Museu do Petróleo e Estação das Artes na cidade de Mossoró

Nossa história na Linha do Tempo:

Dessa vez, chegamos à cidade de Mossoró com o objetivo de fazermos um tour na Linha do Tempo revendo coisas do nosso passado, incluindo aí a antiga estação ferroviária, local extremamente importante em nossas vidas do tempo de estudante, tempo em que a gente viajávamos de trem as nossas cidades interioranas.

Estação das Artes Elizeu Ventania:

Bom, chegamos à estação, hoje com o nome de Estação das Artes Eliseu Ventania, palco dos grandes eventos culturais da cidade. A estrutura abriga também um auditório, galeria de artes, espaço para exposições e uma avenida cultural, destinada a desfiles temáticos e anexado ao prédio está o Museu do Petróleo, que mostra toda a história do “Ouro Negro” no Rio Grande do Norte. O prédio está basicamente o mesmo, conservado e elegante como sempre, faltando apenas o movimento dos Trens partindo e chegando e o vai e vem das pessoas, umas aguardando quem chega e outras acenando para os que partem.

Eliseu Ventania: Compositor, Cantador e Violeiro do Rio Grande do Norte.

Eliseu Ventania: Famoso Compositor, Cantador e Violeiro do Rio Grande do Norte.

Lembranças de um tempo que não volta mais:

Lembranças das bilheterias, dos homens de paletó azul marinho – fiscais – dos maquinistas com seus quepes cinza com o Brasão Federal na testa, o guarda com seu apito e a puxada na corda para o badalo do sino avisar da partida, as balanças onde tudo era pesado e medido, o entra e sai dos funcionários nas salas de recebimentos e dos despachos de encomendas que chegava desde uma gaiola com galinhas caipira vindas do interior até o despacho de uma bicicleta Monark que vai para um sobrinho ou um neto aniversariante em umas daquelas cidades em que o trem passava, quem sabe, a cidade de Patu.

No meio dessas recordações que embalavam nossos corações para as mais belas viagens no tempo, descobrimos que uma parte do prédio da antiga estação ferroviária, abriga outro Museu, o Museu do Petróleo.

O Museu do Petróleo:

Com uma exposição permanente e autoexplicativa que conta a história do Petróleo no Brasil e em especial, em bacias petrolíferas no Rio Grande do Norte, e região de Mossoró.

Inaugurado em 29 de Setembro de 1999, o Museu do Petróleo conta a história da descoberta do petróleo e mostra todas as fases de exploração, produção, transporte e refino.

Não pagamos nada para entrar, apenas assinamos um livro e fomos orientados de como proceder pelos diversos cantos do Museu e já iniciamos com óculos para ver a história da Petrobras na UO – RNCE em 3D, chique né?

Conhecendo a história da Petrobras em 3D.

Conhecendo a história da Petrobras em 3D.

A Petrobras:

A Petrobras, hoje presente em 27 países, considerada umas das maiores empresas no setor de petróleo e gás do mundo, foi criada em 03 de Outubro de 1953, é uma empresa integrada de energia, que atua de forma rentável com responsabilidade social e ambiental, nos setores de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia e também, desenvolve programas de incentivos à Educação e a Cultura assim como esse Museu do Petróleo aqui na cidade de Mossoró.

Também, descobrimos que o petróleo é um hidrocarboneto formado há milhões de anos a partir das sedimentações da camada de material orgânico, ou seja, são os restos de plantas e animais que passaram por processos de compactação e quando submetidos às altas temperaturas e pressão, tornaram-se esse óleo, que é a principal fonte de energia no mundo moderno.

Vá e Confira Também:

Vá e Confira nas Redes Sociais:

  • No Instagram você confere antes fotos com mais de Duas Mil dicas de outras viagens.
  • No Facebook você confere as principais fotos e vídeos das postagens do momento.
  • No Twitter você confere links relacionados as postagens do dia.

“Realizar sonhos é o nosso principal objetivo”  Viaje!

Mapa do Destino

2 respostas para “Museu do Petróleo e Estação das Artes na cidade de Mossoró”

  1. […] Confira também o Museu do Petróleo em Mossoró, localizado na Estação das Artes. […]

  2. […] Museu do Petróleo, que apresenta a história e evolução do Petróleo, todas as fases de exploração, produção, transporte e refino, numa exposição permanente e autoexplicativa. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *