MAX, Museu de Arqueologia de Xingó no Rio São Francisco

Após o término do passeio de barco pelos Cânions do Velho Chico, já na saída para a cidade de Piranhas, passando ao lado dele, porque não entrar e conhecer o MAX, – Museu de Arqueologia de Xingó museu da Universidade de Sergitp, focado no fenômeno humano e sua existência, procurando entendê-la para sua reconstituição, aproximando a tradição da modernidade.

Fachada do prédio do Museu MAX .

O surgimento do museu:

Com a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó levou a Universidade Federal de Sergipe e a CHESF a desenvolver um projeto de salvamento arqueológico em toda a área que seria inundada pelo reservatório da usina.

O MUSEU MAX, atualmente em sua reserva técnica, dispõe de um acervo de mais de 50.000 peças e vestígios, e suas exposições refletem parte desse acervo, em propostas Expo-gráficas.

Na sala de Exposição, encontramos no dia uma linda história com o titulo: Um Olhar para o Rio São Francisco.

A Exposição estava linda!

MAX hoje é mais do que um registro das pesquisas arqueológicas realizadas em Xingó, é também, uma ação educativa, experiência que visa mostrar conteúdo da Pré-História, socializar o conhecimento resultante das pesquisas arqueológicas e formar uma consciência crítica acerca da preservação e valorização do patrimônio cultural.

Na confecção de peças de cerâmica, em Xingó, predominou a modelagem à mão…..

Compreender o povo brasileiro pressupõe o conhecimento de suas raízes. Com suas pesquisas e exposições, o Museu de Arqueologia de Xingó dá uma parcela de contribuição para esse conhecimento.

Um dia comum à beira do Rio São Francisco!

Também, resolvemos ficar um dia comum à beira do Rio São Francisco!

O dia seguinte:

No dia seguinte, fomos informados de um passeio para conhecer o local onde Lampião e seu bando, foram mortos, uma caminhada longa e cheias de ladeiras e com estradas com bastante obstáculos para pessoa da Melhor Idade (+60), até o local denominado de Grota do Angico.

Já em casa, vasculhando em blogs para saber quem fez essa caminhada, encontrei no Matraqueando, uma postagem completíssima sobre a Rota do Cangaço, um passeio que leva você a história do sertão nordestino.

Mais informações:

Guia especializado nesse e outros destinos na região, fale com o guia Silvio do Xingó Receptivo.

Informações detalhas, visite o portal da UFS e do Museu de Arqueologia de Xingó.

Nossa hospedagem, foi na cidade de Piranhas, estado de Alagoas, por ficar mais próxima da hidrelétrica e dos passeios pretendidos. A cidade de Piranhas é um encanto, fica ao lado do Velho Chico e com diversas opções de restaurantes e dicas de Bons hotéis e Pousadas.

Pórtico da cidade de Piranhas, onde ficamos hospedados.

Siga, curta ou confira outras viagens:

Em Alagoas fizemos piquenique na Praia do Gunga, confira! 

Em Pernambuco, confira o quanto é Top a Praia de Porto de Galinha.

O Incrível Museu do Cangaço, coisas do tempo de Lampião e,

Confira também, a Casa do Papai Noel de Triunfo, sertão nordestino, inacreditável.

Confira e siga nosso Instagram e veja fotos antes com dicas de outras viagens.

Visite o Nordeste e conheça suas tradições, seu povo, cultura, sua gastronomia e seus encantos.

Fotos que tiramos durante a visita no Museu MAX em 2013 e 2014.

 

Quadro imagem representando o enterro de um flautista da aldeia.

Realizar sonhos é o nosso principal objetivo. Viaje na Melhor Idade!

8 respostas para “MAX, Museu de Arqueologia de Xingó no Rio São Francisco”

  1. Sr Walter “é como a noite desse dia inquieto que se chama vida.” Inquieto por conhecimento, descobertas e novidades…não bastasse isso, proporciona aos outros a alegria e o prazer do conhecimento que adquire em meio a sua inquietude, busca pelo novo…
    Valeu Sr Walter! Pessoa muito do bemmmmm….

  2. Fiquei encantada, adoro a parte cultural das viagens. Vou marcar na minha listinha de ‘lugares para conhecer antes de morrer”.

  3. Gostei muito de seu Post!

    Esclarecedor e agregou mais conhecimento para minha vida.

    O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.

    Jose Carlos

  4. Encantada com as dicas, dá vontade de percorrer todos os cantinhos de cada lugar aqui exibido..Já fiz vários passeios pelo Nordeste agora neste instante me encontro em Piranhas lugar aconchegante amei as dicas estou indo para Canide do São Francisco ..Valeu pelas dicas!!!!

  5. Encantada com as dicas, dá vontade de percorrer todos os cantinhos de cada lugar aqui exibido..Já fiz vários passeios pelo Nordeste agora neste instante me encontro em Piranhas lugar aconchegante amei as dicas estou indo para Canide do São Francisco ..Valeu!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.