São Paulo: pela primeira vez visitando uma grande cidade

Monumento aos Bandeirantes:

Minha primeira viagem a São Paulo, entre outros, visitei o Parque do Ibirapuera e foi lá que descobri o Monumento às Bandeiras. Eu ia passando de ônibus quando avistei aquele monumento e não deu outra, desci na próxima parada e fui lá para saber o que era. Foi um encontro inesquecível, pois, cheguei a subir na escultura e um guarda me ordenou a descer, mesmo com medo da autoridade, eu pedi e ele tirou as fotos. Como pode ver, eu era magro e cabeludo rsrs.

São Paulo

Monumento aos Bandeirantes é uma imensa escultura de granito com 50 metros de comprimento por 16 de altura.

Foi inaugurado em 1954.

Lá, não tem muitas informações sobre o próprio Monumento. Mesmo assim, descobri num pequeno folder que recebi lá na entrado do Obelisco, contendo bastante informações complementares, além do Obelisco, outras pontos dentro do Parque do Ibirapuera:

  • Monumento às Bandeiras é uma obra de arte executada pelo escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret, localizada na entrada do Parque do Ibirapuera.
  • A obra representa os bandeirantes, expondo suas diversas etnias e o esforço para desbravar o país.
  • Além de portugueses, vemos na obra negros, mamelucos e índios (com cruzes no pescoço), puxando uma canoa de monções, utilizadas nas expedições fluviais.
  • Victor Brecheret propôs a construção de um monumento em homenagem às bandeiras, um tema com grande apelo histórico para os paulistas naqueles anos.
  • A escolha do tema partira do escritor Menotti del Picchia, que afirmava: “Os paulistas relembrariam os heróis de sua terra nas comemorações do Centenário da Independência. ”

Mas, fiquei satisfeito em ter descido daquele ônibus, pois, o Parque do Ibirapuera é muito bacana, é uma imensa área de cultura e de lazer.

Visite o site do Parque do Ibirapuera que nos feriados e finais de semana é sempre lotado.

Faz tempo!

Mapa do Destino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *