Padre Cicero Romão Batista: quem foi e quem é hoje?

Padre Cícero Romão Batista foi e é até hoje, um importante líder religioso brasileiro, principalmente para os nordestinos. Nasceu em 1844 na cidade do Crato, no estado do Ceará e veio a falecer no dia 20 de Julho de 1934 aos 90 anos de idade.

O Monumento construído em sua homenagem:

O monumento em homenagem ao Padre Cícero Romão Batista foi inaugurado no dia 1º de novembro de 1969, no alto da Serra do Catolé ou, como é mais conhecida, Colina do Horto.

A estátua mede 27 metros de altura, esculpida pelo artesão Armando Lacerda em um local onde sempre era escolhido pelo padre para os seus retiros espirituais.

Existe uma estimativa de visitação ao monumento na ordem de 2,5 milhões de pessoas por ano; de um lado fica o Museu Vivo e, do outro, um enorme quadro da Santa Ceia com 17 metros de largura, na sua frente, um mirante onde é possível avistar toda a cidade de Juazeiro e região e mais abaixo, está sendo construída a Igreja de Bom Jesus do Horto.

Além de ser o principal cartão postal da cidade, a estátua de Padre Cícero Romão Batista é o principal ponto de chegada dos romeiros que chegam a cidade para pagar suas promessas, é a prova de que essa fé está viva e que se fortalece em cada promessa e em cada prece.

Dia 1º de Novembro, está assentado no calendário religioso como Dia do Romeiro. É nesse dia que chega a Juazeiro do Norte, milhares de Romeiros, são homens e mulheres vindos de todo o Nordeste para pagar suas promessas, visitar sua estátua e seu túmulo, na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, participar das missas, procissões e da festa do aceno com seus chapéus, simbolizando o mesmo gesto que a padre Cícero saudava o seu povo.

Um pouco da sua vida:

Ele gostava de estudar e ler assuntos ligados a religião e aos 16 anos, foi estudar na cidade de Cajazeiras, Paraíba, onde ficou apenas dois anos, pois seu pai faleceu e isso o obrigou a parar de estudar e voltar para ajudar sua mãe e suas duas irmãs solteiras. A perda do pai trouxe graves problemas financeiros à família. Somente aos 21 anos, entrou no seminário em Fortaleza, onde conseguiu se ordenar e voltou para sua cidade Natal e foi no lugarejo chamado de Juazeiro, onde tinha poucas casas de taipa e uma capelinha de Nossa Senhora das Dores, Padroeira de Juazeiro. Padre Cícero reformou a capela e depois, começou um intenso trabalho pastoral através da pregação, do aconselhamento, das confissões e das visitas domiciliares. Por isso, ele logo ganhou a simpatia do povo, tornando-se uma grande liderança na comunidade…

O Milagre que deu notoriedade ao “Padim Ciço’’

Aos 45 anos de idade, um fato mudaria a vida de Padim Ciço para sempre, bem como a rotina da cidadezinha de Juazeiro. Naquele dia, quando a beata Maria de Araújo recebeu a comunhão das mãos do Padre Cícero, a hóstia consagrada se transformou em sangue na boca da beata. O fenômeno aconteceu outras vezes. Por isso, o povo entendeu que se tratava de um novo derramamento do sangue de Jesus Cristo. Milagres estavam acontecendo e logo, a população passou a considerar o Padre como um milagreiro. Ele muito prudente, pediu que dois médicos e um farmacêutico estudassem o caso e logo saiu o atestado afirmando que o caso era inexplicável à luz da ciência…

Você sabia?

Padre Cícero é considerado um santo por muitas pessoas religiosas, principalmente do povo do Nordeste do Brasil, mas, nunca foi reconhecido pela Igreja Católica Romana e em dezembro de 2015, a Igreja Católica, através do Papa Francisco, emitiu um documento cujo objetivo foi perdoar o Padre Cícero Batista Romão pelas punições impostas pela Igreja entre os anos de 1892 e 1926. Desta forma, possibilitou a reabilitação do sacerdote dentro da Igreja Católica.

A fé de Juazeiro e dos Nordestinos:

Logo que a gente chega na cidade de Juazeiro do Norte, é notadamente que a fé é bastante comovente e que a indústria e comércio da cidade gira em torno do Padim Ciço. Sua imagem e seu nome está em todos os cantos e recantos da cidade, até o cangaceiro lampião, que chegou a visitar o Padre Cícero, e em seu respeito, nunca matou um Cearense.

Outras dicas de Juazeiro do Norte:

Reserve já seu hotel em Juazeiro do Norte e garanta os melhores preços.

Veja como foi nossa peregrinação pela cidade de Juazeiro do Norte.

Conheça também, outros monumentos religiosos:

O Cristo Redentor, conheça por dentro e por fora antes de você chegar lá!

A maior estátua de São Francisco de Assis na cidade de Canindé, Ceará.

Santa Rita de Cassia, o monumento mais alto do mundo.

Mapa do Destino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *