Brasília: a Capital Federal do Brasil em apenas 3 horas

De ônibus:

Uma maneira fácil e rápida que encontrei para visitar e fotografar as principais belezas arquitetônicas de Brasília foi pegando esse ônibus com janelas panorâmicas e primeiro andar livre. Não sei se esse ônibus ainda existe!

Nesse dia, o turista tinha direito a descer, conhecer e tirar algumas fotos dos principais pontos visitados, tempo dado de apenas 20 minutos na parada da Catedral, na esplanada dos Ministérios, no Palácio da Alvorada, na Ponte JK e no Memorial JK. Em cada ponto visitado, vinha uma recordação da Primeira Viagem que fiz a Brasilia com minha esposa e isso já faz muito tempo rsrs.

Foi neste ônibus que consegui ver e fotografar alguns dos principais pontos arquitetônicos de Brasilia,

Como fazer:

Vamos aos principais pontos que visitei pensando em você que vai a Brasília e tem pouco tempo para andar e conhecer alguns monumentos em apenas numa manhã. Comprei o ingresso no Brasília Shopping e peguei o ônibus na Torre de Televisão, onde também, tem ingresso a venda, mas, você pode subir no ônibus em qualquer uma de suas paradas.

Torre de televisão:

O sonho de muitos que vai a Brasília é subir a Torre de Televisão e ver a cidade lá de cima. Realmente, é muito legal você ver toda a esplanada dos ministérios e outros pontos da cidade em 360 graus. Vale a pena pagar para subir.

Foto tirada de cima da Torre de Televisão com vista para a Esplanada dos Ministérios lá no fundo.

Foto tirada de cima da Torre de Televisão com vista ao contrário da Esplanada dos Ministérios.

Catedral Metropolitana de Brasília

Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer foi inaugurada em 1970. Possui 40 metros de altura, formada por 16 colunas de concreto armado. O altar foi doado pelo Papa Paulo VI, que também abençoou a cruz metálica de 12 metros no topo do templo. Os vitrais são de autoria de Marianne Peretti. Para mais informações, visite o site da Catedral de Brasília!

Catedral Metropolitana de Brasília – um exemplo de arquitetura que será eternamente bela e admiradas pela humanidade!

Acervo interno:

Via Sacra de Di Cavalcante; esculturas três anjos, de Alfredo Ceschiatti e Dante Croce; replica da Pietá de Michelangelo e do Santo Sudário.

Acervos externos:

Dois grandes monumentos podem ser apreciados: Os Evangelistas esculpidos em 1968 e de autoria de Alfredo Ceschiatti com o auxílio de Dante Croce, as quatros esculturas em bronze, com três metros de altura, representam os evangelistas São Mateus, São Lucas, São Marcos e São João e o Campanário inaugurado em 12 de Outubro (dia de Nossa Senhora Aparecida) de 1977, o Campanário é composto por quatro grandes sinos e foi doado pelo governo espanhol.

A Catedral e os 04 Evangelistas em esculturas de bronze, com três metros de altura, São Mateus, São Lucas, São Marcos e São João.

Brasília

Campanário inaugurado em 12 de Outubro (dia de Nossa Senhora Aparecida) de 1977, o Campanário é composto por quatro grandes sinos e foi doado pelo governo espanhol.

Palácio Itamaraty:

Projeta de Oscar Niemeyer foi inaugurado em 21 de Abril de 1970. É a sede do Ministério das Relações Exteriores. O paisagismo interno e externo é de Burle Marx. Sobre o espelho d`água, a escultura de autoria de Bruno Giorgi, em cinco blocos de mármore, cada um representa um continente.

Brasília

Palácio do Itamaraty

Congresso Nacional:

Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 21 de abril de 1960, pelo então Vice Presidente João Goulart. Sede do Poder Legislativo é formada por duas cúpulas:

  • O Plenários da Câmara (cúpula maior, convexa), cuja forma significa que a Casa está aberta para todas as ideologias.
  • O Plenário do Senado (cúpula menor, côncava), indicando que dentro deste espaço deve prevalecer a reflexão, a ponderação e o equilíbrio.

Conheça o Congresso Nacional.

Brasília

Congresso Nacional, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 21 de abril de 1960, pelo então Vice Presidente João Goulart.

Espaço Cultural Lúcio Costa:

Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer foi inaugurado em 27 de Fevereiro de 1992, em comemoração aos 90 anos de nascimento do arquiteto Lúcio Costa. Abriga uma linda Maquete do Plano Piloto de Brasília, que mede 170 metros quadrados, de autoria de Fernando Cosmelle e Antônio José de Oliveira, e outra maquete tátil para deficientes visuais, de Arthur Henrique Bernardes.

