A Sé do Porto conserva ainda vestígios do primitivo edifício românico construído entre a 1ª metade do século XII e início do século XIII.
Destaca-se o aspecto de uma igreja monumental com fachada flanqueada por duas torres e a bela rosácea sobre a fachada principal.
Suas galerias ou corredores, tem data de finais do século XIV, erguidos a pedido do bispo D. João.
Já as galerias do segundo andar têm datas do século XVIII, quando foi colocado faixas de azulejos com cenas alusivas ao Cântico dos Cânticos e dos Salmos, decorando ainda mais o Claustro da Sé.
Na nave principal da igreja, em destaque o Altar Mor todo feito em Ouro e Madeira.
Na nave menor do claustro, encontrei a capela de São Vicente, o primeiro padroeiro da cidade do Porto.
Apesar de tanto tempo, os espaços das naves mantêm ainda a sua forma original românicas, com alguns apontamentos artísticos de épocas mais recentes, como é o caso da pia baptismal.
Foi em 1993 que a Sé do Porto teve grandes restaurações, com a cobertura, a pintura mural da sacristia gótica e o mais importante, o Museológico – O Tesouro da Sé.
Também, do âmbito estrutural foram as obras de reabilitação das duas torres com sinos e coberturas.
Não foi difícil subir os degraus e chegar no topo de uma das torres que tem vistas maravilhosas da região do Douro e da Ponte D. Luís I.
O Funicular que leva você para a região do rio Douro.
Conheça a Casa Escondida e sua história.
A ponte Luiz I sobre o Rio Douro.
A Estação de trem São Bento, a mais procurada pelos turistas.
Nosso hospedagem na cidade de Porto foi no Hotel ibis Centro, mas, você pode pesquisar aqui no nosso parceiro Booking que oferece descontos e cancelamento grátis em quase todos os quartos.
observação: fazendo sua hospedagem conosco (links acima) você ajuda na manutenção do Blog. Obrigado!
Deixe um comentário