirantes ou com mobilidade reduzida, isso, a gente sentiu logo na entrada quando tivemos que enfrentar alguns lances de escadas e mais outros tantos durante nossa visita pelos pavimentos internos. Para a época de sua construção, não consideramos isso como uma falha da engenharia ou arquitetura etc.

Coliseu

Mesmo diante das inúmeras escadarias, conseguimos visitar todas as galerias  dos quatros pavimentos do Coliseu.

O Coliseu, foi tão bem construído que em todos esses anos, já sofreu dois terremotos e mesmo assim, não foi totalmente destruído. O miolo principal continua de pé, firme e forte como pensaram seus arquitetos.

Também, deu para perceber pelas imensas galerias e tuneis no subsolo do Coliseu, tido como entrada e saída dos animais (principalmente Leões) que enfrentariam os Homens (gladiadores) em lutas livres, até a morte de um ou de ambos, para mim, a diferença que existe nos estádios de hoje, é que o jogo é entre dois times formados por pessoas, não tendo a figura do animal.

Algumas curiosidades do Coliseu:

  1. O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 400 anos.
  2. Em 07 de Julho de 2007, o Coliseu foi eleito uma das “Sete Maravilhas do Mundo”.
  3. A principal arena do Coliseu, com 87m de comprimento por 55 de largura, tinha seu piso de madeira, porem, dependendo do tipo da luta, esse piso era coberto com areia para absorver o sangue durante os combates.
  4. Para entrar no interior do Coliseu, é grátis apenas para cidadãos europeus menores de 18 e maiores de 65 anos.
  5. O Coliseu foi construído em apenas 9 anos com o trabalho de mais de 50 mil escravos Judeus.
  6. O primeiro nome (original) do Coliseu foi Anfiteatro Flaviano em homenagem a dinastia imperadores Flavio e mostrar o nível da engenharia e arquitetura romana da época.
  7. Desde 2011, o Coliseu está passando por diversos reparos na sua estrutura física.

Outras Dicas:

  • Para mais informações, vá direto no site do Coliseu.
  • Você também pode apreciar a galeria de fotos AQUI que tiramos durante a visita no Coliseu.

Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.