Bratislava:
Faz tempo, foi em 2009 que estive na cidade de Bratislava, a capital da Eslováquia. A cidade é linda, construções medievais, vida noturna agitada e museus de renome internacional e bem fácil de passear pelos principais pontos turísticos.
O que mais me chamou atenção, foi que o atrativo mais popular da cidade, são as estátuas de bronze em tamanho natural espalhadas pela cidade que reproduzem ações cotidianas com lindas histórias e que encantam a todos.
As estátuas:
Essas estátuas estão espalhadas entre ruas estreitas do belo centro histórico, região conhecida pelas construções de monumentos históricos; são obras que homenageiam personagens como fotógrafo, soldado e até um trabalhador que emerge do subterrâneo da cidade.
Estátua do soldado de Napoleão: conta os guias, que esse soldado se apaixonou por uma jovem da cidade e abandonou o exército para ficar na cidade, ou seja, ela foi a razão da sua decisão de ficar.
Outra que achei bacana foi de um artista de rua imitando uma dessas figuras marcantes da cidade, uma espécie de trabalhador numa tampa de tubulação de água ou de esgoto de rua. Para entender melhor, veja as duas fotos na sequência:
O artista real fazendo uma imitação da de bronze – O Observador que está ao seu lado!
O Observador. Conta a lenda que tocando na cabeço dele, você poderá ter um desejo realizado. Eu fiz e até agora não realizei a volta a essa encantadora cidade.
O Homem do Chapéu eu encontrei na porta do restaurante que almoçamos e como era no horário de almoço, encontrei dificuldade para tirar essa foto ao lado dele.
Seu nome é Náci., ele teria vivido em Bratislava no início do século 20 e, segundo informações colhidas no local, ele era doente mental que caminhava pela cidade sempre com trajes elegantes e saudava todos com seu chapéu, assim como a foto.
Lugares bacanas de Bratislava:
O Castelo de Bratislava, localizado no topo de uma colina, onde a gente tem o privilégio de ver o Rio Danúbio passando ao lado e também, as melhores vistas da região central da cidade.
O Castelo é bonito mas, não entrei por falta de algumas informações sobre seu acervo etc. Foi melhor ficar num mirante que tem ao lado com belas imagens do Rio Danúbio e da cidade de Bratislava.
Na imagem, a Ponte Nova sobre o Rio Danúbio. Observe que ela tem como atração, o mirante em forma de um disco voador, construído sobre seus pilares de sustentação. Fomos informados de que é um Restaurante.
Daqui do mirante que fica na praça do Castelo, as imagens que a gente ver do Rio Danúbio e região, são espetaculares.
Centro de Bratislava:
Meio de transporte público da cidade simples mas de boa qualidade!
Passear pelo centro histórico da cidade foi um achado, suas praças ajardinadas e as fontes são espetáculos para os olhos dos visitantes.
Seu nome eu tive que soletrar, é HVIEZDOSLAV’S , o poeta mais importante de Eslováquia. Observe que coincidência na hora da foto, um pombo sentou na cabeça da estátua….momento raro!
Outro momento bacana foi passear ao lado dessa belíssima fonte.
Na praça central, observe a padronização das lojinhas que vendem todo tipo de artesanato e souvenir. Eu comprei algumas lembrancinhas para nossa Árvore de Natal num desses lindos quiosques.
Sino natalino que comprei para a nossa Árvore de Natal. É muito bem trabalhado e bonito.
Também, este faz parte do aceso da nossa Árvore de Natal.
Confira também:
Budapeste: passeio de barco pelo Rio Danúbio
Viena: O que mais gostei em apenas dois dias
Berlim e suas atrações turísticas.
Realizar sonhos é o nosso objetivo.
Viaje na Melhor Idade!
Deixe um comentário