Usina Hidrelétrica de Itaipu

 

Foz do Iguaçu – Paraná.

Nossa curiosidade em conhecer por dentro e ver uma turbina de 700 megawattes em pleno funcionamento, foi um dos motivos que compramos um pacote chamado de Circuito Especial, que permitiu a gente conhecer a usina por fora e por dentro, ver e fotografar toda a estrutura da maior geradora de energia limpa e renovável do mundo.

Itaipu

Todo o trajeto foi feito em ônibus especial, com direito a um guia explicando todos os pontos visitados e que duraram aproximadamente 3 h e 30 m e ainda, por sermos da Melhor Idade, pagamos ingresso com 50% de desconto, ou seja, 28 reais por pessoa, já que o preço normal é de 56 reais.

Complexo da Usina Hidrelétrica de Itaipu

Nosso passeio teve inicio no centro de recepção de visitantes, onde assistimos a uma pequena projeção que mostra em detalhes desde a construção da usina em 1974 até o ano de 1984 quando entrou em operação a primeira das 20 unidades geradoras do projeto. De ônibus, seguimos para uma parada no mirante do vertedouro, um local muito especial, onde podemos apreciar as águas descendo os vertedores: daqui se ver na sua totalidade a imponente barragem de concreto com oito quilômetros de extensão e a noite, tivemos o prazer de voltar ao local para assistir a um show de luzes em diversas cores mostrando toda a estrutura da barragem.

A noite, o acender das luzes é um show de cores e belezas que impressiona os visitantes.

Mais a frente, o ônibus sobe para a parte superior da barragem e a vista agora é invertida em relação a anterior, estamos acima dos geradores e com duas vistas panorâmicas que encantam a todos, de um lado, o reservatório d’água que se estende até o horizonte e do outro, o paredão de concreto visto de cima e a formação do Rio após as águas passarem pelas turbinas e produzirem energia. Após descermos para o interior da usina é chegada o momento especial do passeio, conhecer e ver de bem pertinho, o eixo de uma turbina em pleno funcionamento. Ficamos parados e perplexos com a grandiosidade da engenharia e da tecnologia empregada naquela monumental turbina e ao mesmo tempo, imaginarmos que são vinte turbinas dessa dimensão que geram mais de noventa bilhões de quilowatts-hora.

A gigantesca turbina em funcionamento

Saímos de lá com uma certeza, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, é a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo e quem tiver a oportunidade de fazer esse passeio, recomendamos, pois, o seu Custo x benefícios é excelente, na qualidade dos serviços oferecidos, guia especializado, ônibus confortável e o carinho com que somos recebidos desde recepção até o final do tour.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *