Pureza e seu olheiro com suas águas cristalinas.

Pureza:

Pureza é uma pequena cidade localizada na região de Mato Grande, nas proximidades do litoral norte de Natal. Cidade com aproximadamente Dez Mil Habitantes, onde fui conhecer a fonte natural do Olheiro que está virando ponto turístico da região.

Na chegada, a placa avisa:

ATENÇÃO – É EXTREMAMENTE PROIBIDO:

  • Tomar banho com roupas inadequadas (cuecas ou calcinhas),
  • Usar produtos tóxicos na nascente (shampoo, sabonete, etc),
  • Entrar na piscina com comidas, bebidas ou qualquer tipo de vasilhame e,
  • Pular das pedras.

Na cidade de Pureza, a fonte do Olheiro, nascente do rio Maxaranguape, é a maior fonte de água em manancial no estado do Rio Grande do Norte. Sua vazão chega à 1.000.000 (um milhão) de litros por hora, o suficiente para abastecer cinco municípios da região, incluindo a própria cidade de Pureza-RN.

O Olheiro de Pureza, está localizada a 65 km de Natal, no centro da cidade, com piscinas naturais de águas límpidas, cristalinas e com propriedades rejuvenescedoras, local de diversão, onde as famílias da própria região tem um encontro marcado nos feriados e finais de semana, para uns agradáveis piqueniques.

O nome “Pureza”, como o próprio nome sugere, nasceu da beleza dos arvoredos, suas fontes naturais e a características de suas águas. Nas três fotos a seguir, você pode contemplar o local exato da fonte – isso mesmo, onde nasce as águas límpidas e transparente que após passar pelo sistema de limpeza, seguem em grandes tubulações para abastecer a cidade de Pureza e mais cinco municípios vizinhos, com a mais pura e saudável água para o consumo da população da região.

O município de Pureza, com aproximadamente uns Dez mil habitantes, está ao norte de Natal, e em seu nome já revela sua principal atração: as águas cristalinas da Fonte de Pureza, O Olheiro como é chamado pela população local e regional. Esse Olheiro, nasce de uma fonte e com uma das principais vazões de água do Estado, que além do balneário formado pelas piscinas naturais, essas águas estão sobre o controle ambiental e de limpeza a cargo da CAERN – Companhia de Água do Estado do Rio Grande do Norte, também serve para abastecer diversos municípios da região próxima ao município de Pureza. Pureza guarda todo o charme de pequena cidade interiorana, belezas naturais que podem ser vistas nas fotos que tiramos, e que vão falar mais que palavras.

ATENÇÃO:

No momento em que estivemos lá, não conseguimos informações de quem cuida ou da instituição responsável pelas fontes do Olheiro. Portanto, não temos maiores detalhes sobre este incrível local que fica bem no centro da cidade de Pureza.

Para chegar lá:

Saindo de Natal são 65 Km, é só seguir pela BR 406 até a cidade de Ceará-Mirim, a partir de lá pela RN 064 até chegar no trevo que dar acesso a cidade de Pureza.

Belezas do Rio Grande do Norte:

Praias do Rio Grande do Norte:

Pipa fica em Tibau do Sul  a 85 km de Natal.

Ponta Negra é a mais visita praia urbana de Natal.

Pirangi fica próximo de Natal, é onde você pode vistar o Maior Cajueiro do Mundo.

E Genipabu que tem o passeio de bugres pelas dunas com emoção ou sem emoção.

Confira outras viagens seguindo:

Viaje pelos principais Monumentos do Mundo e conheça são antes de você chegar lá.

Confira nossa página do Instagram para ver antes fotos com dicas de outras viagens.

Curta dicas no Facebook e no Twitter

“Realizar sonhos na Melhor Idade é o nosso objetivo”

Viaje na Melhor Idade!!!

Mapa do Destino

15 respostas para “Pureza e seu olheiro com suas águas cristalinas.”

  1. Primo, estou afim de conhecer esse espetáculo da natureza que é Pureza, como faço para chegar lá? Tem hospedagem ou é um bate e volta? abraços.

    • Minha prima, você aqui no nosso Blog, que bom, obrigado. Pureza é pertinho de Natal e vale um Bate e Volta.O olheiro tá logo na entrada da cidade, é uma fonte natural que tem o controle de Gestão da CAERN no que diz respeito a distribuição d`água para os municípios vizinhos e a outra parte das piscinas naturais, onde as famílias fazem lazer nos finais de semana e feriados, essa tem a Gestão do Município e de um grupo de estudantes local, que criaram a sua Associação.Recomendamos que vá somente para conhecer e se levar crianças, tenha cuidado nas piscinas e espenhaços. Vale um Bate e Volta. Obs. Lá tem restaurantes e lanchonetes com delícias da região.

  2. Sempre visito seu blog, adoro ver as fotos. Vou visitar esse olheiro em Pureza e obrigada pelas informações.

  3. Lara vitoria disse:

    Oie , paga alguma coisa pra entrar nas piscinas naturais ?

    • Walter Leite disse:

      No dia em que estivemos lá, não tinha bilheteria de pagamento. Também, não falaram se havia cobrança para entrar nas piscinas. O ambiente é público.

      • Não existe nenhuma taxa pra a utilização dos espaços pra banho, deveria até existe pra manutenção do espaço, que hoje se encontra abandonado pelo poder publico local e polco associação amigos do olheiro pode fazer tendo em vista o pouquíssimo sócios locais. O Olheiro enfrenta uma grava crise, crise na infra-estrutura do local que parece esta caindo os pedaços sem pintura sem nada, e a mais grave delas a crise hídrica que com a seca tem agravado a situação além do mais a sra CAERN continua distribuindo água pra toda região não paga um centavo pra gestão pela utilização dos recursos hídricos e ai a natureza não esta suportando a água que passava na cachoeira hoje não passa mais pois esta muito baixa, a água da piscina ao poucos vai ficando mal cheirosa devido não tem fluxo d’água e nesse ritimo em breve não teremos mais a beleza da fonte de pureza

        • Walter Leite disse:

          Valeu Leo pelo seu comentário e só temos que agradecer, pois, nossos leitores precisam saber desse tipo de informações, principalmente, pelo abandono das autoridades competentes que não marcam presença nas atrações turísticas do município. Obrigado!

  4. Joaquim Oliveira disse:

    Realmente, estive nesta magnifica piscina. Coisa nunca visto por mim em outro local. Muito lindo. Parabéns Pureza – RN.

  5. Achei o lugar muito interessante e de uma beleza impar. Estou querendo saber se na cidade tem Pousadas. Andei falando pros amigos de Recife, São Paulo e C. Grande, pois ficaram muito interessados em ir conhecer Pureza e o balneário, como também outros lugares da redondeza.

    • Olá Willma, não temos certeza se lá tem pousada. Nossa passagem por lá foi muito rápida e como dissemos na postagem, apesar de tudo muito bonito, não temos informações suficientes para garantir que lá tem onde vocês se hospedarem. Melhor se certificarem junto a Prefeitura do Município ou outro órgão local.
      Nosso abraço e obrigado pela visita!

  6. Mariana Stephany disse:

    Olá, vc saberia informar sobre as lendas da ‘Mãe D’água do Olheiro’?

  7. Bom dia! Não gostei da forma que se referiu sobre os restaurantes da cidade: “fraquinho”. da minha parte, perdeu a credibilidade do seu ‘blog”. Devemos valorizar nossa cultura, mesmo sendo humilde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *