Oficina Brennand: um museu construído com arte.

Mestre dos Sonhos

Vejam o que o escritor e arquiteto Fernando de Barros Borba define as características da arte desse mestre Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand que desde 1971 vem reconstruindo a velha Cerâmica São João da Várzea, fundada pelo seu pai em 1917 que estava em ruína e agora transformado num colossal projeto de esculturas cerâmicas.

“Os espaços sinfônicos, o Taj Mahal no jardim, um forno antigo atapetado de lâminas e rituais, jarras em penumbra, sentinelas como peças de xadrez, pilares espetando o vazio, monstros e arcadas trazem-nos o gabinete mágico de Dom IIIán de Toledo, utopias de Tlon e de Uqbar, uma cidade devastada da Índia, um campo ensolarado com pirâmides indecifráveis. É o romanceiro épico de Brennand. Suas novelas, seus contos breves, quem sabe. Curtos poemas, são esses bicos de brilhantes de tucanos, de gaviões, de urubus, os fálicos fustes coroados por claras e tímidas glandes, pernas de absurdas mulheres, peixes levantando dolorosamente a boca, frades enfileirados, sapos, tartarugas, nádegas com cabeça de lagartos (ou serão de bem-te-vis?), cruzes, marcos heráldicos, totens cegos com peitos, ovos de onde irrompem cobras e, de repente, a mesa profusamente posto com um banquete de fantasmagorias. Mas para que descrever? Palavra alguma pode dizer a arte de Brennand. (Também concordo plenamente) A literatura é inútil. Ele escreve com a cerâmica. ”

Entrada principal para se chegar na Oficina Brennand
Brennand

 

A gente fica impressionado com tanta beleza e arte espalhadas por todo o museu. Quatros figuras de Saltimbancos, dão as boas-vindas aos visitante.
Museu Brennand

 

Oficina Brennand e o Templo Central que guarda em sua cúpula o Ovo Primordial, a emblema da imortalidade.
Brennand

 

Belíssimas exposição de esculturas espalhadas pelos jardins do museu.
Brennand

 

Salão de Esculturas e painéis do artista em exposição permanente.
Brennand

Site oficial da Oficina Brennand

Outras dicas:

Visite também o Instituto e Museu Ricardo Brennad é um dos mais importante museus das Américas.

Hospedagem em Recife é aqui na Booking.com – somos afiliado e agradecemos se fizer sua reserva aqui conosco.

 

Mapa do Destino

4 respostas para “Oficina Brennand: um museu construído com arte.”

  1. Oi Walter!
    Não conheço ainda este magnífico espaço. Conheci o Instituto Brennand e adorei, fiz até um post, quando de uma brve viagem ao Recife. Espero conhecer a Oficina deste outro Brennand, o artista.
    Abraço

  2. Quero conhecer esse espaço. É que indo a Natal, tenho que tirar um fim de semana para Recife, são tão poucos dias para Natal….

  3. […] Brasil: Museu e Oficina Brennand , Instituto Ricardo Brennand , Museu do Cangaço e Museu da Língua […]

  4. […] e as diversas esculturas espalhadas pelos quatros cantos dos seus jardins e o segundo ponto, a Oficina Francisco Brennand, localizado também no bairro da Várzea, esse museu surgiu a partir do aproveitamento de uma […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *