Salvador: Nossa primeira viagem foi uma festa!

Chegamos no aeroporto de Salvador e sem saber ao certo a distância, pegamos um táxi e fomos direto para o Hotel Porto Bello Ondina Praia, ufa…como é longe.

Felicidade da nossa viagem começa no aeroporto de Salvador com um encontro casual com o Dr. Ivo Pitangui (saudades!).

Vamos conhecer a região do Pelourinho:

Pegamos um ônibus de linha na frente do hotel (hoje, não faria o mesmo) e descemos no centro histórico de Salvador, e a pergunta de praxe, é aqui o Pelourinho? Também chamado de Pelô, é o centro histórico da cidade, localizado entre a Praça Municipal, ao lado do Elevador Lacerda que liga a parte alta com a parte baixa da cidade e vai até o Largo do São Francisco, nessa área, predomina o conjunto histórico mais importante da cidade, destacando-se os sobrados e casas coloniais e onde funciona o polo cultural da cidade, onde acontecem shows de danças, música e folclore. Foi um dia inteiro andando à pé pelas Igrejas e pontos turísticos da região.

O famoso Elevador Lacerda:

O Elevador Lacerda além de ser a principal atração turística do local, é também, o cartão postal da cidade. Ele é responsável pelo transporte de pessoas entre a cidade alta e a cidade baixa. São duas torres com mais de 70 metros de altura. Do alto do Elevador Lacerda tem-se uma bela vista da Baía de Todos os Santos, da região onde está o famoso Mercado Modelo.

Mercado Modelo:

Pegamos o Elevador Lacerda e descemos ao ponto de encontro com os turistas que vão as compras no Mercado Modelo, pois, é aí que está um dos maiores centros comerciais da região central de Salvador. Confesso que não compramos nada, tudo estava muito caro, bom mesmo para quem sabe pechinchar.

Fora e dentro, tem vários boxes que vendem roupas e artesanatos em geral sem falar nas Baianas com trajes típicos pedindo para ler sua mão (é uma agonia).

Vamos conhecer a Ilha de Itaparica:

Compramos um tour aí mesmo ao lado do Mercado Modelo, não lembro quanto pagamos, mas, incluso um almoço, companhia de um guia, música ao vivo durante o passeio e degustação de frutas. Na hora do embarque, compramos uma camiseta.  A Saída foi por volta das 09:00 horas e o retorno as 18 horas. A primeira parada foi na Ilhas dos Frades com direto a ficar sabendo sua história e banho na praia para alguns que estavam no mesmo barco; eles gostaram tanto que não queriam sair da água, foi preciso avisar que o barco ia partir para o principal destino, a Ilha de Itaparica.

Na Ilha de Itaparica foi assim:

Apesar dos balanços, a viagem para Itaparica também foi tranquila. Ao chegar na Ilha, novamente o guia explica a história do lugar e o desembarque foi meio nervoso, pois, não tinha um píer e fomos em pequenos grupos de bote até a beira mar, ao lado de um restaurante onde almoçamos, um buffet que a pesar de ser à vontade, a comida não era lá essas coisas, mas, sem problemas.

Seguindo as orientações do guia, fizemos um breve passeio à pé pelo centro histórico de Itaparica até chegarmos na “Fonte da Bica”, construída em 1842 e o guia conta tudo sobre essa Fonte, lá está escrito: “Eh! Água fina faz velha virá menina”

À volta para Salvador:

Olha, com vento e chuva, esse barco balançava pra lá e pra cá e a única coisa que eles explicaram foi como usar os coletes salva-vidas que estavam à nossa disposição…mas, já chegando em Salvador, os ventos abrandaram e aí, a bandinha (foto) começou a tocar músicas alegres e seus componentes passando o chapéu para uma gorjeta. Fui compensador! Salvador é bem legal!

Faz Tempo:

Visite nossa página “Faz Tempo” e conheça outras viagens que foram realizadas alguns anos atrás e que só agora, estamos disponibilizando para nossos leitores e amigos.

Dicas de hotéis em todo o mundo:

Outra novidade aqui no blog, é a nova página com Dicas de Hotéis em todo o mundo, criada com exclusividade para você entender melhor como fazer uma boa reserva de hotel em qualquer destino do mundo e com alguns exemplos bem localizados.

Siga nosso INSTAGRAM e veja antes fotos com dicas das nossas viagens!

Boa viagem!

Mapa do Destino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *