Basílica do Sagrado Coração de Montmartre:
Este Monumento, está localizado no topo da Colina de Montmartre, um dos lugares mais belos e imponentes de Paris.
Daqui de cima se tem belas vistas da cidade de Paris.
Além da imagem panorâmica que se ver de Paris, é possível avistar alguns dos principais monumentos da cidade.
A Basílica de Sacré Coeur se destaca por ter sido construída num bairro onde a cultura, a boemia artística, intelectuais e pintores se sobressaem e que já virou símbolo da cidade, configurando como um dos pontos mais visitados de Paris.
Sobre o Monumento:
- Construída toda em mármore com tonalidade branca, o que lhe proporciona uma visibilidade única e linda, tanto por fora como por dentro.
- Tem o formato de uma cruz Grega com quatro cúpulas nas extremidades.
- O Domo central tem 83 metros de altura e para subir, você precisa escalar 300 degraus e sem elevador.
- Seu Campanário não é acessível, ele abriga 03 sinos, o maior deles é considerado o sino mais pesado do mundo, com 19 toneladas, foi preciso 28 cavalos puxando para subir a colina e chegar até o pé do Campanário.
- Para sustentação do monumento, tiveram que construir 83 pilares de 33 metros de profundidade até encontrar a rocha.
- Ao entrarmos na Basílica, nossos olhos são atraídos pelo grande mosaico do Coro, que está no Altar, com 475 M², é um dos maiores do mundo. Ele representa Cristo Ressuscitado vestido de branco com os braços abertos para mostrar um coração de Ouro no peito. Saiba mais sobre o Mosaico do Cristo clicando AQUI.
- Na foto acima, observe na placa do discurso que o Santo Papa João Paulo II em sua visita em 1980 e ao sair disse: “confesso que esta visita é um momento privilegiado para mim e para toda a minha vida”.
- Numa das fachadas do prédio com frente para Paris, observe a imagem de Cristo “Sagrado Coração de Jesus” e duas belas estátuas montadas em seus cavalos, Joana D´arc e São Luís, figuras ilustres da época que receberam homenagens.
Nesta imagem feita de perfil dar para ver melhor os dois cavalos com Joana D´arc e São Luís!
Como chegar na Basílica:
- De metrô, foi o caminho mais fácil que encontramos, rápido, barato e seguro.
- Pegamos o metrô linha 02 e descemos na estação que fica no pé da colina de Montmartre.
- Para subir, existem duas opções:
- Uma dessas opções é para as pessoas com dificuldade de locomoção ou idosos, que é a melhor opção, o Funiculaire (uma espécie de bondinho elétrico que leva os passageiros até o topo da colina onde está a Basílica);
Como pode ver na foto, ao lado do Funicular existe uma bilheteria de venda de ticket. Não é caro, vale pagar.
- Outra opção, é topar subir as escadarias com seus 270 degraus que ficam lotados pelos visitantes contemplando Paris.
Preste atenção no centro da foto para ver um casal de noivos se beijando e lógico, sendo fotografado e aplaudido pelas pessoas presentes nas escadarias…
Horário de funcionamento da Basílica:
- A Basílica está aberta todos os dias a partir das 6h.
- A Basílica de Montmartre não é um museu, é uma casa de oração.
Visitantes:
Com mais de 11 milhões de visitantes por ano, a Basílica do Sagrado Coração de Montmartre é o segundo lugar mais visitado de Paris (depois da Catedral de Notre-Dame), sendo a própria cidade de Paris a mais turística do mundo…
Eu não sabia:
Mais de 100 mil igrejas e santuários ao redor do mundo estão afiliados à Basílica de Montmartre e permanecem em comunhão de oração com a contínua adoração eucarística dia e noite, que irradia de Montmartre no mundo inteiro.
No entorno da Basílica:
- Não deixe de visitar o entorno da Basílica, são muitas atrações, bares, restaurantes, ateliê, lojinhas para compras e muitos artistas…
Nas pequenas ruelas ao lado da Basílica, existem inúmeras lojas de Suvenires e atelieres bacaninhas para o turista se encantar….
Bares e Restaurantes são encontrados na região para todos os tipos de bolsos.
Outras Dicas:
Outros Monumentos para você visitar:
“Viajar é a maior clínica médica do mundo, é o melhor remédio que existe para a Melhor Idade”
“Realizar sonhos é o nosso principal objetivo”.
Viaje na Melhor Idade!
Estive agora em outubro em Paris e visitei novamente a Sacre Coeur. É exatamente como vcs falaram. Dessa vez para entrar tinha uma grande fila por causa da revista em todas as bolsas/sacolas[perigo atentados]. A vista lá das escadarias é muito legal.