DSC09193

De Florença para Veneza de trem em alta velocidade

De Florença para Veneza de trem em alta velocidade.

Antes de falarmos da viagem de trem de Florença para Veneza, primeiro vamos falar dos quatro dias incríveis que ficamos hospedados em Florença, a cidade do Renascimento, de muitas histórias que nasceram à beira do rio Arno, no seu primeiro povoado. Hoje, seus edifícios são testemunhos das riquezas de seus primeiros habitantes, suas ruas e suas praças ainda hoje respiram arte, beleza, pintura, escultura, suas igrejas monumentais, sua arquitetura, sua história e cultura ainda bem conservados!

De Florença para Veneza
Rio Arno que banha a cidade de Florença, passando sob a famosa Ponte Vecchio de 1345.

Em Florença, para não perdermos tempo e conhecer parte de sua história, ficamos hospedados bem no centro, hotel Bigallo ao lado da praça DUOMO, catedral de Santa Maria Del Fiore, com direito as melhores vistas da Catedral e do Campanário de Giotto. Uma excelente localização para quem é da Melhor Idade (+60), já que ali, se encontram boas opções de passeios públicos, perto dos principais pontos turísticos, bons restaurantes e por ser tradição, a SÉ, local de encontro.

2 - Catedral SMFiore
Catedral de Santa Maria Del Fiore – foto tirada da varando do hotel onde ficamos hospedados!

Nesses quatros dias andando a pé pelas ruas e praças de Florença, damos por satisfeito diante dos principais pontos turísticos que visitamos: Além da catedral DUOMO, claro; Praça Del Signoria com o Palácio Vecchio e na sua esplanada, a Fonte de Netuno e as diversas outras esculturas com destaque para a estátua de Cosino I; A famosa Ponte Vecchio de 1345; Basílica de Santa Cruz – Museu Del Opera de Santa Croce; Palácio Pitti com seus diversos museus no mesmo prédio; Museu Leonardo da Vinci entre outros. Vale a pena você conhecer a cidade de Florença!

3 - Paláciio Pitti
Palácio Pitti: aqui entramos numa fonte infinita de conhecimento e beleza que jamais imaginávamos encontrar dentro desse gigantesco prédio, vários museus na mesma edificação. Só tivemos tempo para visitar quatro museus. Recomendamos!
4 - Fonte de Netune
Fonte de Netune – uma entra tantas atração da Praça Del Signória – um excelente local para novos conhecimentos e tirar fotos junto as outras diversas esculturas espalhadas pela esplanada do Palácio Vecchio.

Nossa viagem de Florença para Veneza de trem:

Arrumar as malas para uma nova viagem, é o que mais gostamos de fazer e na última noite no hotel em Florença, não foi diferente, arrumar as malas é sempre um momento de fé e alegria.

Fomos dormir com as malas já trancadas com cadeados e lacradas com os lacres da SealBelg, por dar mais segurança e a gente poder viajar com mais tranquilidade e conforto. Dia seguinte, após o café da manhã, arrastamos nossas malas até a Estação Central de Florença – Estação de Santa Maria Novella (pertinho, umas três quadras), chegamos mais cedo alguns minutinhos para checar ou validar nossos bilhetes num daqueles guichês, já que haviam sido comprados pela internet – RailEuropa – ainda no Brasil.

De Florença para Veneza
Na plataforma esperando a hora de embarcarmos para nossa viagem de Florença para Veneza.

Após conferir o número e o horário do nosso trem, seguimos para a plataforma de embarque, tudo sem mistério, pois, a partida dos trens é anunciada em imensos painéis localizados nas principais alas da estação e bem próximo das plataformas de embarque, no nosso caso, com destino a estação central de Mestre (Veneza) onde ficamos hospedados no hotel Tritone que fica ao lada da estação central, local onde também, após três dias em Veneza, embarcaríamos para a cidade de Milão.

7 - embarcamos

9 - conferindo e falando com a família.
De Florença para Veneza, foi exatamente 2h05m de viagem. Tempo suficiente para conferir e por em dia os assuntos com a família que ficou no Brasil.

De Florença para Veneza, o trem gastou apenas 2h05m., foi uma das melhores viagens que já fizemos de trem pelos trilhos europeus. Sem nenhuma complicação, nada de correria ou desinformação. Nas estações citadas, tudo funciona com segurança, pontualidade e com uma excelente qualidade dos serviços ferroviários prestados aos seus usuários.

É bom ficar atento:

Seja pontual, os trens não atrasam, observe nos painéis luminosos da sua plataforma de embarque, o horário do seu trem, ele parte exatamente dentro do horário que está marcado no seu bilhete e nos painéis informativos das estações.

De Florença para Veneza
Seja pontual, observe o horário do seu trem nos painéis luminosos da sua plataforma de embarque, os trens não atrasam e partem pontualmente no horário marcado no seu tíquete.

Sua bagagem:

Para quem for da Melhor Idade (+60), nossa dica é que leve somente uma mala por pessoa, preferencialmente de rodinhas e com pouco peso, já que o próprio passageiro é o único responsável pela sua bagagem, tanto para entrar no vagão, como para guardar no bagageiro que fica acima do seu assento ou noutro lugar apropriado (cada trem tem seu layout próprio).

8 -nossas malas
De Florença para Veneza, nossa bagagem foi acondicionada numa prateleira que fica no inicio do corredor – preferencialmente para pessoas da Melhor Idade (+60) ou com mobilidade reduzida!

A bagagem de mão não precisa ficar no colo ou em cima das mesas de apoio: há espaço para guardá-las no bagageiro acima do seu assento.

Você sabia?

– Que os primeiros trilhos usados pelos trens eram de madeira?

– Que apesar da primeira máquina a vapor ter sido idealizada em 1681 (Belga), somente em 1804 foi construída a primeira locomotiva (Inglêsa) puxando vagões como transporte de carga e de passageiros?

Direitos do Idoso – Melhor Idade:

Em todos os lugares que for, esteja sempre com sua carteira de identificação em mãos para comprovar sua idade e usufruir dos benefícios a que tem direito por lei, a começar no Check – In nos aeroportos, entrar na fila certa, assentos identificados, os descontos nos ingressos em Parques, Museus, Shows, Metrô, Ônibus, Trens e em muitas outras atrações turísticas que oferecem bons descontos e até gratuidade para pessoas da Melhor Idade (+60 anos).

Hospedagem em Veneza:

Nós ficamos num hotel no continente, cidade de Mestre em função da sua localização, vizinho a Estação Ferroviária, já que a nossa próxima viagem foi programada para saída dessa estação com destino a cidade de Milão e também, os melhores preços e outras conveniências.

Curtam e compartilhem nossas páginas:

Estamos no Facebook I no Instagram I no Twitte

Outras viagens de Trem:

Viagem de sonhos de Veneza até Milão.

Outra viagem inesquecível foi de Frankfurt até Berlim passando por Hannover.

De Roma até Florença foi uma maravilhosa.

De Paris até Londres foi sensacional, muito bacana. 

Nosso slogan:

“Viajar é a maior clínica médica do mundo, é o melhor remédio que existe para a Melhor Idade” – Boa Viagem: Walter e Lucineide.