Essa é a Maquete da cidade de Brasília feira por Oscar Niemeyer que homenageia o arquiteto Lúcio Costa.

Brasília

Espaço Cultural Lúcio Costa, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer foi inaugurado em 27 de Fevereiro de 1992, em comemoração aos 90 anos de nascimento do arquiteto Lúcio Costa

Palácio Planalto:

É marcado pela singeleza de suas linhas, com predominância dos traços horizontais. As colunas conseguem o efeito desejado por Oscar Niemeyer, de serem leves como penas pousando no chão.

Conheça o Palácio do Planalto

Brasília

Palácio Planalto é marcado pela singeleza de suas linhas, com predominância dos traços horizontais. As colunas conseguem o efeito desejado por Niemeyer, de serem leves como penas pousando no chão.

Palácio da Alvorada:

 Residência oficial do Presidente da República, o Palácio da Alvorada com formato diferenciado dos pilares externos da edificação deu origem ao símbolo e emblema da cidade, presente no brasão do Distrito Federal.

Brasília

Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República.

A Ponte JK – Juscelino Kubitscheck:

Foi inaugurada em 2002 e eleita em 2003 a ponte mais bonita do mundo pela sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos, a Ponte Juscelino Kubitscheck é um exemplo de arrojo arquitetônico que faz jus ao espírito de mudança, marco da construção de Brasília.

Brasília

Ponte JK foi inaugurada em 2002 e eleita em 2003 a ponte mais bonita do mundo pela sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos.

A Ponte JK vista das margens do Lago Paranoá.

A Ponta JK vista do carro ao atravessar toda sua extensão.

Teatro Nacional:

 Localizado no setor cultura norte, criação do arquiteto Oscar Niemeyer, essa pirâmide irregular recebe, nas fachadas norte e sul, a maior obra mural concebida por Athos Bulcão: cubos e retângulos de dimensões diversas desafiando a atenção, a imaginação e os sentidos.

Teatro Nacional

Brasília

Teatro Nacional, localizado no setor cultura norte, criação do arquiteto Oscar Niemeyer.

Os jardins do Teatro Nacional as linhas arquitetônicas sugerem a Burle Marx uma composição quase desértica com espécies nativas próprias de paisagem rupestres naturais do cerrado. O conjunto das velozias, yucas e agaves a disposição das pedras e a intensa luminosidade característica do Planalto Central contrastam com os jardins do foyer e mezanino do teatro.

Teatro Nacional

Teatro Nacional e seus Jardins!

Escultura no pátio interno do Teatro Nacional

Escultura no pátio interno do Teatro Nacional

Dessa forma, a genialidade do artista se revela ao criar uma atmosfera de umidade diversa do exterior, levando o visitante a experimentar outras sensações.

Memorial Juscelino Kubitscheck:

Foi construído próximo ao local onde foi celebrada a primeira missa de Brasília, o prédio mausoléu foi projeto por Oscar Niemeyer para guardar os restos mortais de JK, fica em exposição permanente objetos e fotos do fundador de Brasília e sua esposa Sarah Kubitscheck.

Aqui fica a Dica: não deixe de entrar e conhecer todo o acervo do Mausoléu.

Memorial JK.

Torre de TV e suas fontes luminosas:

Como é conhecida por todos os visitantes que vão a Brasília e sobem ao seu mirante com 75 metros de altura para contemplar em 360 graus todas as belezas arquitetônicas da Capital do Brasil. A Torre de TV é um projeto de Lúcio Costa, com 224 metros de altura toda feita e trabalhada em aço. Na sua frente e com vista para a Esplanada, tem as fontes luminosas que ao anoitecer, faz o espetáculo acontecer e juntar gente para se encantar com as águas.

Ao anoitecer, quem faz o espetáculo e a festa ao pé da Torre de TV são as fontes luminosas.

Onde ficar em Brasília:

Hotéis em Brasília com preços e a qualidade que só encontra na Booking.com.

Aviso bacana:

Em todos os monumentos que visitei, encontrei rampas e espaços para cadeirantes e pessoas da Melhor Idade. Gostei de ver o carinho e respeito que tiveram comigo, em alguns desses lugares visitados.

Confira também:

Cristo Redentor antes de você chegar lá.

Santa Rita de Cássia no Rio Grande do Norte.

Estátua de Padre Cícero em Juazeiro do Norte.

Estátua de São Francisco na cidade de Canindé.

“Realizar sonhos é o nosso objetivo” Viaje na Melhor Idade!

Mapa do Destino

Uma resposta para “Brasília: a Capital Federal do Brasil em apenas 3 horas”

  1. Olá Walter, lendo o artigo e vendo as fotos dá a maior saudades de Brasília. Nossa capital é repleta de lugares bonitos para se visitar. Vale muito a visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *