DSC01294-600x450

Juazeiro do Norte de “Padim” Padre Cícero Romão Batista e de Seu Lunga.

Veja você, eu assistindo a novela Salve Jorge, (alguns capítulos) me dei conta de um personagem “Seu Galdino” numa bela interpretação do ator Francisco Carvalho, dando o ar da graça de ser Seu Lunga, isso mesmo, aquele lá de Juazeiro do Norte, que em todo o planeta só existe um, é ele mesmo, que todos acham que é o homem mais Mal-Humorado do mundo. Na novela, quando alguém pergunta: Como vai Seu Galdino? A resposta é em cima da bucha: Eu vou andando com minhas próprias pernas! Exatamente essa seria a resposta de “Seu Lunga” se a pergunta fosse dirigida a ele. Em Juazeiro do Norte, fomos conhecer de perto essa figura que já virou ponto turístico da cidade desde que saiu no Fantástico e no livro Me Leva Brasil de Mauricio Kubrusly. Quando chegamos à sua quitanda (espécie de tem de tudo pra vender), chegamos sorrindo, demos boa tarde e ele já perguntou: o que é que vocês querem? E não é que caímos na idiotice de formular uma pergunta errada: Seu Lunga, podemos tirar uma foto com o senhor?  Ele: a pergunta está formulada errada, não se tira foto, cadê a foto pra eu tirar, tá aonde? Quem tira é a máquina! E assim, seguindo seu conselho, segue a baixo, a foto que a máquina bateu. Descobrimos em Seu Lunga uma pessoa de bem com a vida e acima de tudo, percebemos que ele não é aquela pessoa feroz, zangado ou mal-humorado como dizem. Ele é gente do Bem, um cidadão de respeito e lógico, bem humorado e abençoado por todos os seus conterrâneos e com certeza, pelo Padre Cícero Romão – o Padim Ciço!!!

VISITANDO SEU LUNGA:

DSC01334-450x600 (Medium)

Nota: Postagem feita em 2013 quando da nossa visita a cidade de Juazeiro do Norte, quando tivemos o prazer de visitar “Seu Lunga”, (falecido em 22 de Novembro de 2014), foto abaixo, nosso grande momento ao lado dele!.

Chegamos a Juazeiro do Norte ao entardecer e fomos direto para o Panorama Hotel (booking.com foi o melhor preço) só no dia seguinte é que conversamos com o pessoal da recepção sobre visitar os principais pontos turísticos e religiosos da cidade. Foi aí que descobrimos um guia de turismo local particular – e que faria em um dia, as principais visitas que estávamos procurando. Às 9 horas em ponto, chegou “Buiu”, isso mesmo, um grande profissional que sabe tudo sobre a vida e obra de Padim Padre Cícero e outros populares da região. No nosso próprio carro, seguindo suas orientações, fomos direto para a estátua de Padim Cícero Romão que fica em cima de uma colina que de lá vemos a cidade lá em baixo, numa visão de 180º.

ESTÁTUA E MUSEU DE PADRE CÍCERO:

DSC01293-450x600 (Medium)

Para chegar aos pés da estátua não é tão fácil como dizem, a estrada é estreita, cheia de curvas e com muitos casebres nas margens e também, muita gente à pé e outros pagando promessa.

A VISITA:

A primeira parte da nossa visita foi à estátua de “Padim Ciço” inaugurada em 1969 com 27 metros de altura, que está localizado na parte mais alta da colina – O Horto. Aqui, os peregrinos sobem alguns degraus e vão de encontro à estátua, para rezar ou pagar suas promessas. Ficar pertinho e até pegar na estátua é um dos principais objetivos dos peregrinos.

PANORÂMICA E O MUSEU PADRE CÍCERO:

DSC01294-600x450 (Medium)

DSC01288-600x450 (Medium)

Já o Museu Padre Cicero está Localizado ao lado de sua estátua; esse museu guarda alguns objetos pessoais, pinturas, fotos, casa dos milagres, lanchonete, bebedouros, salão de reuniões e até uma pequena sala onde promessas são pagas (parte dos cabelos de algum membro da família cortado e amarrado em forma de cacho é guardada no local).

Veja outras fotos que tiramos durante a visita no Museu:

MEMORIAL PADRE CÍCERO:

DSC01305-600x450 (Medium)

No memorial encontra-se um museu com vasto acervo sobre a vida e a história de Padre Cícero. A biblioteca é uma das maiores referências em materiais que retratam a vida e o trabalho do “Padim”. Também, estão em exposição fotos e objetos da época e onde, periodicamente, são apresentados seminários sobre a vida do Padre.

DSC01306-600x450 (Medium)

DSC01307-600x450 (Medium)

DSC01311-600x450 (Medium)

SANTUÁRIO DE N. S. DAS DORES:

DSC01326-600x450 (Medium)

Igreja matriz, construída em 1884 é o local onde o Padre Cícero celebrou sua primeira missa. Hoje é o maior ponto de concentração religiosa do Nordeste. Foi no Santuário de Nossa Senhora das Dores que aconteceu o milagre da Hóstia (Mulher ao receber a hóstia do Padre Cícero, na boca vira sangue). (Fala-se de três acontecimentos desses).

IGREJA DO PERPÉTUO SOCORRO:

DSC01318-600x450 (Medium)

PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS:

Aqui, duas coisas nos chamou atenção: a primeira é a linda história da construção dessa igreja que é uma espécie de Panteão do povo de Juazeiro, pois, cada mosaico fixado no teto do templo e das passarelas, representa um cidadão da comunidade, aquele que contribui com a sua construção, seja doando em forma de dinheiro ou com material. A segunda, muito marcante para nós, foi o acontecimento que presenciamos na imensa praça que fica na frente da igreja, local onde os motoristas dos ônibus que transportam peregrinos ficam acampados e no centro, um belo monumento com a estátua que homenageia São Francisco e, que a cada instante acontece um ritual que sinceramente, deve ser único no mundo, cada motorista antes de partir, pega seu ônibus, acelera forte, dá três voltas (buzinando) ao redor da estátua em forma de agradecimento por mais uma viagem realizada com sucesso.

COMO CHEGAMOS:

De Natal até Juazeiro do Norte, de carro, a viagem foi de aproximadamente 630 quilômetros.

De Juazeiro, partimos para a cidade de Canindé, também, cidade de muitas romarias e chegando lá, fizemos também uma especial postagem sobre São Francisco do Canindé, veja aqui como foi nossa visita.

Em Juazeiro do Norte, ficamos hospedados no Panorama hotel, pesquise sua hospedagem pelo nosso site, somos afiliados da Booking e agradecemos pela comissão.

VACONFERIR NAS REDES SOCIAIS:

FACEBOOK + INSTAGRAM + TWITTER

8 comentários em “Juazeiro do Norte de “Padim” Padre Cícero Romão Batista e de Seu Lunga.

  1. Meus parabêns aos dois!! Ainda tenho 22 anos e estou começando minha vida agora, embora goste de viajar também, ainda não tenho tempo. Espero um dia que eu e minha futura cônjuge, a senhorita que vocês conhecem muito bem (Ana Cláudia), possamos desfrutar desse sonho de conhecer o mundo. Parabêns mais uma vez, adorei conhecê-los e espero encontrá-los mais vezes. Abraço

    1. Obrigado pela visita no nosso Diário de Viagens na Melhor Idade. Ficamos honrado com seu comentário! Vocês vão sim, chegar lá com muito mais vontade e de grandes vantagens do mundo de hoje e sempre! Muito obrigado.
      Walter e Lucineide

  2. Posso solo dire con sollievo che ho trovato qualcuno che sa realmente di cosa sta parlando! Lei sicuramente sa come portare un problema alla luce e renderlo importante. Altre persone hanno bisogno di leggere questo e capire questo lato della storia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *