O Portão de Brandenburgo para você passear e fotografar.

O Portão de Brandenburgo é um belíssimo monumento no centro de Berlim, fiquei fascinado com seu tamanho, os pavilhões, as colunas e a Deusa da Vitória conduzindo em triunfo uma espetacular carruagem de duas rodas puxadas por quatro cavalos no seu topo.

O PORTÃO.

Tem 26 metros de altura e foi erguido em 1791 para celebrar as vitorias prussianas.

Tem 5 entradas, mas, a passagem central do portão, aquela mais larga, só podia ser usada por membros da família real e alguns afortunados da época.

Atualmente, numa das salas abriga a “Sala do Silêncio”, administrada pela ONU, para que os visitantes reflitam sobre a paz.

O Portão de Brandenburgo guarda belíssimos alto-relevos neoclássicos, esculturas assinadas por Johann Gottfried Schadow (1764-1850) e uma quadriga, carro de duas rodas puxado por quatro cavalos, com a estátua de Irene, a deusa grega da paz.

HISTÓRIA.

Quando tomou Berlim, Napoleão Bonaparte chegou a surrupiar essa peça do monumento mandar para Paris como troféu de guerra. Oito anos depois, Napoleão é derrotado, a quadriga é recuperada e trazida de volta para Berlim, onde recebeu uma cruz de ferro, uma espécie de bastão da vitória.

No ano de 1961, quando a fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental foi fechada, o Portão de Brandenburgo foi o primeiro ponto a ser trancado. Só em 1989, exatamente no dia 09 de Novembro, com a derrubada do Muro de Berlim, o Portão foi aberto e virou símbolo da unificação.

Hoje abre alas para os dois lados, o lado ocidental, de frente para a imensa área verde do parque Tiergartem, onde se encontra outro monumento importante da história da cidade, o Obelisco da Vitória e do outro lado, a belíssima Pariser Pratz (Praça de Paris), local de grandes concentrações de turistas, Bicicletas e Carruagens de aluguel e passeios, onde acontecem as principais festividades da cidade, fim de ano, queima de fogos e até eventos esportivos como a copa do mundo e jogos europeus e aí, são montados palco com telões em frente ao portão para as pessoas assistirem os shows e aos jogos.

O PONTO DE ENCONTRO DOS TURISTAS.

De dia ou à noite, não importa, todo bom turista vai ao encontro do Portão de Brandenburgo por ser um dos pontos mais importantes de Berlim e aí, aquela fotografia bem representativa da viagem.

Na oportunidade, visitamos os dois lados, tiramos foto, fizemos um lanche no carrinho que fica na sua explanada e passeamos de bicicletas de três rodas.

Essa região de Berlim, é muito bacana para passear, principalmente, se você seguir pela grande Avenida Unter Den Hinden, são diversas atrações na extensão de aproximadamente uns 2 quilômetros, fizemos à pé, que além de lojas, restaurantes, teatro, museus, tem a Catedral de Berlim para aquela paradinha e chegando na Alexanderplatz (praça) entre muitas atrações, tem o espetacular Torre de TV de Berlim, não deixe de subir.

CONFIRA TAMBÉM ESSAS DICAS:

Encontre seu hotel em Berlim.

Não deixe de conhecer o Obelisco da Vitória que fica pertinho do Portão.

Nosso Amor por Berlim logo na primeira viagem.

Faça um Passeio de Barco pelo Rio Spree e descubra outras maravilhas da cidade.

Siga nosso Instagram e confira fotos com dicas de outras viagens.

VISITE OUTROS MONUMENTOS

Na França, tem a Torre Eiffel, o monumento mais fotografado do planeta.

No Brasil, tem o Cristo Redentor, único no mundo abençoando uma cidade.

No Rio Grande do Norte, tem Santa Rita de Cássia, a estátua mais alta do mundo.

“Realizar sonho é o nosso objetivo”

Mapa do Destino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *