Triunfo: cidade apaixonante no sertão de Pernambuco

Triunfo:

Localizada no sertão Pernambucano, 450 km desde Recife, pela BR 232, até a cidade de Serra Talhada e depois mais uns 30 km pela PE-365 até Triunfo, no alto da serra da Borborema, 1060 metros de altitude, considerado o ponto mais alto do estado.

Triunfo PE

A cidade ficou ligeiramente parecida com uma bucólica cidadezinha européia, principalmente, dos países baixos.

Triunfo é uma cidade cheia de história e de uma arquitetura presente nas casas e fachadas de seus prédios a começar pelo seu Pórtico de boas vindas que tem sua construção influenciada pelos Alemães, Holandeses, Italianos, Portugueses entre outros que habitaram a cidade no inicio de sua colonização.

Como chegar:

  • Saindo de Natal, são aproximadamente 500 Km pela BR 226 até Santa Luzia, depois pega a BR 230 e mais a frente a BR 110 até Triunfo. Outra excelente opção é Natal x João Pessoa x Campina Grande x Triunfo, são 560 km.
  • Saindo de Recife pela BR 232 até a cidade de Serra Talhada, são aproximadamente 450 km e depois, mais 30 km pela rodovia estadual PE 365 até a cidade de Triunfo.
  • De João Pessoa pela BR 230 até Campina Grande, seguindo pela BR 412 até Triunfo são aproximadamente 450 Km.
  • Já de Campina Grande pela BR 412 são aproximadamente, 310 Km.
  • E de Maceió pela BR 104 e BR 232, são aproximadamente 410 Km.
Triunfo PE

Seu pórtico na entrada é lindo, não dar para passar aqui e não tirar uma foto!

Teleférico:

Um dos maiores atrativos de Triunfo, é o Teleférico, cuja base fica às margens do lago João Barbosa Sitônio, no centro da cidade. Em suas cadeirinhas sobre as águas do lago, os turistas são levados até o alto da serra onde fica o Centro de Lazer do SESC, a maior colônia de férias em Pernambuco.

Triunfo PE

Na foto, vemos o hotel e Centro de Lazer do Sesc na parte superior e o caminho do teleférico que sai do Hotel, descendo e passando por cima das águas do açudo até sua parada no centro da cidade!

Triunfo PE

É aqui no lago João Barbosa, que em dezembro é montado um palco onde cantores se apresentam com musicais líricos em comemoração ao Natal de Triunfo.

Centro de Lazer e Hotel do Sesc:

Ficamos hospedados no Centro de Turismo e Lazer SESC Triunfo, um hotel cheio de charme e belezas compatíveis com os encantos da cidade, a começar pelo seu famoso Teleférico que faz um percurso entre o hotel (no topo do morro) e o centro da cidade, numa extensão de 1.200 metros ida e volta.

Hotel do Sesc em Triunfo

Nossa diária para o período foi com direito às três refeições (café, almoço e janta), uma excelente cozinha.

Vá Conferir blog

Nossa chegada no hotel no hall de acesso aos apartamentos para casal com vista para as piscinas e a cidade de Triunfo!

Café da manhã foi caprichado e o atendimento melhor impossível.

Alguns atrativos visitados:

Para conhecer os principais pontos turísticos urbanos e as principais obras arquitetônicas e culturais da cidade, contratamos um guia credenciado e indicado pelo SESC, para fazer em nosso próprio carro, um tour de aproximadamente 3 horas e 30 minutos, pelo preço justo e combinado com responsabilidade. Até recomendamos!

Para saber mais, é bom abrir esse Catálogo de Triunfo em pdf.

Engenho São Pedro:

Nosso guia não só tem conhecimento total da cidade como também, conhece toda a história, crenças, valores culturais e fez a nossa felicidade ao mostrar com conhecimento os principais pontos turísticos da cidade.

Aqui, estamos no Engenho São Pedro com o guia fazendo uma apresentação de como é feita a rapadura a partir da garapa extraída da cana-de-açúcar!

Museu do Cangaço:

O Museu do Cangaço foi fundado no ano de 1975, entidade sem fins lucrativos e com finalidade estritamente cultural. Seu acervo de mais de 500 peças, entre peças pessoais de Lampião e quase todas veio de doações e compradas nos lugares frequentados por Lampião e seus cangaceiros. O Museu recebe visitantes de todo o Brasil e de outros países principalmente na busca de pesquisa e estudos, valorizando a tradição, a cultura e a história do povo Nordestino.

Museu do cangaço de Triunfo PE

Um dos lugares que o visitante tem por quase que obrigação é visitar o Museu do Cangaço com seu acervo que conta toda a história do banditismo que Lampião e seu bando faziam pelo sertão nordestino.

Centro Stella Maris:

Toda a estrutura do Centro Pastoral Diocesano Stella Maris, está com diversas atividades em funcionamento, entre elas, o Centro Diocesano, para os encontros da Diocese e, a partir de janeiro de 2006, parte do mesmo foi alugado à prefeitura Municipal para o funcionamento da Escola Municipal, que recebeu o nome de Centro Educativo Stella Maris, entendendo atualmente a cerca de 600 alunos, durante o dia.

Escola Stella Maris em Triunfo PE

Visitamos o Centro Pastoral Diocesano Stella Maris, espaço cercado por jardins e áreas verdes, que ao longo dos anos ofereceu ensino de boa qualidade.

Não sei como está atualmente, mas nesse dia da nossa visita, aqui no Stella Maris estava funcionando a Diocese e uma escola da Prefeitura Municipal de Triunfo .

Nave principal da igreja do Stella Maris, um lugar lindo e muito amado pelos administradores e comunidade.

Parque de Lazer:

No Águas Parque, também conhecido pelo slogan de Sua Praia no Sertão, é um charmoso e completo parque de diversão, onde as famílias encontram uma grande área de lazer com piscinas, toboáguas, barco pirata, golfinhos, playground aquático, lanchonetes, restaurante e uma serie de atividades para toda a família.

Nós não entramos no Parque, apenas tiramos essa foto da portaria.

Casa do Papai Noel:

Ainda dentro da área do parque, foi surpreendente quando chegamos na Casa de Papai Noel, uma verdadeira mansão com salas, quartos, cozinha, área de serviço e outros cômodos cm todos os acessórios e decoração que virou  uma atração que só é possível de ver em cidade como Gramado, no Rio Grande do Sul.

Na entrada da Casa de Papai Noel, você é surpreendido com essa charrete e um lindo Papai Noel no seu comando.

São diversos cômodos na casa. Aqui, estamos numa sala sendo recebido por Papai Noel em sua rede, característica de um Noel Nordestino.

Igreja Matriz de Triunfo:

É uma obrigação religiosa passar pela monumental Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, construída em 1926 em estilo arquitetônico gótico.

Igreja Matriz de NS das Dores

Além da sua beleza arquitetônica, é preciso apreciar suas escadarias e belas palmeiras em suas laterais.

Entramos pela porta da frente que dar acesso a nave principal com o altar a frente, onde agradecemos com fé por mais uma viagem realizada. É linda a Igreja Matriz de Nossa Senhoras das Dores.

Cine Teatro Guarany:

No Cine Teatro Guarany, considerado o cartão postal e símbolo mais importante da cidade. Ficamos impressionados com a beleza arquitetônica do prédio com janelas em forma de arcos.

Entre muitas atrações culturais da cidade, é aqui que acontece desde de 2008, o Festival de Cinema de Triunfo, na disputa pelo Troféu Caretas.

O que mais me chamou atenção, foi saber que sua utilização é em prol ao desenvolvimento da arte e da cultura de seu povo, pois, é aqui que acontece o encontro da Arte e da Cultura Popular dos Triunfenses.

O Cine Teatro Guarany visto de outro ângulo às margens do lago João Barbosa, onde podemos apreciar a passagem do teleférico no meio das águas…

As Ruas de Triunfo:

Quando você for a Triunfo, preste atenção no nome das principais Ruas e Avenidas de Triunfo é uma experiência encantadora e bem humorada, já que elas trazem seus respectivos Codinomes, a exemplos da Avenida Getúlio Vargas “Rua do Fiado”, Rua Padre Ibiapina “Rua da Caridade” e Rua Central “Tonha dos 4 fiapos” entre outras.

Confira também:

Nossas redes sociais para você curtir outras viagens:

Instagram | Facebool | Twitter

Viajamos e postamos aqui para incentivar outras pessoas a viajarem também.

Realizar sonhos é o nosso principal objetivo.

Viaje na Melhor Idade!

 

3 respostas para “Triunfo: cidade apaixonante no sertão de Pernambuco”

  1. Isso mesmo. É uma cidade diferenciada. É um perímetro urbano pequeno, mas cheio de atrativos por várias de suas ruas.
    E na zona rural aqueles pontos, como o Pico do Papagaio por explo.
    Apesar de muitas carências de infraestrutura, (e eu acho que vocês que já tiveram experiências de viagem a Europa, por exemplo percebem a diferença nesse sentido, de acessibilidade a pessoas com necessidades especiais e da melhor idade, só pra citar algumas coisas) é uma viagem que pode ser enriquecedora até mesmo por esse aspecto, ou seja, a gente tem um contato direto com a gente, com suas necessidades e visão de mundo.
    Realmente vale a pena.

    • Walter Leite disse:

      Obriga amigo Leonardo, pela sua visita e pelas informações precisas para ajudar a outras pessoas a viajarem, inclusive, viajar pelas terras do nosso povo Nordestino. Nosso Abraço!!!

    • Walter Leite disse:

      Valeu Leonardo pela sua visita e entendimento. Vamos voltar e conhecer o Pico do Papagaio e outros atrativos dessa encantadora cidade. Obrigado amigo pelas dicas. Elas sempre serão Bem Vindas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.