O Panthéon de Paris e a perpetuação de homens ilustres

O Panthéon de Paris.

Visitar o Panthéon de Paris foi um dos melhores achados em se tratando de perpetuar a memoria de homens ilustres e que, geralmente, contêm na sua cripta, seus restos mortais.

Panthéon de Paris

Foi um achado porque estávamos fazendo uma espécie de piquenique pelos Jardins de Luxemburgo que fica bem pertinho e de um determinado ponto, avistamos esta monumental cúpula tendo na sua fachada principal um grupo de colunas de estilo coríntio como se estivesse apoiando o edifício como um todo.

Panthéon de Paris

Panthéon de Paris

Sua grandiosidade:

Quando entramos no Panthéon de Paris, foi que demos conta da sua grandiosidade e importância para a história da França e da humanidade.

Confira AQUI quanto pagar para entrar no Panthéon de Paris.

Construída em forma de uma Cruz Grega, é tão grande que logo fomos descobrir em seus folhetos alguns dados dessa grandiosidade: 110 metros de comprimento por 85 de largura e sua cúpula mede 83 metros de altura, as 22 colunas na sua fachada impressionam até mesmo quem está distante.

Panthéon de Paris

Seu interior:

Todo o seu interior é decorado com diversas pinturas de artistas famosos da época e na sua grande cripta, que cobre toda a superfície do edifício, a pátria conserva os túmulos de seus heróis, entre eles, encontramos Victor Hugo, Voltarie, Jean Monnet e Pierre Currie, são mais de 70 ilustres personagens da historia da França, na maioria, políticos, escritores e cientistas.

Entre os célebres ali sepultados, descobrimos que a primeira mulher a receber essa homenagem, foi Sophia Berthelot, só para ficar ao lado do marido Marcellin Berthelot. Naquele momento, foi considerada uma grande vitória para as mulheres da época.

Pelos grandes corredores do Panteão, encontramos diversas criptas de vultos famosos da história da França!

Panthéon de Paris

Panthéon de Paris

Panthéon de Paris

Panthéon de Paris

Panthéon de Paris

Panthéon de Paris

Panthéon de Paris

Curiosidade:

O Primeiro ilustre a ser sepultado no Panteão de Paris, foi o Jornalista, escritor e político Gabriel Riquet de Mirabeu, em 25 de Novembro do ano de 1791, vieram outros e mais outros e o último, em 06 de Abril de 2011, foi a vez de Aimé Césaire, Poeta, Dramaturgo e Político da Negritude.

O Pêndulo de Foucault.

Durante nossa visita ao Panthéon de Paris, uma das melhores descobertas e uma incrível surpresa foi ao chegarmos ao centro da grande cúpula e encontrar pendurado num cabo de aço (55 metros de altura) uma bola na cor de ouro, pesando 28 quilos, balançando para frente e para trás lentamente dando voltas para provar que a terra roda em torno de um eixo. Essa experiência é do astrônomo Jean Bernard Foucault, realizada em 1851. Gente, aqui fiquei mais tempo contemplando essa beleza tecnológica!

Panthéon de Paris

Mais informações no site do Panthéon de Paris.

O Panthéon de Paris está localizado na Prace du Ponthéon, 5e, nas proximidade do Parque e Jardim de Luxemburgo.

Confira também:

Jardins de Luxemburgo, um dos nossos passeios favorito quando estamos em Paris. É fazer um piquenique mesmo. É muito legal. O metrô fica ao lado, entre o Parque Luxemburgo e o Panthéon.

Essa é para quem nunca subiu ao Grande Arco de La Défense e ver Paris lá de cima. 

Se você nunca subiu, veja como é lindo o mirante do Arco do Triunfo.

Dicas sobre a Torre Eiffel antes de você chegar lá.

Dicas para quem ainda não conhece a Basílica de Sacré-Coeur.

Dicas de Hotéis na cidade de Paris.

“Realizar sonhos é o nosso objetivo”

“Viajar é a maior clínica médica do mundo, é o Melhor Remédio que existe para a Melhor Idade”

Uma resposta para “O Panthéon de Paris e a perpetuação de homens ilustres”

  1. Não visitei o interior, vai ter que ficar para a próxima viagem a Paris.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.