Brasília, lugares que visitei na Capital do Brasil

Lugares que visitei em Brasília.

Torre de televisão:

O sonho de muitos que vão a Brasília é subir a Torre de Televisão e ver a cidade lá de cima. Realmente, é muito legal você ver toda a esplanada dos ministérios e outros pontos da cidade em 360 graus. Vale a pena pagar para subir e ver os principais pontos que você deve visitar.

Foto tirada de cima da Torre de Televisão com vista para a Esplanada dos Ministérios lá no fundo.

Catedral Metropolitana de Brasília:

Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer foi inaugurada em 1970. Possui 40 metros de altura, formada por 16 colunas de concreto armado. O altar foi doado pelo Papa Paulo VI, que também abençoou a cruz metálica de 12 metros no topo do templo. Os vitrais são de autoria de Marianne Peretti. Para mais informações, visite o site da Catedral de Brasília!

Catedral Metropolitana de Brasília – um exemplo de arquitetura que será eternamente bela e admirada pela humanidade!

A formidável catedral de Brasília ganhou as curvas de concreto de Oscar Niemeyer que foram preenchidas pelos vitrais em forma de nuvens verdes, azuis e brancas do magnífico trabalho em vidro da francesa Marianne Peretti que mudam de cores de acordo com o sol.

A Catedral e os 04 Evangelistas em esculturas de bronze, com três metros de altura, São Mateus, São Lucas, São Marcos e São João.

Brasília

Campanário inaugurado em 12 de Outubro (dia de Nossa Senhora Aparecida) de 1977, o Campanário é composto por quatro grandes sinos e foi doado pelo governo espanhol.

Palácio Itamaraty:

Projeto de Oscar Niemeyer foi inaugurado em 21 de Abril de 1970. É a sede do Ministério das Relações Exteriores. O paisagismo interno e externo é de Burle Marx.

Brasília

Sobre o espelho d`água, a escultura de autoria de Bruno Giorgi, em cinco blocos de mármore, cada um representa um continente.

Congresso Nacional:

Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 21 de abril de 1960, pelo então Vice Presidente João Goulart. Sede do Poder Legislativo é formada por duas cúpulas:

  • O Plenário da Câmara (cúpula maior, convexa), cuja forma significa que a Casa está aberta para todas as ideologias.
  • O Plenário do Senado (cúpula menor, côncava), indicando que dentro deste espaço deve prevalecer a reflexão, a ponderação e o equilíbrio.

Conheça o Congresso Nacional.

Eu tive a sorte de visitar o Congresso Nacional, estava acompanhado por um amigo funcionário da casa.

Espaço Cultural Lúcio Costa:

Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer foi inaugurado em 27 de Fevereiro de 1992, em comemoração aos 90 anos de nascimento do arquiteto Lúcio Costa. Abriga uma linda Maquete do Plano Piloto de Brasília, que mede 170 metros quadrados, de autoria de Fernando Cosmelle e Antônio José de Oliveira, e outra maquete tátil para deficientes visuais, de Arthur Henrique Bernardes.

Essa é a Maquete da cidade de Brasília feira por Oscar Niemeyer que homenageia o arquiteto Lúcio Costa.

Brasília

Espaço Cultural Lúcio Costa, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer foi inaugurado em 27 de Fevereiro de 1992, em comemoração aos 90 anos de nascimento do arquiteto Lúcio Costa

Palácio do Planalto:

É marcado pela singeleza de suas linhas, com predominância dos traços horizontais. As colunas conseguem o efeito desejado por Oscar Niemeyer, de serem leves como penas pousando no chão.

Conheça o Palácio do Planalto

Palácio Planalto é marcado pela singeleza de suas linhas, com a presença dos “Guerreiros” ou dos “Candangos” como também é conhecida essas figuras e com predominância dos traços horizontais.

Palácio da Alvorada:

 Residência oficial do Presidente da República, o Palácio da Alvorada com formato diferenciado dos pilares externos da edificação deu origem ao símbolo e emblema da cidade, presente no brasão do Distrito Federal.

Brasília

Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República.

A Ponte JK:

Foi inaugurada em 2002 e eleita em 2003 a ponte mais bonita do mundo pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos, a Ponte Juscelino Kubitscheck é um exemplo de arrojo arquitetônico que faz jus ao espírito de mudança, marco da construção de Brasília.

Brasília

Ponte JK foi inaugurada em 2002 e eleita em 2003 a ponte mais bonita do mundo pela sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos.

Essa foto, eu tirei das margens do Lago Paranoá. 

A Ponta JK vista do carro ao atravessar toda sua extensão. Realmente, é linda!

Teatro Nacional:

 Localizado no setor cultura norte, criação do arquiteto Oscar Niemeyer, essa pirâmide irregular recebe, nas fachadas norte e sul, a maior obra mural concebida por Athos Bulcão: cubos e retângulos de dimensões diversas desafiando a atenção, a imaginação e os sentidos.

Teatro Nacional

Brasília

Teatro Nacional, localizado no setor cultura norte, criação do arquiteto Oscar Niemeyer.

Os jardins do Teatro Nacional as linhas arquitetônicas sugerem a Burle Marx uma composição quase desértica com espécies nativas próprias de paisagem rupestres naturais do cerrado. O conjunto das velozias, yucas e agaves a disposição das pedras e a intensa luminosidade característica do Planalto Central contrastam com os jardins do foyer e mezanino do teatro.

Teatro Nacional

Teatro Nacional e seus Jardins!

Escultura no pátio interno do Teatro Nacional

Escultura no pátio interno do Teatro Nacional

Dessa forma, a genialidade do artista se revela ao criar uma atmosfera de umidade diversa do exterior, levando o visitante a experimentar outras sensações.

Memorial Juscelino Kubitscheck:

Foi construído próximo ao local onde foi celebrada a primeira missa de Brasília, o prédio mausoléu foi projetado por Oscar Niemeyer para guardar os restos mortais de JK, fica em exposição permanente objetos e fotos do fundador de Brasília e sua esposa Sarah Kubitscheck.

Aqui fica a Dica: não deixe de entrar e conhecer todo o acervo do Mausoléu.

Memorial JK.

As fontes da Torre de TV:

Como é conhecida por todos os visitantes que vão a Brasília e sobem ao seu mirante com 75 metros de altura para contemplar em 360 graus todas as belezas arquitetônicas da Capital do Brasil. A Torre de TV é um projeto de Lúcio Costa, com 224 metros de altura toda feita e trabalhada em aço. Na sua frente e com vista para a Esplanada, tem as fontes luminosas que ao anoitecer, faz o espetáculo acontecer e juntar gente para se encantar com as águas.

Ao anoitecer, quem faz o espetáculo e a festa ao pé da Torre de TV são as fontes luminosas.

Vconferir

A Bandeira Nacional:

A Bandeira do Brasil, medindo 286 metros quadrados e pesando 60 quilos, ela é composta por uma base verde em forma de retângulo, sobreposta por um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional – Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes.

VaConfeir

Não deixe de visitar a sala administrativa que fica no pé do mastro.

Onde ficar em Brasília:

Hotéis em Brasília com preços e a qualidade que só encontra na Booking.com.

Espaço legal:

Em todos os monumentos que visitei, encontrei rampas e espaços para cadeirantes e pessoas da Melhor Idade. Gostei de ver o carinho e respeito que tiveram comigo, em alguns desses lugares visitados.

Confira também:

Cristo Redentor antes de você chegar lá.

Santa Rita de Cássia no Rio Grande do Norte.

Estátua de Padre Cícero em Juazeiro do Norte.

Estátua de São Francisco na cidade de Canindé.

“Realizar sonhos é o nosso objetivo” Viaje na Melhor Idade!

Uma resposta para “Brasília, lugares que visitei na Capital do Brasil”

  1. Olá Walter, lendo o artigo e vendo as fotos dá a maior saudades de Brasília. Nossa capital é repleta de lugares bonitos para se visitar. Vale muito a visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.