A bela cidade de Piranhas é a única do semiárido nordestino tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Localizada no sertão alagoano, Piranhas teve sua origem como pouso de viajantes que percorriam a região.
Foi visitada pelo Imperador D. Pedro II em 1859 quando ganhou impulso com a navegação a vapor pelo Rio São Francisco, e posteriormente com a chegada de estrada de ferro, construída pelos ingleses.
Eu estava lá nesse dia (Janeiro de 2012) quando essa locomotiva chegou a Piranhas. Foi adquirida pelo município e estava sendo colocada em praça pública para fazer parte do acervo histórico do município.
Com rica história e exuberante beleza arquitetônica e naturais, principalmente as relacionadas ao Rio São Francisco, seus cânions e sua vegetação nativa, Piranhas é puro encanto e beleza.
Cidade palco de histórias ligadas ao cangaço, ponto de partida da volante comandada pelo Tenente João Bezerra, que emboscou e matou Lampião e seu bando na Grota de Angicos, em 28 de Julho de 1938.
Fiquei encantado logo na chegada quando avistei o seu pórtico na entrada principal da cidade.
Na principal praça, parei e fiquei observando os casarios antigos e tudo muito bem preservados.
O lindo conjunto arquitetônico da antiga Estação Ferroviária onde está localizado o Museu do Sertão – um pequeno acervo de objetos e fotos sobre o dia a dia do sertanejo e a saga do cangaço na região.
Numa dessas praças bonitas e organizadas, encontrei essa edificação simplesmente encantadora.
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição que encantou também, D. Pedro II quando visitou a cidade.
O Mirante Secular construído pelos ingleses no topo o monte em comemoração a passagem do século XIX (19) para o século XX (20), de onde se tem uma bela vista panorâmica da cidade de Piranha às margens do Rio São Francisco.
Como se não bastasse, Piranhas oferece aos visitantes uma paisagem excepcional, composta pelas belezas naturais do Velho Chico e do lago criado a partir da construção da moderna represa da Usina Hidrelétrica de Xingó com a formação dos impressionantes e deslumbrantes Cânions, tornando-se um dos Passeios de Barcos prediletos dos visitantes que chegam a cidade e região.
Por sua localização privilegiada, às margens do Rio São Francisco, Piranhas oferece uma grande variedade de pratos à base de peixes e a tradicional feijoada de canoeiro, sem deixar de falar na saborosa Galinha Caipira entre outras delícias da região.
Em Piranhas existe uma grande variedade de bons Hotéis e Pousadas espalhadas por toda a cidade. Nessa viagem, ficamos no Pedra do Sino Hotel e fomos muito bem recebidos.
Os dois trajetos mais rápidos e fáceis para quem está saindo de Aracaju-SE, é pegar a BR 235 e percorrer aproximadamente 210 quilômetros e para quem está saindo da cidade de Maceió – AL, é pegar a BR AL 220 e percorrer uns 270 quilômetros até chegar a cidade de Piranhas.
Siga-me no Instagram.
“Realizar sonhos é o nosso principal objetivo”
Viajar na Melhor Idade!
Deixe uma resposta