Centro histórico de Florianópolis com museus

Introdução:

Em função do ardente sol e calor no período, este percurso foi feito numa parte da manhã e no final da tarde, tendo seu ponto inicial, a Catedral Metropolitana, passando pelos principais pontos históricos, ruas, praças, museus, casarios e a sentir a vida de seus habitantes que se orgulham de seu patrimônio cultural.

Catedral Metropolitana:

DSC06963 (Medium)

A 1ª capela foi fundada em 1651.

Entre 1753 e 1773 foi construída a 1ª igreja.

No seu interior, encontramos peças de alto valor artístico tais como: A Fuga para o Egito de 1902, um órgão de tubos de 1924 e a peça que mais chamou atenção, a cadeira de Dom Jacinto Veras, bispo de Montevidéu que, ao morrer em 1881, pediu que sua cadeira fosse doada à igreja do local onde nascera. Para mais informações, vá direto para o site oficial da Catedral Metropolitana de Florianópolis 

Prédio da Casa da Alfândega:

DSC07036 (Medium)

Construído em 1875/77 e por muito tempo como referência de arquitetura neoclássica no sul do Brasil.

Mercado Público:

DSC07035 (Medium)

Local famoso pelo seu comércio variado e de importante ponto de encontro e lazer da cidade. Seu prédio, é composto por alas Sul e Norte, separadas por um vão tipo passarela. A primeira ala foi construída em 1899 e a segunda em 1931, assim como as pontes de ligações e a área central.

Cais Frederico Rolla:

Construído em 1868 para receber mercadorias vindas de barcos para venda neste local. Alguns anos se passaram e o prédio foi transformado no antigo Hotel Metropol.

Igreja da ordem terceira de São Francisco:

DSC07045 (Medium)

Templo que teve a pedra fundamental lançada em 1802 e inaugurada em 1815. O prédio conserva a arquitetura original, em uma composição dos estilos barroco e neoclássico.

Casario da Rua Conselheiro Mafra:

DSC06966 (Medium)

DSC07042 (Medium)

Ponto central do comércio de Floripa, alguns sobrados desta rua datam de 1800 e ostenta gradis de ferro forjado e sacadas trabalhadas, além de alguns adornos de louça e revestimentos em azulejo etc.

Casa de Câmara e Cadeia:

Construída entre 1771 e 1780, com paredes de pedras argamassada com óleo de baleia, areia e cal. Serviu como cadeia para os infratores da lei, escravos, rebeldes e loucos. Somente, em 1888, no seu plenário, foram entregues as últimas cartas de liberdade de escravos da capital.

Palácio Rosado e Museu Cruz e Sousa:

DSC07047 (Medium)

DSC07028 (Medium)

DSC07058 (Medium)

Sobradão de estilo e arquitetura colonial, inaugurado em 1875 e foi residência dos governadores até o ano de 1954. No seu interior, além de um vasto acervo de pinturas, esculturas e objetos da época, o que mais chama atenção, são as escadarias em mármore de Carrara e os pisos em parquet (recebemos pantufas para pisar). Desde 1986 abriga o acervo do Museu Cruz e Sousa.

Rua Felipe Schmid e seu efervescente comércio:

DSC05003 (Medium)

Para encerrar nosso passeio pelos cantos e recantos do centro histórico de Florianópolis, nada melhor que ficar alguns instantes passeando pela famosa rua Felipe Schmid (Calçadão) que já recebeu várias denominações ( rua da república, rua do senado, rua Bela, rua dos moinhos de ventos etc) e, ficar mais perto de sua gente, ver e sentir seu jeito de ser e sua cultura.

Outros locais que visitamos:

  • Praça XV de Novembro;
  • Largo da Alfândega;
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário e,
  • Mirante da Ponte Hercílio Luz.

Confira também:

  • Dicas de outros lugares, você encontra aqui: VaConferir
  • Hospedagem em Florianópolis, você pode pesquisar aqui: Booking.com
  • Outras fotos com nossas principais viagens, você pode ver aqui: Instagram

“Realizar sonhos é o nosso objetivo” Viaje na Melhor Idade!

Mapa do Destino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *