Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Arte.

João Pessoa – Paraíba: Ciência, Cultura e Artes.

A Estação Cabo Branco foi projetada para abrigar e difundir as atividades científicas, educativas, artísticas e culturais da cidade de João Pessoa no estado da Paraíba.

O complexo arquitetônico foi inaugurado no dia 03 de Julho de 2008 com 8.500 m² de área construída e vem sendo explorada desde sua inauguração.

DSC02446 (Medium)

A estação Cabo Branco é muito mais que um ponto turístico, é um centro de opções em lazer, cultura e principalmente, conhecimento para toda a família; a gente vê ciência, cinema, teatro, música, exposições, poesias e literatura e muito mais e tudo gratuito. É um encanto, nos passamos uma manhã inteira para conhecer tudo e apreciar todas as suas áreas. E o melhor, a partir da sua entrada, estacionamento, elevadores e todas as áreas de exposições, são adaptados para pessoas com deficiências físicas e Melhor Idade. É coisa de 1º mundo.  Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a estrutura do complexo é composto de vários ambientes, dentre os principais que visitamos, podemos citar: Estacionamento para autos e ônibus, anfiteatro, um auditório com capacidade para até 500 pessoas, um centro administrativo que abriga auditório, sala de convenções e administração da estação e lanchonete; Caminho do Conhecimento – localizado na área externa (jardins) da Estação, com 900 metros, com 12 experimentos científicos que têm a função de interagir com o visitante e propiciar aulas de campo sobre matemática, física, biologia, química e ciência em geral, para estudantes e professores das escolas públicas e privadas; banheiros em todas as dependências, um prédio central (torre mirante) com dois pavimentos e um terraço panorâmico, equipados com:

– Planetário – equipamento localizado no primeiro pavimento, que propicia ao visitante uma viagem através do espaço cósmico e apresenta noções básicas de astronomia. O planetário e os equipamentos adicionais podem projetar às estrelas, os planetas, a lua, o sol, galáxias, cometas e outros astros e fenômenos celestes.

– Laboratório de Astronomia – equipado com telescópios e lunetas utilizados para aulas de campo e observações astronômicas;

– Laboratório de Robótica – que também, propiciam aos visitantes exercícios de atenção, memória, lógica e criatividade através da montagem e programação de protótipos;

– Salas de Práticas Educacionais, Salas de Exposições temporárias etc.

Outras informações, no site da Estação Cabo Branco.

No dia de nossa visita, a surpresa: 100 anos de vida e obra do rei Luiz Gonzaga, – O Imaginário do Rei – Visões do universo de Luiz Gonzaga. O salão de exposição foi pequeno para mostrar sua grandeza.

“O imaginário do rei é uma mostra que se rende ao reino encantado sertanejo que Gonzaga auxiliou a instalar no país, reinventando o Nordeste, colocando-o como protagonista cultural e fazendo isso de forma ímpar, para sempre firmado no imaginário dos brasileiros” Bené Fonteles.

Certo dia, Luiz Gonzaga escreveu:

Gostaria que lembrassem de mim, que sou filho de seu Januário e dona Santana, que decantei os pássaros, os animais, os valentes, os covardes, os pobres, os beatos e o Nordeste. Gostaria que lembrassem que este sanfoneiro amou muito seu povo e o seu Nordeste. Luiz Gonzaga.

Informações complementares:

Telefones: (83) 3214.8270  e  (83) 3214.8303

Horário de funcionamento:

Terça a Sexta das 9 às 21 h.

Sábados e domingos das 10 às 21 h.

Entrada e estacionamento gratuito.

Como chegar: De qualquer parte da cidade, seguir em direção à praia de cabo branco. O complexo está localizado na Av. João Cirilo Silva, s/n, altiplano – ponta do cabo branco.

2 comentários em “Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Arte.

  1. Olá! descobri o blog de vs atraves do Aventuras Mango! feliz em ver mais conterrâneos no mundo dos blogs!! Parabens pelo blog,adorei tudo!Quanto a dica do post de hj,já esta anotada..talvez vá a Jampa amanha e com certeza estará na minha listinha…
    Abraços e bom fim de semana para vcs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *