Roma: Altar da Pátria, um monumento a Vitório Emanuel II.

O Monumento:

Saí do Coliseu à pé e em poucos minutos cheguei na praça do Altar da Pátria, esse lindo e majestoso monumento, todo de mármore branco, com fabulosas escadarias, com a estátua de Vitório Emanuel II montado em seu cavalo, tendo ao seu lado o túmulo do soldado desconhecido, um lugar que todo o mundo visita ou gostaria de visitar.

Seu nome:

Altar da Pátria será o nome escolhido aqui na postagem por duas razões: a primeira em função dos Italianos considerarem o seu primeiro Rei, Victor Emanuel II, como sendo o “Pai da Pátria” e a segunda, uma viagem que fiz  ao local alguns anos atrás, quando encontrei estampado nos jornais da cidade anunciando uma solenidade no túmulo do soldado desconhecido localizado no “Altar da Pátria” e chegando lá, encontrei  toda região do prédio protegido por guardas e suas instalações fechadas para visitação.

Altar da Pátria na cidade de Roma.

Aqui estamos no centro da praça que tem o nome de Veneza que fica na frente do monumento Altar da Pátria.

O Túmulo do soldado desconhecido:

Para entrar no prédio, primeiro a gente passa perto de dois guardas que estão de plantão no túmulo do soldado desconhecido.

A rei no seu cavalo:

Depois, subindo as escadarias mais a frente, você vai ficar de frente a impressionante estátua de Victor Emanuel II montado em seu cavalo pronto para comandar suas tropas.

Museu da Unificação Italiana.

Já dentro do palácio Altar da Pátria, fui transportado para a história da política econômica e social da Itália, pois, estava diante de objetos e documentos de toda a história do país dos últimos séculos em varias secções de maneira que a gente vai andando pelas galerias em forma de curvas, vai apreciando a história dos tempos de Napoleão, da primeira e segunda guerras mundiais até conhecer a guerra da independência da Itália.

Se o visitante quiser assistir a um documentário sobre a história da unificação italiana, tem uma sala específica com projeções em uma tela.

A vista lá de cima:

Agora, você já sabe um pouco da história da Itália ou pelo menos, conheceu o Museu da Unificação Italiana, vamos sair e seguir pela lateral do prédio até chegar no local onde foi construído um pequeno elevador (de 2007) que dar acesso ao topo da edificação. Esse elevador é pago e para todos mas, em especial para pessoas idosas e aquelas com dificuldade de subir os mais de 200 degraus para chegar ao mirante. Vale a pena pagar, pois, você além de se deparar com uma linda vista panorâmica da Roma antiga, também, vai poder ficar pertinho das duas impressionantes carruagens com quatro cavalos lado a lado, símbolo dos jogos olímpicos antigos, sendo conduzida por uma mulher. Veja nas fotos.

Carroça com a Deusa da Vitória

Carroça do lado esquerda no topo do prédio com a Deus da Vitória.

Carroça que fica do lado direito no topo da edificação com a Deus da Vitória.

Roma parcial vista de cima do monumento Altar da Pátria

Vista panorâmica parcial da cidade antiga de Roma ao fundo, o coliseu romano.

Vista parcial de Roma

Vista panorâmica parcial da cidade antiga de Roma.

Confira também:

Dicas de hotéis em Roma.

O Coliseu Romano para você ver antes de chegar lá.

Siga-me no Instagram e confira antes fotos com dicas de outras viagens.

Viaje na Melhor Idade!

Realizar sonhos é o nosso objetivo.

Mapa do Destino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *