Florença – Vá Conferir https://vaconferir.com.br O seu diário de viagens na Melhor Idade Wed, 25 Sep 2024 14:19:44 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.9 https://vaconferir.com.br/wp-content/uploads/2019/11/cropped-Localizador-Vaconferir-32x32.png Florença – Vá Conferir https://vaconferir.com.br 32 32 Basílica de Santa Cruz: um templo de glórias Italianas. https://vaconferir.com.br/basilica-de-santa-cruz-em-florenca/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=basilica-de-santa-cruz-em-florenca https://vaconferir.com.br/basilica-de-santa-cruz-em-florenca/#comments Wed, 25 Sep 2024 13:00:09 +0000 http://vaconferir.com.br/?p=7773 Basílica de Santa Cruz: Viagem atualizada de 2014. A Basílica de Santa Cruz de Florença é uma igreja de arte, cultura e história. Além do museu Ópera de Santa Cruz, o visitante vai ter a oportunidade de conhecer e ver os diversos afrescos de pintores famosos, entre outros, Dante Alighieri, Leonardo Da Vinci, Maquiavel, Galileo […]

O post Basílica de Santa Cruz: um templo de glórias Italianas. apareceu primeiro em Vá Conferir.

]]>
Basílica de Santa Cruz:

Viagem atualizada de 2014.

A Basílica de Santa Cruz de Florença é uma igreja de arte, cultura e história. Além do museu Ópera de Santa Cruz, o visitante vai ter a oportunidade de conhecer e ver os diversos afrescos de pintores famosos, entre outros, Dante Alighieri, Leonardo Da Vinci, Maquiavel, Galileo Galilei  e Michelangelo. Sem falar nos Afresco no teto da cúpula capela Sistina do Vaticano, a Pietá e a estátua de Davi.

VaConferir

Na frente da principal fachada da Basílica, um encontro com a monumental estátua de Dante Alighieri, escritor, poeta e politico mais famoso da Toscana.

VaConferir

Fachada completa da Igreja de Santa Cruz ou Santa Croce em Italiano.

Sua construção:

Basílica de Santa Cruz começou a ser construída pelos Franciscanos em 1228, uma pequena capela em uma área pantanosa perto da margem norte do Rio Arno. Durante o primeiro século, o edifício mesmo sendo ampliado, suas dimensões não foram suficientes para acomodar os muitos fiéis que chegavam em busca de um lugar para compartilhar suas orações e fé, e somente em 1295, foi lançada a primeira pedra de um edifício novo, o atual.

VaConferir

Nave principal da igreja, hoje , basicamente um museu de Arte, Cultura e muita História.

É impressionante o que a gente ver lá dentro:

Quando você entra na Basílica de Santa Cruz, nesta imponente obra de arquitetura gótica e se depara diante da sua nave principal e em todas as outras salas e galerias, com inúmeras peças de arte, pinturas, tumbas, esculturas e não bastasse, o famoso museu – Ópera de Santa Cruz – reconhecido pelas preciosas obras e esculturas importantes para a história da Cultura Fiorentina e para o povo da Toscana.

Basílica de Santa Cruz

Tumba de Leonardo Da Vinci – postagem relacionada as suas obras AQUI.

Basílica de Santa Cruz

Tumba de Galileo Galilei – Físico, Matemático e Astrônomo!

VaConferir

A tumba de Dante, considerada uma das mais visitadas em função da sua principal e famosa obra escrita: A Divina Comédia que foi dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.

VaConferir

Observe a quantidade de túmulos existente nas principais salas e galerias da Basílica de Santa Cruz. É um verdadeiro museu de história com muita arte.

É proibido ao entrar na Basílica:

Usar o telefone celular, falar alto, entrar com alimentos e bebidas, fumar, entrar com animais de estimação, fotos e filmagens é permitido, mas sem o uso do flash e, é absolutamente proibido tocar as obras de arte, pois, seguranças e autos falantes estarão ligados o tempo todo para surpreender qualquer tipo de irregularidades.

Acessibilidade:

Mesmo diante da sua construção antiga, a Basílica de Santa Cruz está toda adaptada para receber visitantes com diversos tipos de mobilidade reduzida. Encontramos as diversas entradas e bilheterias com informações para: Cadeirantes, Melhor Idade, Grupos com guias e entradas para grupos de estudantes etc.

Confira também:

  • Matéria Completa você vê no Canal do Youtube.
  • O preço do dia normal: 6 euros. Pagamos com desconto: 4 euros.
  • Endereço: Piazza Santa Croce, 16 Centro de Florença.
  • Para mais informações, vá direto no site da Basílica de Santa Cruz , AQUI.
  • Hotéis em Florença você pode reservar com o melhor preços e a garantia que só AQUI na Booking é possível encontrar e com direito a cancelamento grátis em quase todos os quartos. Como somos Afiliados, agradecemos pela comissão!
  • Conheça, Curta, Comente e Compartilhe outras viagens com as melhores Fotos e Dicas  AQUI no Instagram.

Realizar sonhos é o nosso principal objetivo.

Publicamos para ajudar a outras pessoas à viajarem também.

Viaje na Melhor Idade!

 

O post Basílica de Santa Cruz: um templo de glórias Italianas. apareceu primeiro em Vá Conferir.

]]>
https://vaconferir.com.br/basilica-de-santa-cruz-em-florenca/feed/ 4
O PORCELLINO https://vaconferir.com.br/o-porcellino/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-porcellino https://vaconferir.com.br/o-porcellino/#respond Mon, 06 Nov 2023 15:32:33 +0000 https://vaconferir.com.br/?p=28277 VÁ CONFERIR Na cidade de Florença, Itália, existe uma estátua de bronze de um porco (Porcellino) esculpida por volta de 1634 que segundo a tradição é esfregar a mão no nariz (focinho) para dar sorte e a pessoa voltar a Florença, eu já voltei três vezes. Tem gente que chega a rezar. Turista gosta mesmo […]

O post O PORCELLINO apareceu primeiro em Vá Conferir.

]]>
VÁ CONFERIR

Na cidade de Florença, Itália, existe uma estátua de bronze de um porco (Porcellino) esculpida por volta de 1634 que segundo a tradição é esfregar a mão no nariz (focinho) para dar sorte e a pessoa voltar a Florença, eu já voltei três vezes. Tem gente que chega a rezar. Turista gosta mesmo de fila, eu mesmo entrei duas vezes para ser fotografado. Tem outros que fica conferindo se a foto ficou boa e a fila esperando…

Endereço: fica no famoso Mercatto Nuovo de Florença no centro da cidade.

Agora, se você não for, envie para um amigo ou grupo, quem sabe se alguém vai lá deixar uma moedinha na fonte do Porcellino!.

Pesquise aqui onde ficar hospedado: 

https://www.booking.com/searchresults.en.html?city=-117543&aid=354450&no_rooms=1&group_adults=2

Seja curioso:

https://www.youtube.com/channel/UCMd9dSctl5KxTg32Ily-OAQ

Obrigado e volte sempre.

Boa viagem.

 

O post O PORCELLINO apareceu primeiro em Vá Conferir.

]]>
https://vaconferir.com.br/o-porcellino/feed/ 0
Florença: O David de Michelangelo na Piazza della Signoria. https://vaconferir.com.br/florenca-o-david-de-michelangelo-na-piazza-della-signoria/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=florenca-o-david-de-michelangelo-na-piazza-della-signoria https://vaconferir.com.br/florenca-o-david-de-michelangelo-na-piazza-della-signoria/#respond Sun, 14 Mar 2021 04:04:52 +0000 https://vaconferir.com.br/?p=26567 A Praça é praticamente um museu a céu aberto. O Monumento. O Davi de Michelangelo, a escultura mais importante exposta na Praça Della Signoria. Com um pouco mais de 5 metros de altura, feita de puro mármore, Michelangelo esculpiu um herói bíblico com um realismo anatômico perfeito. A escultura foi colocada em frente ao Palazzo […]

O post Florença: O David de Michelangelo na Piazza della Signoria. apareceu primeiro em Vá Conferir.

]]>
A Praça é praticamente um museu a céu aberto.

O Monumento.

O Davi de Michelangelo, a escultura mais importante exposta na Praça Della Signoria. Com um pouco mais de 5 metros de altura, feita de puro mármore, Michelangelo esculpiu um herói bíblico com um realismo anatômico perfeito. A escultura foi colocada em frente ao Palazzo Della Signoria, sede do governo de Florença, no ano de 1504.

A escultura mais fotografada da Praça Della Signoria!

A tensão e a energia que vemos em detalhes com uma expressão intensa nos olhos, uma contração precisa dos músculos mostrando suas veias em relevo e dando a sensação que o sangue ainda corria. Definitivamente, o David de Michelangelo é uma obra-prima da história da arte florentina e uma das obras mais famosas do mundo.

Uma terceira escultura de David, encontramos na Piazzale Michelangelo, também considerada como sendo uma cópia perfeita.

Curiosidade.

Descobrimos que existem três esculturas do David de Michelangelo na cidade de Florença, a original na Galeria da Academia de Belas Artes, uma segunda cópia aqui na Piazza Della Signoria e a terceira cópia está no centro da Piazzale Michelangelo

Localização.

Essas importantes esculturas do Renascimento Italiano, feita por Michelangelo, encontra-se na Piazza Della Signoria, bem na frente do Palazzo Vecchio, no centro da cidade e a outra na Piazzale Michelangelo situada numa colina com vista para a cidade.

Confira também.

Conheça o Monumento a Vittorio Emanuel em Milão.

Siga a gente no Instagram.

Postamos nossas viagens para ajudar a outras pessoas a viajarem também.

“Realizar sonhos é o nosso principal objetivo”

Viaje na Melhor Idade!

O post Florença: O David de Michelangelo na Piazza della Signoria. apareceu primeiro em Vá Conferir.

]]>
https://vaconferir.com.br/florenca-o-david-de-michelangelo-na-piazza-della-signoria/feed/ 0
De Florença para Veneza de trem em alta velocidade https://vaconferir.com.br/de-florenca-para-veneza-de-trem/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=de-florenca-para-veneza-de-trem Tue, 19 Mar 2019 18:04:28 +0000 http://vaconferir.com.br/?p=8021 A viagem de Florença para Veneza: Fomos dormir com as malas já trancadas com cadeados e com os lacres da SealBag para mais segurança e a gente poder viajar com mais tranquilidade e conforto. Dia seguinte, após o café da manhã no Hotel Bigallo, arrastamos nossas malas até a Estação Central de Florença, Estação de Santa […]

O post De Florença para Veneza de trem em alta velocidade apareceu primeiro em Vá Conferir.

]]>
A viagem de Florença para Veneza:

Fomos dormir com as malas já trancadas com cadeados e com os lacres da SealBag para mais segurança e a gente poder viajar com mais tranquilidade e conforto. Dia seguinte, após o café da manhã no Hotel Bigallo, arrastamos nossas malas até a Estação Central de Florença, Estação de Santa Maria Novella (pertinho, umas três quadras), chegamos mais cedo alguns minutinhos para checar ou validar nossos bilhetes num daqueles guichês, já que haviam sido comprados pela internet diretamente no site da RailEuropa  ainda no Brasil.

Trem ITALO: O tempo médio de viagem entre Florença e Veneza é de 2h03m. O primeiro trem parte de Florença às 08:30, e o último às 21:30. Por dia, circulam em média 17 trens entre Florença e Veneza, saindo aproximadamente a cada 1h16 minutos.

Para quem não sabe, a estação de trem em Florença, fica basicamente no centro da cidade, umas três quadras da praça da Catedral.

De Florença para Veneza, o trem gastou apenas 2horas 3minutos, sem nenhuma complicação, nada de correria ou desinformação.

É bom ficar atento:

Seja pontual, não durma no ponto, os trens não atrasam, observe nos painéis luminosos da sua plataforma de embarque, o horário do seu trem, ele parte exatamente dentro do horário que está marcado no seu bilhete e nos painéis informativos das estações.

Aviso: se cochilar, perde o trem…eles são pontuais e não esperam nenhum segundo!

Com sua bagagem:

Para quem for da Melhor Idade, nossa dica é que leve somente uma mala por pessoa, preferencialmente de rodinhas e com pouco peso, já que o próprio passageiro é o único responsável pela sua bagagem, tanto para entrar no vagão, para guardar no bagageiro que fica acima do seu assento ou noutro lugar apropriado (cada trem tem seu layout próprio).

A bagagem de mão não precisa ficar no colo ou em cima das mesas de apoio: há espaço para guardá-las no bagageiro acima do seu assento.

Ficamos três dias em Florença:

Catedral de Florença, imagem vista do hotel que ficamos hospedados. Uma excelente localização para quem é da Melhor Idade, já que ali, se encontram boas opções de passeios públicos, perto dos principais pontos turísticos, bons restaurantes e por ser tradição, a SÉ, local de encontro.

O que visitar em Florença:

Nesses quatros dias andando a pé pelas ruas e praças de Florença, damos por satisfeito diante dos principais pontos turísticos que visitamos: Além da Catedral DUOMO, claro; Praça Del Signoria com o Palácio Vecchio e na sua esplanada, a Fonte de Netuno e as diversas outras esculturas com destaque para a estátua de Cosino I; A famosa Ponte Vecchio de 1345, Também, visitamos a  Basílica de Santa Cruz Museu Del Opera de Santa Croce; o fantástico Palácio Pitti com seus diversos museus no mesmo prédio; e o Museu de Leonardo da Vinci entre outros. Vale a pena você conhecer a cidade de Florença!

3 - Paláciio Pitti

Palácio Pitti: aqui entramos numa fonte infinita de conhecimento e beleza que jamais imaginávamos encontrar dentro desse gigantesco prédio, vários museus na mesma edificação. Só tivemos tempo para visitar quatro museus. Recomendamos!

4 - Fonte de Netune

Fonte de Netune – uma entra tantas atração da Praça Del Signória – um excelente local para novos conhecimentos e tirar fotos junto as outras diversas esculturas espalhadas pela esplanada do Palácio Vecchio.

Chegamos em Veneza:

Ficamos no Hotel Tritone na cidade de Mestre, muito bom, pessoal foi bem receptivo, excelente localização, vizinho a Estação Ferroviária, isso facilitou muito já que a nossa próxima viagem foi programada para saída dessa estação com destino a cidade de Milão e também, os melhores preços e outras conveniências, mas, se você preferir outro hotel, pesquise aqui: Dicas de hotéis em Veneza.

Ficamos três dias em Veneza:

Tempo suficiente para visitar suas principais atrações turísticas, mesmo aquelas que conhecidas em viagens anteriores, novas descoberto sempre serão bem vindas e são tantas que é quase impossível conhecer tudo em pouco tempo. Entre novas descobertas, duas foram muito importantes para contar e mostrar aqui como incentivo para você também vivenciar;

O Grande Canal de Veneza.

Andar de Vaporetto pelo Grande Canal de Veneza foi sensacional, deu para conhecer basicamente todas as belezas e encantos de Veneza que ficam as margens do canal, o maior de todos, pois, atravessas toda a cidade de ponta a ponta.

A Ponte dos Suspiros.

Outro grande momento, foi descobrir o porquê do nome da Ponte dos Suspiros, local bastante apreciados pelos turistas, principalmente, para tirar fotos e que quase ninguém sabe o significado do nome Ponte dos Suspiros.

Curtam e compartilhem nossas páginas:

  • No Facebook você ver fotos e vídeos mostrando outras viagens.
  • No Instagram você confere fotos com mais de Duas Mil Dicas de outras viagens.
  • No Twitter você encontra links com resumo de diversas viagens.

Outras viagens de Trem:

Nosso slogan:

“Viajar é a maior clínica médica do mundo, é o melhor remédio que existe para a Melhor Idade”

Boa Viagem: Walter e Lucineide

O post De Florença para Veneza de trem em alta velocidade apareceu primeiro em Vá Conferir.

]]>
Palácio Pitti: um incrível mundo de arte, história e cultura Florentina. https://vaconferir.com.br/palacio-pitti-um-incrivel-mundo-de-arte-historia-e-cultura-florentina/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=palacio-pitti-um-incrivel-mundo-de-arte-historia-e-cultura-florentina https://vaconferir.com.br/palacio-pitti-um-incrivel-mundo-de-arte-historia-e-cultura-florentina/#comments Fri, 08 May 2015 13:51:35 +0000 http://vaconferir.com.br/?p=7825 Foi uma pequena viagem quase sem destino que fizemos a pé, saindo da Ponte Vecchio seguindo em direção a um palácio até então desconhecido para nós, que se transformou numa grande viagem, ali estávamos entrando numa fonte infinita de conhecimento e beleza que jamais imaginávamos encontrar dentro daquele gigantesco prédio, vários museus dentro de uma […]

O post Palácio Pitti: um incrível mundo de arte, história e cultura Florentina. apareceu primeiro em Vá Conferir.

]]>
Foi uma pequena viagem quase sem destino que fizemos a pé, saindo da Ponte Vecchio seguindo em direção a um palácio até então desconhecido para nós, que se transformou numa grande viagem, ali estávamos entrando numa fonte infinita de conhecimento e beleza que jamais imaginávamos encontrar dentro daquele gigantesco prédio, vários museus dentro de uma mesma edificação. Tudo foi muito surpreendente, a começar quando chegamos à praça e tiramos a nossa primeira foto com direito ao fundo, a fachada daquele elegante prédio chamado de Palácio Pitti. Na sua esplanada, a gente fica até rejuvenescido ao ver tantos jovens sentados em bancos ou mesmo no chão, estudando, conversando, namorando….diferentemente, daquilo que estamos habituados a ver pela impressa falada e escrita, os escândalos nas escolas e universidades brasileiras.

Palácio Pitti

Fachada principal do Palácio Pitti e sua esplanada (praça frontal) lotada de estudantes e turistas sentados, deitados, namorando, estudando etc.

Entramos na fila para comprar nosso ingresso e como sempre, apresentei as nossas identidades de Melhor Idade e recebemos os dois bilhetes com um pequeno desconto e o sinal que podíamos entrar.

O que vimos lá dentro do Palácio Pitti é impressionante:

Já dentro do Palácio Pitti, de posse de um folheto e numa leitura rápida, deu para perceber que tudo aquilo ali, havia começado em 1464 quando deu inicio a sua primeira construção, das muitas outras que se seguiram até encostar-se ao século dezenove, o Palácio Pitti foi residência de muitas famílias de Reis e Grão-Duques da Toscana entre tantos outros que foram se acomodando, reformando, construindo novas salas e aposentos, jardins, fontes e tudo de conformidade com a época e as necessidades de cada família.

Assim como em outros museus, no Palácio Pitti, fomos entrando devagarinho, sem pressa, tentando interpretar cada cenário ao nosso olhar e imaginação e uma foto aqui outra ali e quando na dúvida, perguntávamos se podíamos ou não fotografar e assim, iniciamos nosso tour pelas salas dos TRAJES, onde demoramos um pouco mais em função do encantamento da minha Mulher e assim, fomos até o ultimo pavilhão do Palácio, onde foi possível perceber que acabávamos de visitar 04 (quatro) grandes museus: Museu do traje, Museu da prata, Galeria Palatina, Museu de Arte Moderna e os aposentos dos Reis.

Palácio Pitti

Galeria dos Trajes – uma das vitrines com roupas da época.

Na metade do caminho, percebemos que ainda tinha outros imensos pavilhões para serem visitados e tivemos que mudar a rota para conhecer os Jardins de Boboli. Olha, foi outro encantamento, praças, jardins, fontes, estátuas e outros monumentos que a vista podia alcançar.

Palácio Pitti

Palácio Pitti e seu imenso Jardim Bocoli.

Com as energias reforçadas, voltamos para dentro do Palácio Pitti e aí, a ficha caiu: gente, a coisa é muito maior do que estávamos imaginando na entrada. Sinceramente, não deu tempo a visitar tudo. Nós vamos um dia voltar e aí concluiremos nosso tour por esse incrível e inesquecível Palácio Pitti.

Um resumo de tudo que visitamos:

Museu do traje:

Em um dos pavilhões do Palácio Pitti que tem vista para os Jardins Boboli, está o Museu do Traje, ocupando várias salas com diversas peças de vestuário e acessórios de moda do século 18 até a presente data. Parte do mobiliário e a decoração interior foram deixadas pelos antigos moradores. A coleção completa inclui vestidos do tempo da corte, alta costura e também, trajes de teatros e do cinema.

Palácio Pitti

Na galeria dos Trajes, encontramos essa elegante e glamorosa sala com peças de confecções de sua época.

Museu da Prata:

Conhecido como sendo o Museu da família Médici ou ainda, Tesouraria dos Médici, uma das primeiras e tradicionais famílias que residiram no Palácio Pitti.

Localizado no primeiro andar do Palácio, ocupando várias salas, ficamos apaixonados pela quantidade de Joias e obras de arte sacra, cristais, prata e muitas outras peças ricamente decoradas.

Palácio Pitti

No Palácio Pitti: Um pequeno exemplo daquilo que vimos na Galeria da Prata.

Galeria Palatina:

Segundo informações do Palácio Pitti, a Galeria Palatina, situada no primeiro andar é, talvez, a mais famosa das galerias, com um grande conjunto de mais de 500 importantes obras de pintores da Renascença, as quais faziam parte das coleções privadas dos Médici e dos seus sucessores. Portanto, é uma das mais importantes coleções italianas de arte dos séculos dezesseis e dezessete e na sua maioria, quadros que pertenciam à família dos Médici.

Palácio Pitti

No Palácio Pitti: Um entre vários quadros que encontramos na Galeria Palatina.

Museu de Arte Moderna:

A Galeria de Arte Moderna do Palácio Pitti está localizada no 2º piso do prédio, oferecendo aos visitantes uma linda vista dos Jardins Boboli.

As salas do Museu de Arte Moderna, repleta com obras do século dezoito até o final do século dezenove, todas provenientes de grandes nomes da pintura italiana, hoje, enriquecida por inúmeras coleções públicas e privadas.

Não tivemos o privilégio de conhecer os aposentos de uma das Duquesas que ali morou, pois, estava fechado e não tínhamos permissão para entrar.

Palácio Pitti

Palácio Pitti: na galeria de Arte Moderna, o quadro de tão bonito que fizemos questão de sair na foto.

Museu dos Coches:

Deixamos de visitar, pois era impossível ver tudo no mesmo dia. Idoso cansa rápido!

Fica a dica:

O Museu dos Coches está situado no piso térreo do palácio, exibe carruagens e outros transportes usados pela corte grã-ducal, principalmente nos séculos 18 até o século 19.

Outras informações:

  • Endereço do Palácio pitti: Praça de Pitti, nº 1 – Florença.
  • Site de busca sobre o Palácio Pitti: Aqui
  • Outro site com informações do Palácio Pitti – Aqui.
  • Em Florença, reserve já o seu hotel e garanta os melhores preços clicando  AQUI. 

Leia também:

  • Basílica de Santa Cruz – Aqui.
  • Museu de Leonardo Da Vince – Aqui.
  • Veja outras fotos que tiramos durante nossa visita ao Palácio Pitti Aqui.

O post Palácio Pitti: um incrível mundo de arte, história e cultura Florentina. apareceu primeiro em Vá Conferir.

]]>
https://vaconferir.com.br/palacio-pitti-um-incrivel-mundo-de-arte-historia-e-cultura-florentina/feed/ 1
LEONARDO DA VINCI: vida e obras eternamente https://vaconferir.com.br/leonardo-da-vinci-vida-e-obras-eternamente/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=leonardo-da-vinci-vida-e-obras-eternamente https://vaconferir.com.br/leonardo-da-vinci-vida-e-obras-eternamente/#comments Sun, 12 Apr 2015 03:42:31 +0000 http://vaconferir.com.br/?p=7749 Leonardo da Vinci, sua vida e suas obras, encontramos num pequeno museu localizado no coração da cidade de Florença, basicamente a duas quadras da catedral Santa Maria del Fiore. Foi ao acaso nossa visita, pois, estávamos vindos de outro ponto turístico da cidade, quando avistamos o Museu de Leonardo da Vinci, e como somos piolho […]

O post LEONARDO DA VINCI: vida e obras eternamente apareceu primeiro em Vá Conferir.

]]>
Leonardo da Vinci, sua vida e suas obras, encontramos num pequeno museu localizado no coração da cidade de Florença, basicamente a duas quadras da catedral Santa Maria del Fiore. Foi ao acaso nossa visita, pois, estávamos vindos de outro ponto turístico da cidade, quando avistamos o Museu de Leonardo da Vinci, e como somos piolho de museus, já entramos e encontramos o salão de exposição com as diversas obras do universalmente reconhecido como um gênio em todo o mundo, Leonardo da Vinci.

Leonardo da Vinci

Fachada do Prédio do Museu – Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci

Uma de suas obras exposta no Museu em Florença.

Eu não sabia que Leonardo da Vinci era um inventor:

O que é bacana nisso tudo, é que a gente não sabia que o Leonardo da Vinci era extraordinariamente um inventor de diversos tipos de máquinas de impactos no mundo da engenharia civil, tais como os “guindaste do Brunelleschi” e as “máquinas voadoras” e as “maquinas de guerra” como o Grande Tanque. Além de seus projetos de engenharia, mais a frente, num espaço único, estão as reproduções de suas pinturas mais importantes, incluindo a Última Ceia, a Mona Lisa e da Anunciação. Uma ótima oportunidade para admirá-los todos juntos e compará-los!

Leonardo da Vinci

O Relógio – invenção de Leonardo da Vinci

Para quem tem disponibilidade de tempo e para uma melhor compreensão do funcionamento das máquinas ali expostas, um equipamento de multimídia sempre ao alcance dos visitantes.

Quem foi Leonardo da Vinci?

Falando seriamente, foi nesse museu que descobrimos quem foi Leonardo da Vinci e tudo sobre sua vida e obras deixadas para a humanidade eternamente

  • 1452 – Leonardo da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452, em Anchiano, um lugar no campo da Vinci, uma pequena cidade perto de Florença, filho do notário Senhor Piero da Vinci e Senhora Catarina;
  • 1466 – mudou-se para Florença com seu pai;
  • 1469 – começou a trabalhar como aprendiz na oficina do grande mestre Verrocchio;
  • 1471 – trabalha em conjunto com Verrocchio na pintura “O Batismo de Cristo” percebendo a cabeça de um anjo;
  • 1472 – é registrado para a Sociedade dos pintores de São Lucas, e começou sua carreira artística de forma independente;
  • 1481 – trabalha no retábulo “Adoração dos Magos”, na Igreja de San Donato em Scopeto; uma obra de arte que permanece inacabada;
  • 1482 – foi contratado pelo senhor da cidade de Milão para trabalhar para o Duque Ludovico il Moro, onde veio dedicar-se aos estudos em engenharia e arquitetura, pintura e desenho;
  • 1489 – projetou o bronze monumental “estátua equestre”;
  • 1490 – trabalhou na pintura conhecida como “A Dama com Arminho”, que era o retrato de Cecilia Gallerani, amante de Ludovico il Moro;
  • 1490 – 1497 – trabalhou em “A Última Ceia”, que foi uma pintura na parede e não um afresco, porque ele não usou a técnica tradicional de afresco, mas sua técnica tradicional de pintura na prancha;
  • 1503 – Já em Florença, Leonardo da Vinci começou a trabalhar com a pintura da “Mona Lisa”, hoje, no Museu do Louvre em Paris, a Mona Lisa é a obra de arte mais visitada do mundo;
  • 1513 – mudou-se para Roma e no Vaticano trabalhou para Giuliano de ‘Medici;
  • 1516 – mudou-se para a França e foi trabalhar para o Rei Francisco I.
  • 1519 – Leonardo da Vinci morreu no dia 2 de Maio, em Amboise, deixando todos os seus manuscritos ao seu discípulo Francesco Melzi, e as pinturas para o outro discípulo Salai.

Observação: Todos os espaços do Museu, estão adequados para pessoas da Melhor Idade e mobilidade reduzida!

Para mais informações, consulte o site do Museu Leonardo da Vinci de Florença – aqui.

Em Florença, nós ficamos no Hotel Bigallo, bem no centrinho, ao lado da Catedral de Santa Maria de Fiore, boa localização e com um excelente custo x benefício. Você pode pesquisar outros hotéis em Florença pelo Booking diretamente pelo nosso site (afiliado), ficamos agradecido pela comissão!

Leia também:

O Palácio Pitti com diversos museus no mesmo prédio.

A tumba de Leonardo Da Vinci na Basílica de Santa Cruz.

Boa viagem

O post LEONARDO DA VINCI: vida e obras eternamente apareceu primeiro em Vá Conferir.

]]>
https://vaconferir.com.br/leonardo-da-vinci-vida-e-obras-eternamente/feed/ 2