O ritual dos casais prenderem cadeados nos gradis de Pontes ou em locais públicos, em sinal de um “Amor Eterno”, “Amor Inseparável” e jogar as chaves nas águas do Rio, em Paris, Roma, Praga, Montevidéu, Florença entre outras, essa moda está chamando atenção das autoridades a exemplo de Paris, que começou a remover todos os cadeados colocados nas principais ponte sobre o Rio Sena. Esse decisão foi tomada pela prefeitura de Paris com o apoio da Câmara dos Vereadores, e leva em consideração razões de estética e o risco de destruição do patrimônio histórico de algumas pontes, como é o caso das Pontes Archevêché e a Ponte das Artes.
Você acha que com a nossa Idade estamos fora da brincadeira? que nada, nós já fechamos cadeados em diversos lugares do mundo e pelo jeito, vamos continuar e nada dessa de jogar as chaves fora para selar um “Amor Eterno”, “Amor Inseparável” nós, guardamos as chaves pedindo para voltar noutro momento e poder visitar o cadeado se ainda estiver por lá.
Cadeado todo mundo sabe que é uma fechadura portátil, cujo aro, móvel, se introduz em duas argolas fixas às peças que se quer unir ou fechar. Assim como em diversas cidades do mundo, aqui em Paris, as pessoas prendem seus cadeados nos gradis dessas pontes e jogam as chaves nas águas do Rio em sinal de um AMOR ETERNO (inseparável).
Para não ficarmos fora da brincadeira, fomos numa lojinha ao lado, compramos um cadeado, escrevemos nossos nomes e, travamos o cadeado numa das grades da ponte. Sabe o que fizemos com o par de chaves? Nada de jogar nas águas do Rio em prova de um “Amor Eterno”, nada disso, guardamos em nossas malas com a promessa de voltarmos ao local, abrir o cadeado e levá-lo para outro destino. Já temos cadeados em Florença-Itália, Montevidéu no Uruguaio, Santiago-Chile e Gramado-Brasil. Agora, vamos planejar para uma visita e ver se ainda estão em condições de uso e viajar.
Aqui, o romantismo é geral, a começar pelo nome da ponte “Artes”. Um excelente local para passear, namorar, jogar conversa fora, ler um bom livro, estudar, curtir os barcos lotados de turistas passando em baixo da ponte e até, colocar um cadeado em prova do seu “Amor Eterno”.
São inúmeros tipos de cadeados agarrados nos gradis da ponte, entre eles, cadeados românticos, em forma de coração, com dedicação, jovens, em pares, de idosos e até corrente da moto e da bicicleta amada que já não existe mais.
Em Montevidéu, não encontramos pontes dos cadeados, apenas, localizamos na Avenida de Julho, bem no centrinho da cidade, um local apropriado com grades para os apaixonados colocarem seus cadeados, foi o que fizemos, colocamos nosso cadeado e deu sorte, já visitamos a cidade duas vezes e o nosso cadeado tá lá firme e forte.
Gramado não tem pontes dos cadeados, mas, ao lado da Igreja Matriz de São Pedro, já temos nosso cadeado lá e não temos dúvidas, vamos voltar, pois, essa fonte tem uma placa que diz: Sempre que voltar a Gramado, volte no Boulevard São Pedro e renove seus votos de Amor Eterno, seja ele: por Gramado, pelo seu time, seus filhos, netos, amigos, seus pais, namorado (a), companheiro (a) e ame infinitamente para sempre!
Em Florença, não existe uma Ponte dos Cadeados, mas, encontramos o local dos apaixonados colocarem seus cadeados. Apenas, em algumas grades as margens do Rio Arno e na famosa Ponte Vecchio, encontramos um monte de cadeados numa lateral da ponte e de difícil acesso.
Encontrei pontes assim também em Roma. Além de interessantes, são ótimos pontos turísticos para quem tem um tempinho a mais nessas cidades.
Olá Rafael, tem também em Florença, Londres, Montevidéu e Roma, essas são as que deixamos cadeados e se tem outras cidades, não sabemos. Obrigado pelo comentário.
Em Praga tb tem: http://www.canallondres.tv/Canallondres-Videos-de-Roteiros-Turisticos-Europeus-Praga_Clarisse.html Silvino
Em Praga também tem: http://www.canallondres.tv/Canallondres-Videos-de-Roteiros-Turisticos-Europeus-Praga_Clarisse.html
Olá Silvino Ferreira Jr, boa noite e com nossos pedidos de desculpas pela demora desta resposta. Ficamos muito felizes pela matéria onde é citado a Brasileira Claisse, a quem enviamos um abraço e dizer que já estivemos em Praga e foi muito corrido, só deu tempo para visitar oa principais pontos da região antiga da cidade. O estreito canal onde estão os cadeados dos apaixonados e o muro John Lennon, infelizmente não foi possível, talvés, na nossa próxima ida e com a ajuda de Clarisse, quem sabe, iremos com o nosso cadeado e chamaremos o Canallondres.tv para conferir. Abraços
Walter e Lucineide, bonito esse amor de vocês e brilhante a ideia de levar a chave do cadeado como testemunho de uma nova volta, diferentemente, dos que se dizem apaixonados e jogam as chaves nas profundezas do rio na esperança de eternizar um amor que em muitos casos, ainda nem começou.
Parabéns por serem eternos namorados.
ANJO E DOCE MISTERIO: Aqui em SP tamnbem tem esta lá no portao 9 do parque do ibirapuera esta na grade bem proximo a travessia do farol…. joguei as chaves no lago ontem no dia dos namorados 12/06/2012
A histório desse casal está muito bonita e dou meus parabéns pela brilhante iniciativa e ideia em trazer na bagagem as chaves do cadeado, só tenho a lamentar que vocês esqueceram a chave e a essas horas do campeonato é bem provável que alguém tenha tirado e jogada nas águas do Rio. Felicidades para o casal e parabés pelas belas fotos e grandes viagens.
Obrigado pelo comentário e por ter percebido o detalhe da chave no cadeado. Tiramos essa foto, guardamos as chaves e em breve vamos retirá-lo e levá-lo para outra missão.
[…] Paris espetacular: http://vaconferir.com.br/?p=1060 […]