Acari: Museu Histórico de Acari no Rio Grande do Norte

Blog VaConferir

Seja Bem Vindo a Acari no Rio Grande do Norte

Acari:

Museu Histórico de Acari do Rio Grande do Norte é nosso principal tema aqui no Blog, mas, quando falamos dos atrativos da cidade de Acari, três pontos importantes vem logo em mente dos Norte-Rio-Grandenses principalmente, como a cidade que já foi a mais limpa do Brasil e mesmo assim, para os Acarienses e os Potiguares, ainda bate o pé e diz: é Acari considerada a mais limpa das cidades; uma outra atração, é a monumental Barragem de Gargalheiras,

VaConferir

uma obra gigantesca que veio para matar a sede de tudo e de todos da região e diante da imensidão de água entre serras a se perder de vista no horizonte, (quando tem bom inverno) é hoje um patrimônio e orgulho dos filhos da região e, por último, O Museu Histórico de Acarí, como tema principal dessa postagem, tudo isso, abençoada pelas mãos e a benção de Nossa Senhora da Guia, a padroeira da cidade de Acari.

O MUSEU HISTÓRICO DE ACARI:

VaConferir

O Imponente prédio que abriga o Museu Histórico de Acari, no Rio Grande do Norte

O prédio que hoje abriga o Museu Histórico de Acari é da época do Brasil imperial, porém com alguns traços da arquitetura colonial. Teve sua construção finalizada no ano de 1887, é o antigo prédio de Câmara e Cadeia. Tombado pelo IPHAM 1964. O antigo prédio onde funcionou cadeia e intendência, hoje igualado a Câmara municipal,  teve várias finalidades antes de ser transformado em museu, no seu pavimento superior funcionou sala de aula de música, aulas de datilografia, salão de festa,biblioteca entre outras. Portanto em 1990 a antiga cadeia que funcionou até 1987 no pavimento térreo passou a abrigar o acervo do Museu Histórico de Acari. O respectivo acervo está organizado em módulos representativo da Pecuária , do Algodão e da Pesca.

Estas foram e algumas ainda são atividades econômicas que marcam não somente o meio de subsistência do homem sertanejo, mas sobretudo são através destes módulos que nos é permitido fazer uma leitura da identidade e cultura do homem do sertão. Os ambientes do museu permite se fazer uma viajem histórica do ciclo do couro, com suas fazendas de gado, as famosas Casas de Fazenda do Seridó, o vaqueiro personagem destemido na lida com o gado e figura que ainda permeia o dia a dia no cuidado com o gado e outros elementos que lhes permitiram ser a figura indispensável de ser falada quando nos referimos ao criatório de gado no Sertão. No módulo do algodão relembramos a importância da espécie mocó, que se destacou entre outras espécies algodoeiras aqui cultivadas, foi tão intensa a importância do algodão do Seridó que tal economia extrapolou os limites das regiões do nordeste brasileiro, chegando até a alimentar a indústria têxtil da Inglaterra.

Acarienses se dedicaram as experiências empíricas acerca do algodão. Oportuno se faz lembrar que na década de 1925, o Agrônomo Otávio Lamartine  chegou a viajar para os Estados Unidos, fazer estudos sobre o beneficiamento do algodão no Seridó. E Acari foi um pólo industrial do algodão tendo duas usinas, infelizmente hoje só nos resta as ruínas do período áureo do algodão nessa região, uma praga chamada de bicudo lá pelos anos 80 deu o golpe final para o fracasso da economia algodoeira aqui na região. A sala da pesca evidência a economia de subsistência que predomina nos dias atuais, principalmente no Açude Gargalheiras que está entre os pontos turísticos da cidade. Em outros ambientes do museu podemos observar réplicas montadas da cozinha de queijo do Seridó, os quartos de fazenda, a casa de Taipa do homem simples do Sertão, objetos que revelam tipos de ofícios característicos de uma época passada,galerias fotográficas. é Assim que o Museu Histórico de Acari.

Do Sertanejo, está organizado e sempre pronto a servir cultura e informação, e o mais importante transferir as gerações atuais e futuras um legado de História de valor incalculável para a nossa identidade e preservação do patrimônio e da memória do povo e dos feitos do nosso lugar, que nos digna a dizer é o Sertão, é o Seridó.

Localização:

De Natal para Acari, são aproximadamente 220 Km pela BR 226 – rodovia pavimentada e em boas condição de trafego.

Endereço e página no Facebook do Museu de Acari incluindo o telefone de contato 84-3433-3988

Confira também:

Viaje no Canal Youtube 

Museu e Casa de Câmara Cascudo.

Museu histórico na cidade de Mossoró.

Museu do Petróleo na cidade de Mossoró.

Santuário de Santa Rita de Cássia na cidade de Santa Cruz.

Conheça e curta a página do VaConferir. no Facebook.

As melhores fotos com dicas de viagens, você encontra no Instagram do VaConferir.

“Realizar sonhos é o nosso objetivo”

Postamos nossas viagens para ajudar a outras pessoas a viajarem também.

Viaje na Melhor Idade!

8 respostas para “Acari: Museu Histórico de Acari no Rio Grande do Norte”

  1. lucia araújo disse:

    Muito obrigada ficou ótimo! Parabéns pela responsabilidade no trabalho de vcs. Quando quiserem que escreva sobre algum tema histórico pode dizer , e a gente combina, um abraço.

  2. adelly verlainy disse:

    amei a excurção q fiz com o meu colégio vilagran cabrita ai no museu de acari.parabéns pelo trabalho de vcs ,é muito lindo adorei!

  3. maçã disse:

    ótimo museu!!!

  4. It takes a real thinker to put together such great article content such as this. I agree with many of your views here. You make many strong points on teh subject. This content is awesome.

  5. Odisseia Turismo Pedagogico disse:

    Bom dia, gostaria de um numero ou e-mail para contato..
    Att: Monaliza Lino

    • Walter Leite disse:

      Oi Monaliza, segue um número de telefone que encontrei na página do Facebook do Museu – 84 – 3433-3988

  6. Anne Mellyna disse:

    Esse artigo é de suma importância pra quem não conhece e deseja conhecer o Museu virtualmente, conhecer a história dele e da cidade e dar impulsividade para receber mais turistas e visitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.