Piranhas, AL – histórias e belezas para contar e encantar.

Faz Tempo:

A bela cidade de Piranhas é a única do semiárido nordestino tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Blog VáConferir

A Cidade:

Localizada no sertão alagoano, Piranhas teve sua origem como pouso de viajantes que percorriam a região.

Foi visitada pelo Imperador D. Pedro II em 1859 quando ganhou impulso com a navegação a vapor pelo Rio São Francisco, e posteriormente com a chegada de estrada de ferro, construída pelos ingleses.

Piranhas Al

Eu estava lá nesse dia (Janeiro de 2012) quando essa locomotiva chegou a Piranhas. Foi adquirida pelo município e estava sendo colocada em praça pública para fazer parte do acervo histórico do município.

Com rica história e exuberante beleza arquitetônica e naturais, principalmente as relacionadas ao Rio São Francisco, seus cânions e sua vegetação nativa, Piranhas é puro encanto e beleza.

Piranhas

 

Cidade palco de histórias ligadas ao cangaço, ponto de partida da volante comandada pelo Tenente João Bezerra, que emboscou e matou Lampião e seu bando na Grota de Angicos, em 28 de Julho de 1938.

Encantos de Piranhas:

Fiquei encantado logo na chegada quando avistei o seu pórtico na entrada principal da cidade.

VaConferir

Na principal praça, parei e fiquei observando os casarios antigos e tudo muito bem preservados.

VaConferir

O lindo conjunto arquitetônico da antiga Estação Ferroviária onde está localizado o Museu do Sertão – um pequeno acervo de objetos e fotos sobre o dia a dia do sertanejo e a saga do cangaço na região.

VaConferir

Numa dessas praças bonitas e organizadas, encontrei essa edificação simplesmente encantadora.

VaConferir

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição que encantou também, D. Pedro II quando visitou a cidade.

VaConferir

O Mirante Secular construído pelos ingleses no topo o monte em comemoração a passagem do século XIX (19) para o século XX (20), de onde se tem uma bela vista panorâmica da cidade de Piranha às margens do Rio São Francisco.

VaConferir

Belezas naturais:

Como se não bastasse, Piranhas oferece aos visitantes uma paisagem excepcional, composta pelas belezas naturais do Velho Chico e do lago criado a partir da construção da moderna represa da Usina Hidrelétrica de Xingó com a formação dos impressionantes e deslumbrantes Cânions, tornando-se um dos Passeios de Barcos prediletos dos visitantes que chegam a cidade e região.

VaConferir

Delícias do Velho Chico:

Por sua localização privilegiada, às margens do Rio São Francisco, Piranhas oferece uma grande variedade de pratos à base de peixes e a tradicional feijoada de canoeiro, sem deixar de falar na saborosa Galinha Caipira entre outras delícias da região.

VaConferir

Onde ficar em Piranhas:

Em Piranhas existe uma grande variedade de bons Hotéis e Pousadas espalhadas por toda a cidade. Nessa viagem, ficamos no Pedra do Sino Hotel e fomos muito bem recebidos.

Confira também:

Museu de Arqueologia de Xingó

Como chegar em Piranhas:

Os dois trajetos mais rápidos e fáceis para quem está saindo de Aracaju-SE, é pegar a BR 235 e percorrer aproximadamente 210 quilômetros e para quem está saindo da cidade de Maceió – AL, é pegar a BR AL 220 e percorrer uns 270 quilômetros até chegar a cidade de Piranhas.

Siga-me no Instagram.

“Realizar sonhos é o nosso principal objetivo” 

Viajar na Melhor Idade! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.