DSC02294 (Medium) - Copia

Casa de Santos Dumont em Petrópolis – a Encantada

A ENCANTADA como é conhecida a Casa de Santos Dumont.

Casa de Santos Dumont, 1918 – 1932.

Prédio projetado e construído pelo genial Brasileiro e Pioneiro da aviação mundial, nosso grande inventor Santos Dumont.

Sempre que Santos Dumont vinha ao Brasil, costumava passar alguns dias em Petrópolis para seu descanso e meditação. Numa dessas visitas Santos Dumont avistou um terreno acidentado e elevado.

Usando sua visão criativa, imaginou ali um chalé europeu encravado nos montes, como se estivesse percorrendo as elevações suíças ou francesas.

Ninguém se interessaria por tal terreno tão íngreme e aparentemente inaproveitável. Mas Santos Dumont, homem arrojado e de concepção inventiva, se interessou pelo terreno já com a ideia da Encantada em sua mente.

Através de amigos, chegou até o proprietário, ao qual propôs a compra que se realizou em Abril de 1918. Imediatamente contratou o engenheiro construtor com o qual traçou a planta da casa, iniciando-se imediatamente a construção sob supervisão de Santos Dumont.

Casa de Santos Dumont

Como toda a obra de Santos Dumont, a Encantada também revolucionou alguns conceitos, tais como, aproveitamento de espaços, praticidade, design inovador dos móveis, além da adaptação do terreno e harmonia com a natureza, sem contar os detalhes das escadas que possuem meios degraus, e o chuveiro aquecido a álcool. A CASA DE SANTOS DUMONT foi construída da forma que sempre sonhou, parecia casa de contos de fada.

COMO ERA A DESCARGA DO BANHEIRO.

Casa de Santos Dumont

A SALA DE VISITAS COM ALGUMAS RELÍQUIAS AINDA BEM PRESERVADAS.

Casa de Santos Dumont

A ESCADA PARA ENTRADA PRINCIPAL DA CASA DE SANTOS DUMONT.

Casa de Santos Dumont

O CHAPÉU LEGITIMO PANAMÁ USADO POR SANTOS DUMONT.

Casa de Santos Dumont

EM PARIS, numa dessas viagens, descobrimos que Santos Dumont, havia morado na mais famosa Avenida da cidade, a Champs Elysées, nº 114 e fomos procurar e tava lá, uma bela placa de mármore confirmando e preservando o local, uma bela homenagem ao Pioneiro da Aviação!

Encontramos essa Placa em mármore na fachada de um prédio na Avenida Champs Elysees: Aqui morou o Pioneiro da Aviação, Alberto Santos Dumont!

Casa de Santos Dumont

Em 23 de Julho de 1932, no Guarujá, São Paulo, Alberto Santos Dumont, faleceu.

Em 25 de Setembro de 1956, o Museu Casa de Santos Dumont é criado e vem recebendo nos dias de hoje, mensalmente cerca de 10 mil visitantes.

RÉPLICA DO ESCRÍNIO QUE GUARDA O CORAÇÃO DE SANTOS DUMONT.

Casa de Santos Dumont

O escrínio original, em tamanho maior, encontra-se no Museu Aeroespacial – Rio de Janeiro; consiste em uma esfera de ouro com perfurações que simbolizam as estrelas, sustentadas por um ícaro de bronze. No interior, existe outra esfera de cristal na qual fica o coração embalsamado de Santos Dumont, dede 24 de Outubro de 1944.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Endereço: Rua do Encanto, 22 – Centro
Visitação: terça a domingo de 9h às 17h30 (bilheteria até as 17h).  Visita guiada.
Ingresso: R$10,00 – Crianças de 7 anos, estudantes e pessoas da Melhor Idade (+65), o acesso é livre.
Isenção: escolas municipais e estaduais de terça a sexta mediante agendamento.
Informações e agendamentos para grupos: (24) 2247-5222 segunda a sexta das 10h às 16h.

ONDE FICAR EM PETRÓPOLIS:

Em Petrópolis, ficamos hospedados no Hotel Casa do Sol, um excelente hotel e para nossa surpresa, eles nos colocaram numa suite presidencial e foi uma bela surpresa que nem precisa contar como foi. Agora, você pode optar por escolher entre outros hotéis, com promoções do dia e com direito a pagar somente quando chegar no hotel.

LEIA TAMBÉM:

Petrópolis, cidade imperial – encantadora e atraente.

 

 

6 comentários em “Casa de Santos Dumont em Petrópolis – a Encantada

  1. Caro Walter Leite, sou Arquiteto e Artista 72 anos, moro em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. cel 31 9603 0662.
    Gostei muito a sua materia csobre a casa ‘ENCANTADA” de Santos Dumont.
    Homem que criou os meios e demostrou o ” voo do mais pesado que o ar ( 14 BIS). abrindo o caminho para a industria aeroespacial.
    Tenho um Canal no youtube, juliocesarartes, (Videos tematicos).
    Em especial:
    ODYSSEY, Santos Dumont, O Pai da Aviaçao. musica; Danubio Azul – johann Staruss Jr. – Herbert Von Karajn – Produçao e desenhos Julio Cesar – Ediçao Pedro sa de Arimatea

  2. Gostei bastante da reportagem. Sou arquiteto e, nas horas vagas, também “inventor”. A reportagem ficaria melhor com as plantas originais e alguns detalhes construtivos, além do mirante. Valeu!

    1. Fátima, boa tarde! Olha, nosso blog apenas divulga atrações e pontos turísticos que visitamos. Seu caso, tem que ser diretamente numa agência de turismo ou falar com o pessoal do Museu Santos Dumont lá em Petrópolis.
      Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *