Ovos de Páscoa e seu significado no mundo.

Chegou a semana Santa e com ela, a Páscoa!

Ovos de Páscoa e seu significado no mundo é o tema que fomos buscar na cidade de Gramado – Rio Grande do Sul.

Foi lá, que encontramos em 2013 a CHOCOFEST – Festa da Páscoa e dos Ovos de Chocolate.

Hoje ao entrar num supermercado, encontrei uma ala inteira com as diversas marcas de Ovos de Páscoa penduradas, em prateleiras, embaladas em caixas para presentes, enfim, um mundo encantado de doçuras e de sabores que enchem os olhos de crianças e de adultos e aí, me veio a vontade de fazer e publicar uma postagem falando sobre o Ovo de Páscoa.

Páscoa

Na Páscoa, o que mais se ver nos supermercados, são Ovos de Chocolate para vender!

Ovos de Páscoa e seu significado em todo o mundo:

O Ovo de Páscoa é feito de chocolate, geralmente recheado com bombons ou prêmios e distribuído como presente aos amigos e crianças na festa anual dos cristãos, que comemora a ressurreição de Cristo.

Os ovos de Páscoa é uma tradição milenar relacionada ao cristianismo; Sendo o ovo um símbolo de nascimento, pois, representa a fertilidade e o renascimento da vida e na antiguidade, costumava-se pintar ovos de galinha em cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.

Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.

Esse negócio de colorir e decorar ovos são um costume também bastante antigo, praticado no Oriente. Nos países do Leste da Europa, os ortodoxos tornaram-se grandes especialistas em transformar ovos em obras de arte na cor vermelha. Na Alemanha, a cor dominante é o verde. A tradição é tão forte que a Quinta-feira Santa é conhecida por Quinta-feira Verde.

Na cidade de Gramado tem a "Chocofest" e retrata bem o significado do Ovo de Páscoa,

Páscoa em Gramado tem a “Chocofest” e retrata bem o significado do Ovo de Páscoa,

Já nos países da Europa Oriental, o hábito é mais moderado, mas, os grandes chefes gostavam de presentear os amigos com ovos banhados em ouro. Luís XIV da França os mandava, pintados e decorados, como presente nas festas que ele mesmo promovia e isso iniciou a moda de industrializar ovos de madeira, porcelana e metal que até os dias de hoje fazem surpresas aos presenteados.

Diante de muitas histórias e lendas sobre os famosos ovos de Páscoa, e sabendo da tradicional festa em homenagem a ressurreição de Cristo na cidade de Gramado, a “Chocofest” é no mês de Março. Em 2012, fomos conhecer e buscar essas e outras informações, já que a comunidade artística, empresarial e politica de Gramado e região têm tradição na arte de promover eventos de diversas naturezas e com grandes resultados. Nossa viagem pelo Mundo Encantado da Páscoa de Gramado foi sem dúvidas, um achado, pois descobrimos tudo sobre a Páscoa, principalmente, os ovos de Páscoa.

O Coelho é também um símbolo importante por representar a fertilidade!

O Coelho é também um símbolo importante por representar a fertilidade!

Na Praça Major Nicoletti, centro de Gramado, encontramos a resposta perfeita para ovos de Páscoa pelo mundo. Na praça havia uma exposição de ovos gigantes, cada um com mais ou menos dois metros de altura, representando as comemorações da Páscoa em diversos países do mundo e aqui, descrevemos o que está escrito em cada ovo:

As comemorações da Páscoa em diversos países:

Na Itália, Páscoa é uma celebração muito sugestiva, que mostra uma fusão de elementos pagãos e cristãos.

Na Itália

Na Itália

Na Ucrânia, os ovos representam o princípio de todas as coisas, da vida e da criação.

Na Ucrânia

Na Ucrânia

Em Portugal, a Páscoa é para celebrar a vida usando símbolos cristãos.

Em Portugal

Em Portugal

No Egito, usava-se os ovos pintados como presente para comemorar o início da primavera.

No Egito

No Egito

Na Alemanha é comum as crianças se divertirem caçando ovos coloridos na manhã de Páscoa.

Na Alemanha

Na Alemanha

Na Índia se comemora a Páscoa como nos tempos primórdios: o início da primavera, a estação das flores, da alegria e das cores.

Na Índia

Na Índia

Outras dicas:

Em Gramado, ficamos hospedados no Hotel Vovó Carolina.

Passeios em Gramado é com a Jardineira das Hortênsias.

 

Mapa do Destino

Uma resposta para “Ovos de Páscoa e seu significado no mundo.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *