“Recebemos a autorização para a abertura do processo de beatificação do Padre Cícero Romão Batista que, a partir de agora, receberá o título de Servo de Deus“, disse o bispo de Crato durante a romaria de hoje dia 20/08/2022.
Padre Cícero Romão Batista foi e é até hoje, um importante líder religioso brasileiro, principalmente para os nordestinos. Nasceu em 1844 na cidade do Crato, no estado do Ceará e veio a falecer no dia 20 de Julho de 1934 aos 90 anos de idade.
Monumento em homenagem ao Padre Cícero Romão Batista foi inaugurado no dia 01 de novembro de 1969, construída no alto da Serra do Catolé ou, como é mais conhecida, Colina do Horto.
A estátua mede 27 metros de altura, esculpida pelo artesão Armando Lacerda em um local onde sempre era escolhido pelo padre para os seus retiros espirituais.
Ao lado da estátua fica o Museu Vivo e, do outro lado, um enorme quadro da Santa Ceia com 17 metros de largura, na sua frente, um mirante onde é possível avistar toda a cidade de Juazeiro e região e mais abaixo, está sendo construída a Igreja de Bom Jesus do Horto.
Além de ser o principal cartão postal da cidade, a estátua de Padre Cícero Romão Batista é o principal ponto de chegada dos romeiros que chegam a cidade para pagar suas promessas, é a prova de que essa fé está viva e que se fortalece em cada promessa e em cada prece.
Dia 1º de Novembro, está assentado no calendário religioso como Dia do Romeiro. É nesse dia que chega a Juazeiro do Norte, milhares de Romeiros, são homens e mulheres vindos de todo o Nordeste para pagar suas promessas, visitar sua estátua e seu túmulo, na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, participar das missas, procissões e da festa do aceno com seus chapéus, simbolizando o mesmo gesto que a padre Cícero saudava o seu povo.
Ele gostava de estudar e ler assuntos ligados a religião e aos 16 anos, foi estudar na cidade de Cajazeiras, estado da Paraíba. Ficou por lá por dois anos, pois seu pai faleceu e isso o obrigou a parar de estudar e voltar para ajudar sua mãe e suas duas irmãs solteiras. Somente aos 21 anos, entrou no seminário em Fortaleza, onde conseguiu se ordenar e voltou para sua cidade Natal.
Foi no lugarejo chamado de Juazeiro, onde tinha poucas casas de taipas e a capelinha de Nossa Senhora das Dores, que Padre Cícero reformou e depois, começou um intenso trabalho pastoral através da pregação, do aconselhamento, das confissões e das visitas domiciliares. Por isso, ele logo ganhou a simpatia do povo, tornando-se uma grande liderança na comunidade…
Aos 45 anos de idade, um fato mudaria a vida de Padre Cícero para sempre, bem como a rotina da cidadezinha de Juazeiro. Naquele dia, quando a beata Maria de Araújo recebeu a comunhão das mãos do Padre Cícero, a hóstia consagrada se transformou em sangue na boca da beata.
O fenômeno aconteceu outras vezes. Milagres estavam acontecendo e logo, a população passou a considerar o Padre como um milagreiro. Ele muito prudente, pediu que dois médicos e um farmacêutico estudassem o caso e logo saiu o atestado afirmando que o caso era inexplicável à luz da ciência…
No memorial encontra-se um museu com vasto acervo sobre a vida e a história de Padre Cícero.
Também, estão em exposição fotos e objetos de época. Periodicamente, são apresentados seminários sobre a vida de Padre Cícero.
Padre Cícero mesmo sendo considerado um santo, principalmente do povo do Nordeste do Brasil, nunca foi reconhecido pela Igreja Católica Romana. Em dezembro de 2015, o Papa Francisco, emitiu um documento cujo objetivo foi perdoar o Padre Cícero pelas punições impostas pela Igreja entre os anos de 1892 e 1926. Desta forma, possibilitou a reabilitação do sacerdote dentro da Igreja Católica.
Na oportunidade, visitamos o Santuário de São Francisco das Chagas, conhecido como a Igreja dos Franciscanos, que foi inaugurado em 6 de janeiro de 1956.
Adoramos ver a imagem de São Francisco no altar-mor e saber que foi esculpida em Gênova, na Itália.
Sua torre de 45 metros de altura conta com um relógio e mais oito sinos que tocam trechos do Hino a São Francisco.
A primeira é a linda história da construção dessa igreja que é uma espécie de Panteão do povo de Juazeiro, pois, cada mosaico fixado no teto do templo e das passarelas, é com citações a famílias que contribuíram com a sua construção.
A segunda, foi o acontecimento que presenciamos na praça que fica na frente da igreja, onde os motoristas dos ônibus ficam acampados.
No centro da praça tem um obelisco com a estátua de São Francisco na ponta e, a cada instante acontece um ritual (que deve ser único no mundo), antes de partir, cada motorista acelera seu ônibus e buzinando, dá três voltas ao redor do monumento em forma de agradecimento por mais uma viagem realizada com sucesso.
Reserve já seu hotel em Juazeiro do Norte e garanta os melhores preços.
Veja como foi nossa peregrinação pela cidade de Juazeiro do Norte.
O Cristo Redentor, conheça por dentro e por fora antes de você chegar lá!
A maior estátua de São Francisco de Assis na cidade de Canindé, Ceará.
Santa Rita de Cassia, o monumento mais alto do mundo.
“Realizar sonhos é o nosso principal objetivo”
Postamos nossas viagens para ajudar a outras pessoas a viajarem também!.
Viaje na melhor idade!
Viaje com a gente!
Olá Sr. Valter! Nós estivemos no Juazeiro no final de outubro/18. Foi uma visita junto com uma romaria daqui de Olinda – PE. Gostamos da cidade, muito. Apesar de estranharmos o clima quente e abafado durante a noite, pudemos aproveitar bastante. Pe. Cícero, do ponto de vista da cidade, é realmente a figura central e não tinha como ser diferente. As pessoas lá se expressam com muito respeito e carinho. Pode-se mesmo ter a impressão de que trata-se de alguém que fisicamente nunca morreu, ainda anda por lá determinando a vida da cidade.
Essa semana sai o nosso relato de visita no nosso blog.
Grande abraço!
Oi amigo Leonardo, já estou aguardando sua nova postagem relacionada a sua visita a Padre Cícero.
Obrigado pela visita e pelo relato!
Venho pedir reliquias e materiais de evangelização
José Renato Mello Cristofaro Junior
Rua General Carneiro 1641
Bairro Nossa Senhora Aparecida
Cep 14340-000
Brodowski SP Brasil