Triunfo, cidade apaixonante no sertão de Pernambuco

Localizada no sertão Pernambucano, 450 km desde Recife, pela BR 232, até a cidade de Serra Talhada e depois mais uns 30 km pela PE-365 até Triunfo, no alto da serra da Borborema, 1060 metros de altitude, considerado o ponto mais alto do estado, hoje, com aproximadamente 20 mil habitantes, Triunfo é uma cidade cheia de história e de uma arquitetura presente nas casas e fachadas de seus prédios a começar pelo seu Pórtico de boas vindas que tem sua construção influenciada pelos Alemães, Holandeses, Italianos, Portugueses entre outros que habitaram a cidade no inicio de sua colonização. A cidade ficou ligeiramente parecida com uma bucólica cidadezinha europeia, principalmente, dos países baixos.

Seu pórtico na entrada principal de Triunfo:

DSC01539 (Medium)

Ficamos hospedados no Centro de Turismo e Lazer SESC Triunfo, com apartamentos adaptados para pessoas da Melhor Idade (+60), um hotel cheio de charme e belezas compatíveis com os encantos da cidade, a começar pelo seu famoso Teleférico (2006) que faz um percurso entre o hotel (no topo do morro) e o centro da cidade, numa extensão de 1.200 metros ida e volta, ao preço de 10 reais inteira e estudante e Melhor Idade apena 5 reais. Nossa diária para o período foi de 190 reais com direito a café, almoço e jantar (uma excelente cozinha) e para Comerciário, a diária no mesmo apartamento cairia para R$ 110 reais. Apesar de pequena, fomos informados que a cidade conta com mais de 20 hospedarias (hotéis e pousadas).

O Hotel do SESC e seu Teleférico:

DSC01460 (Medium)

DSC01521 (Medium)

DSC01544 (Medium)

Para conhecer os principais pontos turísticos urbanos e as principais obras arquitetônicas e culturais da cidade, contratamos um guia credenciado e indicado pelo SESC, para fazer em nosso próprio carro, um tour de aproximadamente 3 horas e 30 minutos, pelo preço combinado e justo de apenas 40 reais. Recomendamos!

Andar pelas Ruas e Avenidas de Triunfo é uma experiência encantadora e bem humorada, já que elas trazem seus respectivos Condinomes, a exemplos da Avenida Getúlio Vargas “Rua do Fiado”, Rua Padre Ibiapina “Rua da Caridade” e Rua Central “Tonha dos 4 fiapos” entre outras.

Visitamos o Centro Pastoral Diocesano Stella Maris, espaço cercado por jardins e áreas verdes, que ao longo dos anos ofereceu ensino de boa qualidade. A Escola Stella Maris, que a vida inteira enfrentou grandes dificuldades financeiras, terminou fechando as suas portas em 31 de dezembro de 2003, quando completava 65 anos de serviço prestado àquela população e somente em 2006 o prédio volta a funcionar. Funcionam como Centro Diocesano, para realização dos mais variados eventos, conta com auditórios, uma capela, salas para reuniões, computação e, parte do mesmo foi alugada à prefeitura Municipal para o funcionamento da Escola Municipal, que recebeu o nome de Centro Educativo Stella Maris, atendendo atualmente a cerca de 600 alunos, durante o dia. Também, uma hospedaria em geral, dispondo de serviços de quarto e café da manhã, com opção para todas as refeições. Os quartos contam com: cama Box, tevê, ventilador e banho quente.

Escola Stella Maris ou Centro Educativo Stella Maris:

DSC01674 (Medium)

DSC01680 (Medium)

DSC01683 (Medium)

Mais adiante, o guia nos levou para conhecermos as etapas de produção da famosa cachaça Artesanal Triunfo, com todas as etapas de produção, desde plantio e adubação da cana ecologicamente correta com a compostagem a partir da palha, bagaço e outros elementos como o corte da cana feita sem a queima da palha.

Industria da Cachaça Triunfo:

DSC01574 (Medium)

DSC01554 (Medium)

DSC01557 (Medium)

No Águas Parque, também conhecido pelo slogan de Sua Praia no Sertão, um charmoso e completo parque de diversão, com piscinas, toboáguas, barco pirata, golfinhos, playground aquático, lanchonetes, restaurante, fabriqueta de chocolate artesanal, pesque-pague,  estacionamento e para nossa surpresa, a Casa de Papai Noel, uma verdadeira mansão com salas, quartos, cozinha, área de serviço e outros cômodos cm todos os acessórios e decoração que virou  uma atração que só é possível de ver em cidade como Gramado, no Rio Grande do Sul.

Casa do Papai Noel:

DSC01577 (Medium)

DSC01578 (Medium)

DSC01580 (Medium)

DSC01589 (Medium)

DSC01590 (Medium)

Passagem rápida pela Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, estilo arquitetônico gótico de 1926 e seguindo a poucos metros, chegamos à Fábrica de Criação Popular, prédio onde funcionou no passado, a antiga cadeia pública, hoje, oficina e galeria de artes dos artesões da cidade.

Igreja matriz de Nossa Senhora das Dores:

DSC01701 (Medium)

No Museu do Cangaço, pagamos uma taxa simbólica de 4 reais para o casal e descobrimos um impressionante acervo da época do cangaço, incluindo aí, algumas peças do próprio Lampião. O Museu foi fundado no ano de 1975, entidade sem fins lucrativos e com finalidade estritamente cultural. Seu acervo de mais de 500 peças, entre peças pessoais de Lampião e quase todas veio de doações e comprada nos lugares frequentados por Lampião e seus cangaceiros. O Museu recebe visitantes de todo o Brasil e de outros países principalmente na busca de pesquisa e estudos, valorizando a tradição, a cultura e a história do povo Nordestino. Veja aqui o Museu do Cangaço com fotos.

No Cine Teatro Guarany, considerado o cartão postal mais bonito da cidade e o mais valorizado pelos Triunfenses, apesar de encontrarmos fechado naquele horário, além das informações do guia, ficamos impressionados com a beleza arquitetônica e riqueza dos detalhes do prédio bem como, sua utilização em prol ao desenvolvimento da arte e da cultura de seu povo, pois, é aqui que acontece o encontro da Arte e da Cultura Popular do seu povo.

Cine Teatro Guarany:

DSC01733 (Medium)

DSC01729 (Medium)

Para encerrar nosso passeio, o guia nos levou para umas comprinhas, lembranças e presentes, a uma loja de puro artesanato local, Artesanato Fátima Barros, localizado às margens do Lago João Barbosa, centro da cidade, onde fomos muito bem recepcionados pela sua proprietária Fátima Barros.

Artesanato Fátima Barros:

DSC01710 (Medium)

Então, esperamos que tenha gostado da cidade de Triunfo.

Visite o Museu do Cangaço – é também em Triunfo.

 

3 comentários em “Triunfo, cidade apaixonante no sertão de Pernambuco

  1. Isso mesmo. É uma cidade diferenciada. É um perímetro urbano pequeno, mas cheio de atrativos por várias de suas ruas.
    E na zona rural aqueles pontos, como o Pico do Papagaio por explo.
    Apesar de muitas carências de infraestrutura, (e eu acho que vocês que já tiveram experiências de viagem a Europa, por exemplo percebem a diferença nesse sentido, de acessibilidade a pessoas com necessidades especiais e da melhor idade, só pra citar algumas coisas) é uma viagem que pode ser enriquecedora até mesmo por esse aspecto, ou seja, a gente tem um contato direto com a gente, com suas necessidades e visão de mundo.
    Realmente vale a pena.

    1. Obriga amigo Leonardo, pela sua visita e pelas informações precisas para ajudar a outras pessoas a viajarem, inclusive, viajar pelas terras do nosso povo Nordestino. Nosso Abraço!!!

    2. Valeu Leonardo pela sua visita e entendimento. Vamos voltar e conhecer o Pico do Papagaio e outros atrativos dessa encantadora cidade. Obrigado amigo pelas dicas. Elas sempre serão Bem Vindas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *